Esfoliação enzimática: quais os benefícios para a pele?

Esfoliação enzimática: quais os benefícios para a pele?

Redução de espessura e melhora da textura estão entre as funções!

Esfoliar a pele está na rotina de muita gente. Geralmente, são mais conhecidas e praticadas as esfoliações física (aquela por atrito, com grânulos) e a química (alô, AHAs!). Porém, saiba que a enzimática tem muito valor e tem tudo para se tornar uma queridinha. Se você está perdida (o) no tema, calma que vamos explicar tudo!

julia petit usando limpador enzimático

O que é a esfoliação enzimática?

Esfoliantes enzimáticos utilizam enzimas para "digerir" o acúmulo de queratina da parte mais externa da pele, conhecida também como camada córnea. Ou seja, sem danificar a pele saudável que está embaixo.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

"Ela utiliza enzimas proteolíticas vindas da natureza, que quebram a proteína e fazem a degradação da queratina na camada mais superficial da pele, deixando a região em que foi feita a esfoliação mais fina."
Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista.

Aqui temos que ressaltar um ponto. A queratina é uma proteína presente em abundância na superfície da nossa pele. E ela é muito importante! "Detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água, formando uma camada protetora que evita agressões", já nos explicou nossa Fabiana Souza, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

+ Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover

O que causa problemas é o excesso dela, o que chamamos de hiperqueratinização. "A hiperqueratinização muitas vezes leva a formação de comedões, popularmente chamado cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão. Este é um dos fatores da formação da acne, outros são a produção de sebo e multiplicação de bactérias, por exemplo", completou a pesquisadora Fabiana.

Quais os benefícios?

Esse tipo de esfoliação ajuda a reduzir a espessura da camada mais externa da pele. E isso é bom por que? Bem, além de deixar a pele mais fina, uniforme, iluminada e viçosa, melhora a textura, reduz cravos e colabora com a manutenção da hidratação. Olá, pele saudável!

Todo mundo pode fazer esfoliação enzimática?

"Não há nenhuma contraindicação para esfoliação enzimática", aponta o Dr. Alberto Cordeiro. Costuma ser bem aceita por todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. É uma esfoliação que não costuma causar vermelhidão ou irritações, exatamente por ser mais gentil.

+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

Enzima de romã: os benefícios

Você já deve ter notado que a enzima de romã é um dos ingredientes do nosso querido Esfoliante Enzimático, que reúne as esfoliações química, física e enzimática. Se você nunca ouviu falar em nada disso, a gente te ajuda a entender por que gostamos tanto desse ingrediente.

esfoliação enzimática

A romã é originária da região da Pérsia e é cultivada em todo o Mediterrâneo desde os tempos antigos.  Seus benefícios são conhecidos há milhares de anos. É fonte de vitamina A, C e B5, potássio, além de antioxidantes, como o ácido elágico, e ácidos graxos, como ácido linoleico e ácido oleico.

+ As 4 etapas do nosso esfoliante enzimático

Além disso, um dos muitos benefícios desta fruta vem justamente de suas enzimas, que são usadas como meio seguro de esfoliação enzimática. Elas são responsáveis acelerar a renovação da pele, ajudando a reduzir sua espessura, deixando a textura lisa e também viçosa. Mas, precisamos te contar que essa enzima de romã é diferente, por ser biotecnológica, proporciona atividade e estabilidade para o produto.

Além de suavizar e melhorar a superfície da pele, ajuda a minimizar a aparência de linhas finas e sinais, sendo uma alternativa eficiente e também segura aos AHAs.

Papaína: olá, Limpador Enzimático!

O Limpador Enzimático também entra nessa história, já que conta com papaína.

A papaína é uma enzima encontrada naturalmente no látex do mamão verde (Carica papaya). É uma enzima proteolítica, ou seja, quebra proteínas. Com isso, faz uma esfoliação enzimática e promove a degradação da queratina da camada córnea, a mais externa da pele. O resultado? Textura mais uniforme, poros desobstruídos, pele renovada e iluminada.

O Limpador Enzimático é um produto em pó, que forma uma espuma cremosa com sensorial macio. Une limpeza e uma poderosa esfoliação enzimática em um só passo, promovendo uma renovação diária eficaz e gentil, sem ressecar.

Com papaína e argila branca, já no primeiro uso limpa profundamente, uniformiza a textura, deixa a pele macia e viçosa e com aparência de poros reduzida. ele também ajuda no controle da oleosidade, desobstrui poros e reduz a incidência de cravos em 7 dias. 

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

 

Voltar para o blog