#Vivasuapele Thais Fujarra: re-descobrindo a pele pós gravidez

#Vivasuapele Thais Fujarra: re-descobrindo a pele pós gravidez

A fotógrafa Thais Fujarra fala em como se redescobriu na sua pele pós gravidez, após abandonar tratamentos estéticos e recomeçar uma rotina.

A nossa pele passa por diversas fases ao longo da vida. E é durante a gravidez que muitas mulheres passam a ouvir sobre o viço da pele, o tão falado "brilho de grávida". Mas o que acontece com todo esse glow depois? Como é a pele pós gravidez?

+ Acne e melasma gestacionais e o mito do “brilho de grávida”

Foi na conversa da Turnê Sallve Paraná que a Thais Fujarra, fotógrafa e idealizadora da Love T Store, abordou esse assunto no qual me reconheci - e é muito provável que tantas outras mulheres tenham se visto nessa mesma vivência. Seja por conta de um tratamento mais forte com dermatologista (como no caso da Thaís), seja pela falta de informação de quais ingredientes se pode usar com segurança na gravidez (logo vamos falar mais sobre o assunto) ou por uma simples opção de abrir mão do skincare em um momento tão especial. Cada uma tem o seu porquê. E não existe certo ou errado.

+ Ju Goes e a sua rotina de skincare de gestante

A pele pós gravidez

O corpo feminino passa por uma revolução enquanto gera um ser e não volta ao corpo de antes (se é que volta) em um estalar de dedos. Vamos nos redescobrindo outra vez, cada uma no seu tempo. E não é só a barriga e os seios que sofrem uma enorme mudança, os cabelos podem cair ou ficarem opacos, a pele fica com uma aparência mais cansada, as olheiras se sobressaem. Não é simples passar por uma revolução como a de se tornar mãe, e manter todos os nossos cuidados em dia. Nem todo mundo tem uma rede de apoio, e muitas vezes, não se consegue nem parar para tomar um banho tranquila, não é mesmo?

"Eu acho que não estava tão preparada, fisicamente falando, antes de engravidar. E depois que eu engravidei, veio uma avalanche. Acho que a gente passa um período pós gestação que a gente só pensa na criança e quando a gente volta a pensar na gente, a gente precisa começar nos pequenos detalhes: no cabelo, na pele, no peso, na flacidez. A pele é uma coisa que me incomodou de primeira, porque a gente olha pro rosto toda hora", contou a Thais.

A Tha eliminou os procedimentos quando soube que estava grávida. "Eu estava acostumada a procedimentos estéticos como Botox, com preenchimento, trabalhando com bastante ácidos, com coisas mais agressivas. Estava fácil: você vai na dermatologista e ela resolve aqui 'pa-pa-pa'. E você perde aquele costume de se cuidar todo dia, ainda mais com uma rotina super corrida. Antes de engravidar eu tinha esse costume de ir na dermatologista e ela resolvia a minha vida".

Redescobrindo a pele

A experiência da Thais foi a de passar de uma pele lisinha, com linhas finas preenchidas, com tudo esticadinho, à pele como ela é, sem seguir uma rotina. "Tive que parar com tudo! Tava "dez" em um nível de dez a zero, e vai pra zero! Não estava passando nenhum creme vegano, eram só fórmulas (mais pesadas), ácidos e Botox. Fui pra estaca zero", aponta.

"Passou a gravidez e passei a me preocupar um pouco mais em relação a pele e cabelo. E ai fui em busca de produtos mais naturais e veganos e conheci a Sallve. Eu não tinha costume de ler review, testar produto, perguntar pros outros. Eu confio muito na minha dermatologista mas mudei a minha percepção e busquei uma coisa mais íntima, pra mim: testar, ler, ver o que tem dentro, pesquisar o produto, ir a fundo, sabe? Começar a construir (uma rotina com) mais produtos locais, brasileiros".

+ Clean beauty e consumo consciente de beleza com A Naturalíssima

A pele pós gravidez é aquela em que o brilho fica na memória, aparecem muitas vezes as primeiras manchinhas de melasma e tudo isso somado ao cansaço. "Perceber a minha pele, natural, 100% sem os procedimentos estéticos foi uma coisa muito feliz pra mim. Primeiro porque eu descobri essa jornada da minha pele de perceber manchas novas que eu não tinha antes, melasmas, as olheiras ficaram um pouco mais fundas, as ruguinhas começaram a aparecer porque o Botox já tinha vencido. E no final das contas eu fiquei muito feliz com tudo isso. Cheguei nos meus 35 e esses detalhes todos da minha pele contam a minha história e eu tô bonita desse jeito. Hoje eu prefiro maquiagens leves, prefiro ter um efeito duradouro de uso diário da rotina do que a maquiagem escondendo tudo por trás. Prefiro tratar a pele a fundo", contou a Thais.

Eu criei uma rotina da pele e me apeguei a isso de uma forma muito mara e criei um amor por esse dia-a-dia de skincare. Comecei a fazer todo dia, uma coisa que nunca tinha feito na minha vida.

Thais Fujarra

A rotina

A Thais é como eu, você e muitas outras de nós: ela se desdobra em mil, é mãe, trabalha e tem uma vida super corrida. E é por isso, ela conta, que a sua rotina é fácil e básica. "Todos os dias, manhã e a noite, eu faço a minha rotina diária básica na minha vida corrida. A minha pele é menos oleosa do que antes e eu vivo num lugar muito quente, em Londrina - PR. De manhã, que é uma hora que estou com mais pressa, uso o Limpador Facial + o Hidratante Firmador que deixa a pele sequinha. E o protetor solar com cor, sou bem prática até na maquiagem, mais um corretivo, rimelzinho e beijo. Me sinto com a pele viçosa e mara.
A noite, antes de dormir, eu dou uma caprichada, uso Bálsamo Demaquilante e já sinto uma hidratada boa, lavo o rosto, e faço a esfoliação duas vezes por semana, em dias que estou mais tranquila. Porque ai meu bebê dormiu, posso tomar um gole de vinho e usar o meu Esfoliante Enzimático.
(Nos outros dias) passo o Tônico Renovador também e uso o Antioxidante Hidratante, sempre acompanhando de um vinhozinho, a noite". Não ficou com vontade também de tirar um minutinhos pra você? Veja aqui mais um pouquinho da rotina da Tha.

E você? Como é a tua jornada da pele?

Voltar para o blog