Filtro solar: o perigo de esquecer da região dos olhos

O perigo de você não proteger a região dos olhos dos raios solares.

Foto: Kamil Kalbarczyk/ Unsplash

Você aplica filtro solar corretamente? Não se esquece de nenhuma região do seu rosto, especialmente quando vai para a praia ou piscina? E quando você troca o protetor solar por um hidratante com FPS, será que o cuidado é o mesmo?

Pois segundo pesquisadores britânicos, a maioria do público aplica os dois produtos de maneiras diferentes. O resultado? Essa diferença aumenta possibilidade do desenvolvimento de câncer de pele.

A região dos olhos acaba negligenciada!

Os pesquisadores da Universidade de Liverpool descobriram que quando se troca um filtro solar por hidratante com FPS, há uma enorme tendência em esquecer da região em torno dos olhos, especialmente as pálpebras. Justamente, a região é a em que a pele é mais fina e mais suscetível a desenvolver células cancerígenas. Para se ter uma ideia, foram analisadas 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens). Destas, 17% esqueceu de aplicar o hidratante com SPF no rosto inteiro, contra 11% que não aplicou uniformemente o protetor solar. O estudo demonstra também que 21% aplicou o hidratante com FPS no rosto. Mesmo assim, elas o fizeram em menor quantidade.

Aqui, um rosto fotografado normalmente, depois com uma câmera sensível a raios UV, em seguida com protetor solar, e em seguida com hidratante com FPS (Foto: Universidade de Liverpool)

Segundo Holly Barber, da Associação Britânica de Dermatologistas, as pessoas possivelmente evitam aplicar os cosméticos na região por conta das fórmulas que podem causar irritação nos olhos. A ideia é ecoada por  Carlos Praes, responsável por pesquisa e desenvolvimento da Sallve. "A grande maioria dos filtros ardem ao entrar em contato com os olhos. Aliás, eles citam isso em suas embalagens: evite contato com a região dos olhos", diz.

(Holly Barber alerta ainda que as fórmulas de hidratantes com FPS existentes são menos prováveis de resistir a água ou ao contato com a pele. Sabe quando você esfrega os olhos? Então.)

A importância de proteger as pálpebras dos raios solares

O lembrete serve para nos alertar sobre a importância de proteger nossas pálpebras. "A área em torno dos cílios e entre os olhos e nariz é a que tem menor probabilidade de ser protegida", diz Austin McCormick, autor do estudo e consultor oftalmológico.

"As pessoas podem ter a sensação de que, por estarem sempre de olhos abertos, não precisam proteger as pálpebras. Mas elas se esquecem que piscam os olhos, expondo a região aos raios solares", completa Carlos.

Quer ter ainda mais noção do perigo? No Reino Unido, cânceres na pálpebra correspondem a 10% dos carcinomas basais diagnosticados (o tipo mais comum de câncer de pele). Ou seja, tome muito cuidado com a região!

O que fazer?

"O desafio é que quase todos os protetores solares químicos no mercado ardem a área dos olhos", reforça Carlos. O ideal é apostar em um filtro solar específico para a região dos olhos (já há muitos no mercado). Nosso químico, porém, ressalta a importância de fazer a escolha do seu com cautela, questionando possíveis reações destes mesmos filtros em contato com a córnea.

O químico ressalta ainda que não só as pálpebras, mas a maioria das pessoas esquece ainda de proteger as orelhas. "Começou a falar-se muito de pescoço e colo, mas sinto pouca discussão e atenção com as orelhas e pálpebras", comenta.

Vale ressaltar que a discussão leva muito em consideração nosso hábito à beira-mar ou à beira da piscina. "É muito importante frisar que hidratantes com FPS não protegem o rosto tão profundamente quanto protetores solares. Se você for passar muito tempo exposto ao sol, os médicos indicam não abrir mão do filtro solar.

A conversa é válida e muito importante: repense como você aplica seu filtro solar e quais regiões você acaba se esquecendo, pensando em produtos específicos para diversas regiões do rosto. "Na dúvida, procure sempre a "orientação de um dermatologista".

Junto com o protetor solar é importante usar óculos de sol - escolha lentes com garantia de origem e com filtro de proteção total contra os raios ultravioletas. E para reforçar o cuidado com os olhos e orelhas,  utilize um chapéu. Daqui pra frente já sabe: praia com muito estilo e proteção!

Referências e estudos usados neste texto:

Skin cancer: Missing eyelids when using SPF moisturiser a 'risk'

Application of SPF moisturisers is inferior to sunscreens in coverage of facial and eyelid regions

vamos conversar?