O que acontece com a pele durante viagens de avião?

O que acontece com a pele durante viagens de avião?

Ressecamento é uma queixa comum de quem enfrenta longas viagens no avião. Aqui te ajudamos com dicas para cuidar da pele!

O que você leva na sua bagagem de mão quando vai viajar de avião? Fones de ouvido, um casaco, um livro... e que tal algum produto para cuidar da pele? Sim, isso mesmo! Longas viagens em aeronaves podem causar danos para a pele, como o ressecamento. Então, por que não ajudar a sua pele nesse quesito?

Oleg Magni/Pexels

O que acontece com a pele durante viagens de avião?

Se você está curioso em saber o motivo da pele ficar danificada durante viagens de avião, aqui é seu lugar. Com a palavra, as especialistas: "durante voos longos, devido ao contato com o ar seco e frio do avião, nossa pele e nossos cabelos sofrem um ressecamento maior e ainda, pela estase venosa, as bolsas em torno dos olhos podem se ressaltar. Nesse sentido, uma rotina de cuidados voltada para a hidratação da pele é fundamental", explica a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ É possível potencializar a hidratação da pele?

"O próprio ar bombeado para dentro da aeronave causa ressecamento, pois chega a temperaturas bem baixas – algo em torno dos 10°C – além da falta de umidade do ambiente. Tudo isso faz com que ocorra uma evaporação mais rápida da água presente na pele", acrescenta ainda a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como cuidar da pele no avião?

Como você já deve imaginar, um creme hidratante é sem dúvida um melhor amigo nesse período que você vai passar no avião. Mas é importante ressaltar um ponto: se você viaja de maquiagem, um outro passo ainda mais essencial é limpar a pele!

"O primeiro passo é a limpeza e, nesse caso, a maquiagem deve, sim, ser removida. Assim como não devemos dormir com maquiagem para evitar a obstrução dos poros, além de cravos e acne, no avião devemos retirar a maquiagem da face. Uma boa estratégia são os lenços demaquilantes", aponta a Dra. Kédima. 

+ Tudo que a Água Micelar faz pela sua pele

Depois, a especialista sugere o uso de uma água termal, principalmente em viagens longas (mais de seis horas). "Ajuda a manter a umidade da pele e a maior penetração dos ativos aplicados na sequência", explica ainda.

Por fim, o tão querido creme ou sérum hidratante, que pode ser aplicado sempre que você sentir a pele ressecada. Ou, se preferir seguir uma ordem, passe uma camada generosa do creme no rosto antes de embarcar, antes de dormir e quando sua chegada ao local de desembarque estiver se aproximando.

+ Hidratantes da Sallve: qual escolher?

"Quanto aos ativos, dê preferência por fórmulas que contenham ácido hialurônico, e vitamina C e E, pois estes possuem ação antioxidante", recomenda ainda Dra. Paola Pomerantzeff

E quem quer aproveitar o tempo livre para fazer uma máscara? Pode? É claro que sim! "Atualmente já existem produtos específicos para os voos sob a forma de máscaras. Elas podem ser de vários tipos e com vários ativos e são uma ótima pedida, pois já contém em sua fórmula substâncias hidratantes, antioxidantes. Elas costumam ser mais geladinhas, já reduzindo o inchaço do rosto. Antes de aplicá-las, só não se esqueça de remover a maquiagem", aponta a Dra. Kédima Nassif.  

E o filtro solar? 

Será que é mesmo necessário aplicar filtro solar durante uma viagem de avião? Bem, se você vai pegar um voo diurno, a resposta é: sim! A Dra. Paola afirma que é essencial a aplicação de protetor solar 30 minutos antes do embarque e o fator mínimo de proteção (FPS) deve ser 30. 

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Por quê? Bem, segundo a especialista, as janelas do avião conseguem bloquear os raios UVB da radiação ultravioleta, mas não bloqueiam os raios UVA (justamente os raios que provocam o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele). Além disso, devido à altitude mais elevada, esses raios UVA são ainda mais prejudiciais que o normal. 

Ah, a especialista ainda dá uma última dica: hidratação da pele também vem de dentro. Por isso, beba água. Pelo menos 300 ml para cada hora de voo.

Kit Tudinho

Sabe quem pode ajudar a montar sua rotina para uma viagem? O nosso Kit Tudinho. São 10 versões minis de algumas das nossas fórmulas mais queridas.

No kit você conta com: o mini Limpador Facial para limpar profundamente sem repuxar, o mini Tônico Renovador para completar a jornada de limpeza ao mesmo tempo que trata a pele reduzir linhas finas, manchas e cicatrizes de acne, dar viço e uniformizar a textura. E ainda o mini Esfoliante Enzimático para sua renovação semanal com três ações esfoliantes em um só produto. Lembrando que o Tônico e o Esfoliante não devem ser usados na mesma rotina.

O mini Antioxidante Hidratante, além de suavizar poros, linhas finas e uniformizar o tom, também reduz o inchaço e as olheiras de cansaço e protege dos danos da luz azul. Enquanto isso, o mini Sérum Antiacne tem ação preventiva de acne e secativa de espinhas em 24h, tudo isso sem ressecar a pele. Já o mini Sérum Uniformizador suaviza manchas uniformizando tom e textura.

O Kit Tudinho ainda conta com três hidratantes. O mini Hidratante Firmador, a fórmula perfeita com uma textura leve em gel que age para uma hidratação profunda; o mini Hidratante Facial, com textura leve e sensação refrescante na sua hidratação diária; e o mini Hidratante Reparador, para uma hidratação potente, perfeito para para acalmar peles secas e sensibilizadas.

Para completar, nosso mini Protetor Solar FPS 60 UVA/UVB que oferece alta proteção diária, invisível na sua pele.

Voltar para o blog