Spray Reparador Calmante recupera a barreira de proteção da pele

Spray Reparador Calmante recupera a barreira de proteção da pele

Uma fórmula hidratante, que alivia a irritação e recupera a pele

Se você é do time das peles sensíveis, o Spray Reparador chegou especialmente para te ajudar a acalmar a pele, hidratar e aliviar a vermelhidão. Além de tudo isso, um dos seus maiores benefícios é o fato dele ajudar a recuperar e fortalecer a barreira cutânea, o que é muito importante quando falamos de peles sensibilizadas, irritadas, reativas ou sensíveis.

barreira de proteção

O que é a barreira cutânea

A barreira cutânea é a camada mais exposta da pele. Ela é composta por células da camada córnea e substâncias que unem essas células (ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres). Ou seja, é como se a barreira fosse um muro perfeito. Sendo que os tijolos são as células e as gorduras são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível. Ela também conhecida por um outro nome: manto hidrolipídico, filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria ceramidas!

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

"O estrato córneo (barreira cutânea) é a interface entre o organismo e meio ambiente, sendo fundamental para manutenção da vida. É a camada mais externa da pele e mantém o equilíbrio entre a entrada e saída de substâncias na pele. A porção superficial está em contato com o meio ambiente e as variações externas podem alterar seu nível de hidratação, composição lipídica e organização estrutural. A principal função do estrato córneo é a de barreira", já nos contou por aqui a Dra. Liliane Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

Esse mecanismo de defesa do nosso organismo não permite a penetração de agentes externos na nossa pele, retendo substâncias nocivas somos expostos diariamente, impedindo assim infecções e irritações.

+ O que é barreira cutânea e qual sua função na nossa pele?

A barreira protege nosso organismo com quatro principais mecanismos de defesa: barreira microbiológica (a famosa microbiota da pele), a barreira química, a barreira física e a barreira imunológica (as células de defesa).

Alguns hábitos (uso de água muito quente, exposição solar, produtos de limpeza do rosto muito agressivos...) podem acabar ajudando a danificar o manto hidrolipídico, causando algumas rachaduras naquele muro de proteção perfeito que temos na pele, deixando nosso organismo exposto, como já dissemos anteriormente.

O primeiro sinal, o mais clássico de quando a barreira de proteção está danificada, é a sensibilidade da pele. É aquela vermelhidão, a ardência, a coceira. Em casos mais drásticos, há ainda infecções bacterianas, fúngicas e virais da pele, que podem acontecer se a barreira estiver danificada.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

E a pele sensível?

pele sensível tem muito a ver com a barreira cutânea. Talvez você já saiba que ela é um diagnóstico que pode aparecer para você desde a infância até a velhice. É uma pele suscetível a vermelhidão, inflamação e ressecamento.

Além disso, é importante dizer que, no geral, a pele sensível tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea bem mais frágil. Sendo assim, é muito por isso que ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas , irritações e quadros de vermelhidão, por exemplo.

+ Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento

Acho que depois de tudo isso, já deu pra entender o motivo de ser tão importante manter sua barreira cutânea fortalecida e íntegra, né? Isso é uma garantia a mais na hora de prevenir aquele quadro de irritação que tanto incomoda as peles sensíveis.

E o mesmo vale para as peles sensibilizadas – aquelas que estão ardendo após a depilação ou um dia de sol prolongado. É importante que você recupere a barreira que foi agredida para que você volte a ter aquele muro de proteção firme e seus sintomas desapareçam com mais facilidade.

Spray Reparador Calmante <3 Barreira cutânea

Nosso Spray Reparador Calmante reúne quatro ativos incríveis, que ajudam a hidratar a pele, acalmar, além de recuperar e reforçar a nossa barreira cutânea.

  • Pantenol: também conhecido como Pro-Vitamina B5, tem alto poder hidratante devido sua capacidade de atrair e reter umidade. além disso, promove ação calmante, suavizante e anti-inflamatória.
  • Phytoesqualano: a barreira lipídica da pele é composta por cerca de 12% de esqualeno, molécula muito similar ao esqualano. É justamente por conta dessa similaridade, que o nosso corpo reconhece essa molécula como natural da pele, fazendo com que seja absorvida radicalmente e, assim, promova a reparação da barreira natural da pele. Com isso, aumenta a hidratação da pele, deixando-a mais macia e ajudando a protegê-la do ambiente externo, sem pesar.
  • Bisabolol: um grande amigo das peles sensíveis e sensibilizadas por seu alto potencial calmante. Ele inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Assim, ele reduz irritações e acalma a pele.
  • Lúpulo: ativa receptores sensoriais do sabor amargo na nossa pele – sim, eles estão lá também e não só nas suas papilas gustativas - e, com isso, age em uma cascata de benefícios, principalmente para peles sensíveis e reativas. Ele reforça a barreira protetora da pele, atuando em seus quatro mecanismos de defesa. Além disso, previne e reduz a inflamação e vermelhidão, neutraliza a sensação de queimação e ainda é antioxidante, ajudando a retardar a degradação de tecidos celulares. Incrível, né?

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

Para entender melhor o mecanismo de ação essa fórmula, fizemos um estudo ex-vivo (ou seja, em laboratório). “A principal função do Spray Reparador é atuar na barreira cutânea. E qual é o nosso o marcador mais querido de barreira cutânea? Uma proteína chamada filagrina, que fica na epiderme e, ao ser quebrada, é conhecida por NMF (Fator Natural de Hidratação da Pele). Eles têm uma importância muito grande de atrair água para o estrato córneo. O estrato córneo precisa dessa água para fazer a função dele de barreira cutânea. Então, é primordial”, explica Ana Paula Fonseca, da área de Segurança e Eficácia da Sallve.

Nesse estudo, fazemos a medição da pele e, em seguida, aplicamos LSS (Lauril Sulfato de Sódio), que nada mais é que um detergente super potente, que destrói a barreira cutânea. Depois desse dano, foi aplicado o Spray Reparador Calmante. Tivemos um resultado excelente:

  • O tratamento da pele ex-vivo com Spray Reparador Calmante aumenta a síntese de filagrina em 87% (P<0,001) quando comparado com o grupo exposto ao LSS 5%. Ou seja, isso significa que o Spray Reparador Calmante atua e melhora a barreira cutânea.

E tem mais! Também comprovamos clinicamente que o Spray Reparador Calmante atua na recuperação da barreira cutânea após 7 dias de uso.

+ Alergia na pele: quais são as causas, tipos e como cuidar

Em teste de eficácia instrumental, via Tewameter, participantes padronizados com dermatite retinóide, ou seja, com a barreira cutânea comprometida, trataram a pele por 21 dias com Spray Reparador Calmante. Já nos primeiros 7 dias houve melhora estatisticamente significativa (p=0,0001) na barreira cutânea dos participantes.

“O Spray Reparador é um produto de ação rápida, mas também de tratamento. É muito interessante usar ele na rotina diária e não só na emergência. (Com esse estudo), tivemos uma melhora progressiva da barreira cutânea ao longo do tempo. Ou seja, ela estava sendo fortalecida ao longo dos dias, sendo eficientes em proteger a pele”, completa Ana Paula.

Que tal incluir o Spray Reparador Calmante na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog