Água com gelo ajuda a desinchar o rosto mesmo?

Conversamos com uma dermatologista para tirar todas as dúvidas sobre a técnica

Não é de hoje que a gente vê por aí algumas pessoas colocarem o rosto na água com gelo para conseguir alguns benefícios para a pele, principalmente pela manhã. Recentemente, a influenciadora Jade Picon, 21 anos, contou aos seus mais de 21.5 milhões de seguidores que é adepta da técnica.

Entre os vários motivos, ela diz que utiliza o método para desinchar o rosto, reduzir a inflamação e ficar com a pele mais brilhante e tonificada. Mas será que isso faz sentido mesmo? Conversamos com uma dermatologista para tirar todas as dúvidas.

água com gelo
Crédito: Raw Pixel

Água com gelo é efetivo para a pele?

A Dra. Fernanda Porphirio afirma que é uma técnica efetiva e que o gelo pode trazer muito benefícios incríveis, como a redução dos poros imediata.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

Dra. Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité (SP)

+ Antioxidante Hidratante: seu parceiro para a região dos olhos!

A especialista ainda alerta que a prática realmente pode deixar a pele mais viçosa. "Pelas propriedades anti-inflamatórias e vasoconstrictoras do gelo há uma diminuição do inchaço, do edema local. Você protege o manto lipídico da pele, então a sua pele fica menos ressecada, com isso mais bonita e viçosa", completa ainda.

Quais os benefícios?

Aqui uma listinha de cinco benefícios incríveis que o método pode trazer para pele:

  • ameniza o inchaço
  • diminui olheiras de cansaço
  • diminui aparência de poros
  • deixa o rosto mais viçoso
  • proporciona um aspecto mais "descansado"

+ Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina

Como fazer?

Prepare um recipiente com água gelada e gelo. Em seguida, mergulhe a face por alguns segundos e retire. Você pode repetir o processo de 3 a 5 vezes.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

A Dra. Fernanda ainda indica outros jeitos de fazer: "Pode ser realizada a aplicação de água bem gelada no local ou ainda fazer a aplicação através de máscaras (sheet masks). Colocando a máscara ou gaze embebida em soro/chás calmantes no freezer."

A técnica pode ser realizada pela manhã todos os dias para aliviar o inchaço, mas a dermatologista ainda aponta que nada impede que você faça antes da maquiagem ou de um evento, por exemplo.

+ Rotina de skincare diurna e noturna: o que usar em cada uma

Todo mundo pode fazer?

Com a palavra, a Dra. Fernanda: "Todos os tipos de pele podem usar esse artifício inclusive as peles sensíveis. Já que o gelo vai diminuir a inflamação que geralmente está presente nas peles sensíveis e vai contribuir para acalmar a área."

"A  água gelada tem propriedade anti-inflamatória, propriedades calmantes que vão ser boas para peles mais sensíveis, vai melhorar o sistema de barreira da nossa pele, melhorando então a defesa da pele. Isso diminui o risco de dermatites, alergias, irritações de pele", completa ainda.

+ 8 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante

Há alguma contraindicação?

A dermatologista diz que o risco em si acontece quando você coloca o gelo diretamente em contato com a sua pele e por um tempo prolongado, porque pode ocorrer uma queimadura pelo frio.

Se for usar o gelo sozinho, lembre-se sempre de embrulhar em algum tecido limpo. Nunca aplique direto na pele.

Voltar para o blog