O que fazer quando a gente esfolia demais a pele?

O que fazer quando a gente esfolia demais a pele?

Conversamos com dermatologistas para saber como identificar e quais os cuidados para recuperar a pele

Esfoliar a pele – tanto do rosto quanto do corpo! – pode ser uma delícia e traz inúmeros benefícios incríveis. Porém, se a gente passa do ponto e esfolia demais, a pele pode acabar sensibilizada. Por isso, equilíbrio é palavra-chave! Por isso, conversamos com dermatologistas para saber como identificar que esfoliou demais e também como recuperar a pele depois disso. Vamos lá?

Primeiro: o que é esfoliação?

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Ou seja, o processo de esfoliar a pele estimula a renovação celular, um processo do nosso corpo que vai ficando com o ritmo mais lento ao longo dos anos.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Se você não remove essas células mortas, além da pele ficar opaca e sem vitalidade, isso tudo pode resultar em manchasporos entupidoscravos e espinhas.

A esfoliação pode ser física (por meio do atrito), química (feita com substâncias químicas seguras) e enzimática (enzimas "digerem" o acúmulo de células mortas).

Dá para esfoliar demais a pele?

Sim, dá para esfoliar demais a pele, em qualquer tipo de esfoliação. Quer um exemplo prático? Quando você usa em sequência o Esfoliante Enzimático e o Tônico Renovador, é um excesso do estímulo da renovação celular, o que pode acabar sensibilizando a pele sem querer. Por isso, o ideal é não usar esses dois produtos em sequência. Um outro exemplo: quando você faz uma esfoliação física muito vigorosa e que acaba por "machucar' a pele, agredindo a barreira cutânea.

"O esfoliante realiza uma limpeza profunda da pele através de uma leve abrasão da camada mais superficial da pele. (Se esfoliar demais) além de retirar sujeira e oleosidade acumuladas, também acaba prejudicando a integridade do manto lipídico (camada de proteção que garante a hidratação e a integridade da pele)", aponta a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+ Esfoliação, afinal de contas, é na pele seca ou molhada?

"Se a pele fica sem a camada de gordura saudável da pele (chamada de manto lipídico), ela fica muito seca, com aspecto craquelado e muitas vezes apresenta coceira", complementa Dra. Cintia Guedes, também membro da SBD.

Para não esfoliar demais, as dermatologistas indicam equilíbrio e que a pele seja esfoliada de 1 a 2x na semana. Porém, algumas peles podem precisar de uma frequência diferente, maior ou menor, de acordo com o tipo de esfoliação e quais queixas as pessoas têm. "O ideal seria um dermatologista definir qual a frequência ideal para o seu tipo de pele após examiná-la", alerta a Dra. Paola.

+ Como esfoliar a pele com acne: benefícios e cuidados da esfoliação

"Evite usar produtos muito abrasivos que ressequem muito a pele. Siga uma rotina de cuidados diários adequados, não esquecendo da hidratação", indica ainda a Dra. Cintia Guedes.

Como identificar que esfoliei demais a pele?

Alguns sintomas comuns são vermelhidão, irritação, coceira.  "Se a pessoa esfoliar demais a pele, pode prejudicar demais a barreira cutânea e sentir a pele muito ressecada, coceira, irritabilidade, vermelhidão ou até mesmo um efeito rebote (por a pele ficar muito seca e sem o manto lipídico, passa a produzir muita oleosidade para tentar recuperar sua integridade). O resultado é uma pele extremamente oleosa", completa a Dra. Paola.

+ Banho quente: água quente faz mal para a pele?

A Dra. Cintia ainda emenda: "a pele é nosso maior órgão e funciona como uma barreira, protegendo nosso corpo de agressões do meio ambiente. Se ela ficar fragilizada, a chance de infecções bacterianas, virais e fúngicas aumenta. A pele também quando esfoliada em excesso tende a ficar mais vermelha e irritada, com sensação de ardor."

Esfoliei demais e agora?

Bom, se você exagerou na esfoliação física, química ou enzimática, a regra é clara: suspenda a esfoliação e foque em hidratação para recuperar a pele.

"Se a pessoa esfoliar a pele além da conta, ela deve suspender a esfoliação por pelo menos 28 dias (tempo de duração média da renovação celular) e hidratar bem a pele. Se houver escoriações ou ardência deve procurar um dermatologista, um medicamento tópico pode ser usado para acelerar a melhora da pele", explica a Dra. Paola Pomerantzeff.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

A Dra. Cintia ressalta ainda: “Use hidratantes mais potentes e com maior frequência. Evite banhos quentes. Não use buchas ou esponjas durante o banho. Use sabonetes adequados para o seu tipo de pele.”

Dica de ouro

A hidratação não deve ser feita só se você esfoliar demais a pele, ok? Ela é uma ótima aliada para todos os dias, mas principalmente para ser feita após a esfoliação, assim você mantém a barreira cutânea íntegra e protegida.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

“Imediatamente após a esfoliação é de extrema importância a hidratação da pele. Independentemente do tipo de pele, mesmo a pele oleosa, deve ser hidratada após a esfoliação. O hidratante vai variar de acordo com a necessidade de cada tipo de pele, desde um sérum fluído para peles oleosas até um creme nutritivo para as peles mais maduras e ressecadas”, dá a dica a Dra. Paola.

Família Sallve

Aqui na Sallve temos algumas fórmulas que são perfeitas para quem está procurando esfoliantes potentes, mas que respeitem a barreira cutânea.

  • Esfoliante Enzimático: um esfoliante 3 em 1 poderoso, com Enzimas de Romã e Partículas de Bambu, que remove progressivamente os cravos e as células mortas sem agredir a pele e a natureza (com grânulos de bambu). Com ômegas 6 e 9, hidrata e repara a pele.
  • Limpador Enzimático: um limpador enzimático em pó, que une limpeza e uma poderosa esfoliação enzimática em um só passo. Promove uma renovação diária eficaz, mas gentil, sem ressecar. Com papaína e argila branca, já no primeiro uso limpa profundamente, uniformiza a textura, deixa a pele macia e viçosa e com aparência de poros reduzida. Ele também ajuda no controle da oleosidade, desobstrui poros e reduz a incidência de cravos em 7 dias.
  • Esfoliante Hidratante Corporal: um esfoliante corporal que leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Combina esfoliação química e física, com ácido lático e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karitê e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.
  • Tônico Renovador: poderosa fórmula de tratamento com alfa hidroxiácidos (AHAs) 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, e deixa a pele luminosa.
  • Máscara Super Renovadora: uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente. Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. Contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

Hidratação

Para hidratar a pele após esfoliar, a Sallve tem três hidratantes incríveis:

  • Hidratante Firmador: um hidratante em gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Fermentados Vegetais para potencializar a firmeza e a hidratação.
  • Hidratante Facial:  um gel-creme que hidrata a pele por até 24h, deixa a pele macia, seca rápido e não deixa a pele pegajosa. Com Beta-Glucan, Phytoesqualano, óleo da semente do Melão do Kalahari e Niacinamida, também ajuda a reduzir a aparência de linhas de expressão, protege a perda da água da pele e acalma.
  • Hidratante Reparador: um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como mãos, cotovelos e pés. Sua fórmula combina ativos poderosos: ceramidas, pantenol, eletrólitos, manteiga de karité e o alfa-bisabol. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.
Voltar para o blog