Limpador Enzimático x Esfoliante Enzimático: quais as diferenças?

Limpador Enzimático x Esfoliante Enzimático: quais as diferenças?

Ambos têm ação enzimática, mas tem função diferente na rotina de cuidados. Aqui explicamos todas elas!

Com a chegada do nosso Limpador Enzimático, logo vem a dúvida: mas qual a diferença entre ele e o Esfoliante Enzimático, Sallve? Apesar de ambos contarem com a ação enzimática, eles têm diferenças essenciais na fórmula, nos benefícios e até no modo de uso. Vamos passar por todas elas aqui. Preparados?

Limpador Enzimático Esfoliante Enzimático

Limpador Enzimático x Esfoliante Enzimático

É importante diferenciar de cara que o Limpador Enzimático limpa e esfolia diariamente, enquanto o Esfoliante Enzimático esfolia de uma a duas vezes por semana.

O Limpador Enzimático é um limpador em pó, que forma uma espuma cremosa para limpar profundamente e promover uma esfoliação enzimática na pele.  

+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

Já o Esfoliante Enzimático é um esfoliante potente 3 em 1, reunindo esfoliação física, química e enzimática para estimular a renovação celular e remover células mortas.

Clara Amore, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, fala mais sobre as diferenças entre os dois produtos: "Os esfoliantes cosméticos atuam por mecanismo químico, físico e enzimático/biológico e podem ser classificados pela profundidade de penetração do agente esfoliante na pele. O Esfoliante Enzimático emprega os três mecanismos de esfoliação. Enquanto o Limpador Enzimático emprega a esfoliação enzimática associada à limpeza profunda."

+ A importância de limpar a pele do nosso rosto

"O Esfoliante Enzimático, pela presença do mecanismo físico, produz maior atrito quando comparado ao Limpador Enzimático. O Limpador Enzimático produz uma espuma macia e gentil, sendo possivelmente mais confortável de usar em peles que costumam sensibilizar com a esfoliação física, por exemplo. Para quadros de hiperqueratinização, onde a esfoliação enzimática direcionada e diária é recomendável, o Limpador Enzimático encurta um passo, associando limpeza e esfoliação enzimática", completa Clara.

A fórmula

Na fórmula do Limpador Enzimático, encontramos papaína, uma enzima encontrada no látex do mamão verde, que degrada proteínas (como queratina), promovendo a esfoliação enzimática; e argila branca, que entre seus conhecidos benefícios está ser um ativo purificante, "antipoluição" e que consegue absorver a oleosidade da pele.

+ Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover

Aliados aos tensoativos da fórmula, esses dois ativos promovem limpeza profunda, renovação diária, uniformização da textura já no primeiro uso, dá auxílio no controle de oleosidade, além da redução de cravos em apenas 7 dias de uso.

Já o Esfoliante Enzimático conta com Enzimas de Romã (esfoliação enzimática), Partículas de Bambu (esfoliação física) e AHAs de frutas (esfoliação química). Juntos, removem progressivamente os cravos e as células mortas, sem agredir a pele. Por promoverem a renovação celular, contribuem para melhora da textura da pele, deixando-a mais lisa e macia já após o primeiro uso.

As enzimas

No caso do Limpador Enzimático, a enzima usada é a papaína, que tem ação de protease (degrada proteínas). Para entender melhor como nosso Limpador Enzimático age, como é essa ação enzimática do produto, fizemos um teste pré-clínico in vitro. "Queríamos entender se ele quebrava, principalmente, queratina. Sabemos que um dos fatores que colaboram para formação de cravos e espinhas é o acúmulo, o excesso de queratina no estrato córneo", explica Ana Paula Fonseca, da área de Segurança e Eficácia de Produtos da Sallve.

+ Como funciona a área de Testes Clínicos da Sallve?

Por isso, fizemos um estudo para entender melhor essa ação enzimática. Nele, comparamos a ação enzimática da tripsina – uma protease muito usada em laboratório - com o Limpador Enzimático e também a papaína isolada. "E como resultado conseguimos ver que todos estavam exercendo a função de protease”, conta Ana Paula.

Na análise estatística, foi observada diferença entre o grupo controle dos demais grupos (p<0,001). Ou seja, os três (tripsina, papaína e Limpador Enzimático) tiveram a mesma performance, estatisticamente, conseguindo exercer ação enzimática na queratina humana.

+ Lipase, protease e o nosso Esfoliante Enzimático

Enquanto isso, no Esfoliante Enzimático as responsáveis pela ação enzimática são as enzimas de romã. Um ingrediente obtido por biotecnologia – pelo processo de fermentação do extrato da romã - que resulta em enzimas potentes e estáveis em meio aquoso. E como essas enzimas agem? São lipases e proteases e agem sobre os lipídios e proteínas acumulados na superfície da pele, deixando-a renovada e com um aspecto iluminado. Também foram feitos testes in vitro que comprovam a ação de lipase e protease na fórmula do Esfoliante Enzimático.

