#vivasuapele Jotave: derrubando o mito de que pele oleosa não se hidrata

Tá começando a cuidar da pele oleosa? O Jotave, do Pará, também! Vem com a gente derrubar o mito de que a hidratação é superestimada.

Foi na Turne Sallve Pará que a gente conheceu um dos perfis de Instagram mais lindos do estado! O Jotave trabalha com comunicação digital e não é por acaso que foi o visual da Sallve que o conquistou: "o visual é muito completo. Fiquei apaixonado! Depois fui conhecer os produtos e se confirmou essa perfeição do visual nos produtos e eu estou muito apaixonado". Ou seja, os visuais nos conquistaram reciprocamente <3.

Jotave: a pele na quarentena

Assim como a gente ouviu em tantos outros estados do Brasil, foi durante a quarentena que o Jotave passou a dar mais atenção à sua pele.
"O processo de conhecer melhor a minha pele veio de fato nessa quarentena, antes eu só testava procedimentos caseiros que não necessariamente eram recomendados para minha pele em específico, eu só me arriscava mesmo".

E é muito fácil que o nosso primeiro contato com os cuidados com a pele tenha começo com as receitas caseiras. Mas, assim como tudo na vida, é preciso equilíbrio e a consciência de que não é por que se trata de um ingrediente natural que vai fazer sempre bem à pele - como por exemplo, a máscara de gelatina. Ou, como aponta o Jotave, a "máscara de café, que pode danificar a pele".

+ Dermatologista indica receitas caseiras de cosméticos

Entendendo o tipo de pele

O primeiro passo para planejar uma rotina de skincare é conhecer o seu tipo de pele - que podem ser quatro: oleosa, mista, normal ou seca.

+ Por que é tão importante conhecermos nosso tipo de pele

"Durante o isolamento eu não cheguei a procurar dermato, de primeira eu fiz algumas pesquisas sabe? Assuntos relacionados à pele, tipos de pele, zonas mais afetadas, coisas do tipo, antes disso eu tinha apenas a concepção de que a pele poderia ser seca ou oleosa, mas procurando saber melhor eu descobri um leque imenso em que eu poderia me encaixar" inicia o Jotave. E é um mesmo um enorme leque, viu? Além dos tipos de pele, nós podemos ter estados de pele, como por exemplo, uma pele oleosa mas que está desidratada - que pode parecer seca, com a sensação de ressecamento, coceira, descamação, sem luminosidade e sem viço.

+ Tipo de pele ou estado de pele? Entenda a diferença

"Foi um processo bem orgânico pra falar a verdade, não era como se eu estivesse procurando artigos para um TCC. Foi como uma pesquisa de referências, encontrar pessoas experientes que falavam sobre o assunto e me identificar com o que elas falavam, até procurar a ajuda de um profissional que fosse apenas constatar aquilo que eu já tinha em mente, mas nesse meio tempo, continuei usando produtos caseiros e alguns outros que eram recomendados, fui consumindo depois", contou o Jotave. E vale reforçar que a avaliação de um dermatologista é essencial, combinado?

A pele oleosa precisa sim de hidratação

Levanta a mão quem tem pele oleosa e já sentiu um medinho quando se fala em hidratação. Por isso, voltamos algumas linhas acima pra reforçar: é super importante conhecer e entender o seu tipo de pele. É assim que você vai aprender quais são os ingredientes que funcionam na tua pele, vai hidratar, deixar a pele saudável e passando longe do efeito rebote. (Ouvi um amém?!).

+ Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Isso tudo aconteceu com o Jotave também. E é por isso que a gente une as forças aqui pra derrubar o mito de que a pele oleosa não precisa de hidratação. "Sim, realmente, eu sempre acreditei nesse mito da hidratação x pele oleosa, pra mim tudo se limitava em: se você tem pele seca então você tem que hidratar, se você tem pele oleosa então você tem que limpar, fazer máscaras, esfoliação e tudo o que fosse necessário pra que essa oleosidade cessasse. Tanto é, que isso também sempre foi um empecilho pra que eu usasse protetor solar, eles sempre eram muito cremosos (na textura da maioria dos hidratantes), então eu pensava que por conta disso, eles iriam aumentar ainda mais a produção de sebo".

+ 5 mitos sobre hidratação da pele para sabermos já!

Foram vários mitos que eu tive que ir desconstruindo conforme ia buscando saber mais. Hoje eu sei da importância de uma hidratação regular e adequada para a minha pele, sei das implicações que isso causa nela, sei dos efeitos rebotes, mas claro, ainda estou aprendendo melhor a como aplicar tudo isso na minha rotina, testando produtos e vendo com quais me adapto melhor.

Jotave

Se liga no Jotave, um consumidor consciente

Quando o Jotave quer incluir um novo produto - seja na rotina de skincare como com qualquer outra compra - ele seleciona a marca sustentável e cruelty-free.

+ Clean beauty e consumo consciente de beleza com A Naturalíssima

"Só para contextualizar, eu sou vegetariano há cerca de dois anos, foi um processo gradativo, tive influência de amigos que já estavam nesse estilo de vida há bem mais tempo, então não tive tanta dificuldade em receber informações. Hoje eu vejo que o leque de opções tem se mostrado bem maior, empresas tem percebido a importância de apoiarem essa ideologia, e os consumidores também começaram a perceber sua importância nessa causa. Mesmo quem não é vegetariano/vegano deve saber das implicações que a influência do consumo deles tem sobre a indústria. Ao cobrar das empresas o selo cruelty free, estamos salvando milhares de vidas animais que vivem em situações degradantes presos em laboratórios".

+ A Sallve é vegana e cruelty-free?

"Além disso, também devemos nos atentar aos valores que a marca prega", aponto o Jotave. "É muito bonito ver que elas apoiam esta causa, mas é importante que elas vivam isso além de um marketing pro público, isso implica em saber quem são seu colaboradores, quem são as pessoas que representam a marca, o que eu posso ensinar para o meu público a respeito dos benefícios que os produtos de origem vegana trazem; essas questões quando são disseminadas de forma transparente tendem a se propagar mais e desta forma, colaborar para um mundo mais sustentável e saudável". E você? Também seleciona bem as marcas que fazem parte do teu dia a dia?

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

Turnê Sallve Bahia

Turnê Sallve Bahia

Alô, alô! A Turnê Sallve desembarcou na Bahia! A conversa contou com os nossos embaixadores Luciellen Assis e o Matheus Araponga e convidados
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading