quercetina

Quercetina: o que esse poderoso antioxidante faz na pele?

A quercetina é um flavonoide encontrado em diversos alimentos e pode ser incrível para combater o envelhecimento precoce

Quem adora um antioxidante, precisa conhecer melhor a quercetina. Nome difícil, mas potencial incrível, prometemos! Ele age na defesa contra os radicais livres e, consequentemente, auxilia no combate ao envelhecimento precoce da pele.

quercetina

O que é quercetina?

A quercetina é parte do grupo dos flavonóides, presentes em frutas, vegetais, grãos, chás e até no vinho. A quercetina em si é um pigmento, responsável por dar cor a estes alimentos. Ah, uma curiosidade: ela é o principal flavonóide presente na dieta humana – o consumo diário varia de 50 a 500 mg.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

O que faz?

Para entender bem o que a quercetina faz, é legal dar um passo atrás e relembrar o que são radicais livres.

São moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, e que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo, quando existentes em excesso.

+ Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes em questão diminuem a partir dos 18 anos.

Além disso, fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres (como a exposição solar, a poluição, a luz azul, o álcool e a alimentação desequilibrada) e gerar consequências nada agradáveis para o corpo como um todo. Aí que entra a importância dos antioxidantes, como a quercetina, na nossa vida.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

A quercetina é conhecida por ser um antioxidante efetivo por conta de sua propriedade sequestrante de radicais livres. Ou seja, tem capacidade de “eliminar” espécies altamente reativas de radicais livres, como o radical hidroxila, envolvido na iniciação da peroxidação lipídica, que danifica as células e enzimas da nossa pele, por exemplo,  destruindo as fibras de colágeno e a redução de sua produção.

Quais os benefícios da quercetina para pele?

Mas vamos ao que interessa, né: como a quercetina como ativo cosmético pode ajudar a nossa amada pele? Vamos lá!

  • É antioxidante

Bom, como você já sabe a quercetina é um poderoso antioxidante. "Os radicais livres são moléculas bem instáveis que danificam as células e ao DNA, causando danos à nossa pele. Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele", já nos contou a Dra. Monalisa Nunes.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

E tem mais! De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, a quercetina apresenta grande atividade antioxidante na pele mesmo em baixas concentrações, penetrando o estrato córneo, e chegando exatamente onde deve atuar.

Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce e a hiperpigmentação, por exemplo. Ou seja, antioxidantes ajudam a deixar a pele mais saudável, firme e previne o aparecimento de rugas, linhas finas, além da degradação de colágeno.

  • É anti-inflamatória

Sim, a quercetina tópica tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Um estudo italiano de 2016, concluiu que o ativo tem efeito protetor da pele contra danos causados por uma variedade de agressões externas, incluindo a radiação UV, e é capaz de reduzir a vermelhidão, coceira e inflamação da pele danificada. Ela também pode ajudar a restaurar a função de barreira da pele, aumentando a hidratação e reduzindo a perda de água.

+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada

  • Reduz os efeitos nocivos da radiação UV

Não, a quercetina por si só não é um protetor solar, pois não impede a passagem dos raios UV. Porém age no processo inflamatório causado pela radiação solar e tem efeito fotoprotetor, podendo funcionar bem quando associado a protetores solares.

Quercetina na sallve

óleo antioxidante facial

ÓIeo Antioxidante facial é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Sempre importante lembrar: consultar um dermatologista é a opção mais correta e saudável para sua pele, ok?

Referências usadas para esse texto

Quercertina apresenta grande atividade antioxidante na pele

Flavonóide Quercetina: aspectos gerais e ações biológicas

Soothing and anti-itch effect of quercetin phytosome in human subjects: a single-blind study

Photoprotection of natural flavonoids

Photoprotection / photostabilizer potential in a quercetin sunscreens: determination of physical-chemical, safety and efficacy properties

Quercetin and rutin as potential sunscreen agents: determination of efficacy by an in vitro method

Quercetin topical application, from conventional dosage forms to nanodosage forms

Quercetin

Enhanced skin delivery of quercetin by microemulsion

Flavonoids--food sources and health benefits

Flavonoids: an overview

Health effects of quercetin: from antioxidant to nutraceutical

Voltar para o blog