Qual a quantidade certa de protetor solar?

Qual a quantidade certa de protetor solar?

Dermatologistas dão todas as dicas para você não errar mais e garantir a proteção correta para sua pele

Saber a quantidade certa que devemos usar de protetor solar é um desafio para muita gente. Tem aqueles que passam apenas uma fina camada, os que apostam em múltiplas camadas, quem acredita que a regra dos três dedos é a salvação. Afinal, o que importa é usar, não é mesmo? Não é bem assim.

qual a quantidade certa de proteção solar
protetor solar com cor

Qual a quantidade certa de protetor solar?

A quantidade certa de protetor solar é de cerca de 2mg por centímetro quadrado. Ninguém precisa pensar em pesar protetor solar antes de aplicar, é claro. Tem jeitos bem mais simples de entender.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

Os dermatologistas, por exemplo, falam sempre da regra da colher de chá. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é:

“Essa regra é fácil de ser reproduzida e padronizada. Por isso é uma maneira mais fácil de passar a saber se você está passando a quantidade certa de protetor solar”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD.

+ Protetor Solar Labial: por que você deveria proteger seus lábios

É importante sentir que essa camada generosa está cobrindo todo o seu rosto de forma homogênea. Ah, e não economize nem faça com pressa: é para aplicar até a raiz do cabelo - uma área especialmente delicada -, sem esquecer do pescoço, nuca e orelhas.

Outros lugares para ficar atento na aplicação? A saliência do malar, supralabial e ponta nasal, que é onde mais se percebe campos de cancerização e formação das manchas. No corpo, é importante não esquecer: as costas das mãos e o dorso dos pés, que muita gente acaba deixando passar.

+ Como proteger a região dos olhos dos raios solares?

A Dra. Paola ainda dá a dica: “A forma certa de aplicar o protetor solar é 30 minutos antes da exposição solar, de maneira uniforme, espalhando bem e evitando acúmulos em algumas áreas.”

E não pode esquecer a reaplicação, tá bom? Ela deve ser feita a cada duas horas. Mergulhou no mar ou na piscina, suou muito? Reaplique logo em seguida.

Regra dos 3 dedos de protetor solar: é suficiente?

Muita gente, ainda assim, acha difícil a regra da colher de chá. E tem algum outro jeito de estimar a quantidade certa de protetor? Tem sim e quem explica é a Dra. Ana Maria Pellegrini, especialista em Dermatologia pela SBD:

“No dia a dia podemos utilizar a regra de 3 dedos para a face ou 3 camadas (colocar uma sobre a outra esperando secar um pouco) para ficar mais simples. Lembrando que o produto deve ser espalhado uniformemente por toda a área.”

+ Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

A regra dos três dedos consiste em aplicar o protetor em todo o comprimento dos dedos indicador, médio e anelar e, depois, aplicar essa quantidade em toda a face. Essa quantidade é suficiente?

Não é um consenso entre os dermatologistas, mas para a Dra. Ana Maria a regra funciona bem para a aplicação diária do protetor solar no rosto. “Na face, devemos colocar entre 1,3 e 1,5 ml”, completa.

+ Vitamina D: qual a real importância dela para nossa saúde?

A Dra. Paola Pomerantzeff pondera: “essa regra não ‘padroniza’ porque o tamanho do dedo de uma pessoa para outra varia, assim como a espessura do protetor solar sobre cada dedo).”

Pode fazer uma camada de protetor com cor e outra de sem cor?

É possível que você tenha visto nas redes sociais algumas pessoas fazendo a regra dos 3 dedos da seguinte forma: um dedo com protetor solar com cor e os outros 2 com protetor solar tradicional. Pode isso?

“Podemos utilizar 3 camadas de filtro solar sem cor, ou 3 camadas de filtro solar com cor ou misturar 1 camada de cor sobre 2 camadas sem cor. A escolha deve ser feita com seu médico de acordo com a necessidade de maior ou menor de opacidade para proteção a luz visível”, explica a Dra. Ana Maira Pellegrini.

+ Quais são os tipos de filtro solar e como eles funcionam?

Protetor solar com cor: a mesma quantidade

fps

Por ter cor, posso aplicar uma quantidade menor de proteção solar? Não, a quantidade é exatamente a mesma do protetor solar tradicional, sem cor.

“O protetor com cor ou sem cor devem ser aplicados na mesma quantidade e serem reaplicados com igual frequência”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff.

Proteção solar na sallve

Protetor Solar Facial FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

E o protetor em bastão?

Quando falamos em protetores em bastão, a dica dos dermatologistas é passar de 3 a 4 camadas em todo rosto. "A indicação é aplicar de três a quatro vezes no mesmo local para que a camada fique bem espessa", afirma a Dra. Mônica Aribi.

Você aplicar em faixas por todo o rosto e sem esquecer as orelhas, o pescoço, a nuca e o colo. Aplique com movimentos de vai e vem. E claro: reaplique a cada 2h, como indica a SBD.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Protetor Solar Toque Seco

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Protetor Solar com Cor

O Protetor Solar Com Cor tem cobertura leve, toque seco e alta proteção UVA/UVB em 10 opções de cores. além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. É compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Protetor Solar Muito Resistente

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Protetor Solar Corporal

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Que tal incluir nossa linha de proteção solar na sua rotina?

Voltar para o blog