Modo de uso

O modo de uso dos dois produtos é bastante diferente, começando pela frequência de uso até um poder ser usado no banho e outro, de preferência, com o rosto seco.

Limpador Enzimático

  • Como usar? Coloque uma pequena quantidade nas mãos (vire de 5 a 8 vezes o frasco), acrescente um pouco de água e esfregue uma mão na outra, até formar uma espuma cremosa. Em seguida, aplique a mistura na pele úmida do rosto, evitando a área dos olhos, e massageie suavemente com movimentos circulares. Deixe o produto na pele por até um minuto para intensificar a ação enzimática. Em seguida, enxágue com água em abundância.
  • Qual a frequência de uso? Pode ser usado diariamente, uma vez ao dia.
  • Quais os cuidados? Durante a primeira semana de uso, indicamos que você use o produto em pequenas quantidades e em dias alternados. Depois do período de adaptação, ele pode ser usado todos os dias, apenas uma vez ao dia.
  • Pode ser usado por todos os tipos de pele? Pode sim. Pessoas com pele mista e oleosa, que tem quadro de hiperqueratinização e cravos, vão se beneficiar mais do uso diário do produto. Recomendamos que pessoas com pele normal e seca comecem a usar Limpador Enzimático intercalando com seu limpador usual.

+ Esfoliação, afinal de contas, é na pele seca ou molhada?

Esfoliante Enzimático

  • Como usar? Coloque uma pequena quantidade nas mãos e aplique sobre a pele limpa e seca - evitando a área dos olhos. Massageie com delicadeza, usando movimentos circulares por toda a pele. Enxágue em seguida, removendo todo o produto.
  • Qual a frequência de uso? Use no máximo 2 vezes por semana, em dias alternados. Ele promove uma esfoliação mais intensa, removendo as células mortas e renovando a pele. Assim, não é um produto de uso diário e, usar assim, pode sensibilizar sua pele.
  • Quais os cuidados? Durante a primeira semana de uso, indicamos que você use o produto em pequenas quantidades, em dias alternados. Se quiser, pode começar usando 1x na semana e, depois do período de adaptação, começar o uso 2x por semana.
  • Pode ser usado por todos os tipos de pele? Pode sim.

Por que um é diário e outro até 2 vezes por semana?

A esfoliação enzimática costuma ser muito mais gentil do que as esfoliações física e química, o que permite que ela seja feita de forma diária, como acontece no Limpador Enzimático. No caso do Esfoliante Enzimático, ele traz uma esfoliação mais potente, reunindo todos os três tipos de esfoliação, o que não é indicado para o uso diário, já que pode sensibilizar a pele desnecessariamente, comprometendo sua função de barreira.

A Clara Amore já explicou um pouco mais sobre esse assunto aqui no blog: "O Limpador Enzimático foi especialmente pensado para peles com quadro de hiperqueratinização, que é um espessamento da camada exterior da pele, a camada córnea. Foi pensado para auxiliar a descamação por meio da esfoliação enzimática, pois uma descamação irregular de células mortas e cornificadas da pele entope o duto das glândulas sebáceas e altera ou interrompe a secreção do sebo."

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

"Para este público, a limpeza enzimática pode ser feita com nosso produto diariamente porque é uma esfoliação direcionada para a quebra do excesso de queratina presente na pele. Desenhamos o produto com uma concentração eficaz e segura de papaína, associada aos tensoativos e argila branca, e testamos clinicamente, em pessoas de pele mista/oleosa com cravos, usando o produto todos os dias", completa.

Ou seja, se você não tem problemas com hiperqueratinização e cravos, pele normal ou seca, por exemplo, talvez o uso não precise ser diário. O ideal é começar intercalando o uso do produto com seu limpador facial.

Qual eu uso?

Depende do que você precisa para sua rotina. O Limpador Enzimático limpa e esfolia em um só passo. É um tratamento constante, que ajuda a deixar a textura da pele mais uniforme, desobstrui poros e reduz cravos. É mais gentil, ideal também para quem não se dá bem com esfoliações físicas ou químicas, por exemplo.

Enquanto isso, o Esfoliate Enzimático traz três tipos de esfoliação em um só produto. Ideal para quem procura fazer um dia de renovação, até 2 vezes por semana. Ele faz uma renovação mais intensa, que não pode ser feita diariamente. Fora isso, para usá-lo, você precisa lavar seu rosto com o Limpador Facial de sua preferência antes de aplicá-lo.

E pode usar junto? O ideal é que não sejam usados no mesmo dia. Você pode intercalar o uso, usando em dias diferentes.

E aí, que tal incluir o Limpador Enzimático e/ou o Esfoliante Enzimático na sua rotina?

Voltar para o blog