zinco

Zinco PCA: o que é e como ele pode ajudar a pele oleosa

Esse mineral é um regulador da oleosidade da pele e pode ser incrível para peles oleosas

Alguns minerais podem ser incríveis para nossa pele e esse é justamente o caso do Zinco PCA, que tem uma ação incrível em reduzir a oleosidade, sendo um grande aliado para peles oleosas, principalmente. Mas como ele consegue fazer isso? Vem que a gente vai te contar tudo por aqui!

zinco

O que é o zinco?

Primeiro, vamos entender o que ele é. O zinco é um mineral que está presente em alguns alimentos é considerado um nutriente essencial para o nosso corpo.

+ Efeito rebote: o que é, o que causa e como controlar

Nosso organismo não consegue produzi-lo, mas precisa dele para funcionar. Ele é parte essencial de alguns processos, como:

  • atuação na função imunológica;
  • reações enzimáticas;
  • síntese de DNA;
  • síntese de proteínas;
  • cicatrização de feridas;
  • crescimento e desenvolvimento;
  • saúde geral da pele.

Sim o zinco também desempenha um papel importante na nossa pele e pode ser encontrado mais facialmente na epiderme, ele tem ação em queratinócitos e ajuda a suprimir inflamações, entre várias outras atuações. No artigo "Zinc Deficiency", pesquisadores explicam um pouco mais: “De modo geral, o zinco mantém a pele viável como uma barreira inicial aos agentes patogênicos.”

Zinco nos cosméticos

E como o zinco pode ajudar a nossa pele com sua presença em cosméticos e dermocosméticos? Bom, em geral, quando você encontra o zinco na composição já deve ter notado que ele ganha um segundo nome: Zinco PCA.

+ Teste de sebumetria: como medir remoção e redução de oleosidade?

É porque o Zinco PCA é mais precisamente o sal de zinco do ácido L-carboxil pirrolidônico (L-PCA). Esse componente L-PCA é um hidratante fisiológico natural, parte do Fator de Hidratação Natural, ou seja, evita a evaporação de água e dá auxílio para que o nível hídrico do estrato córneo se mantenha bom.

Falando precisamente da combinação Zinco PCA ele é um hidratante fisiológico natural e atua, principalmente, nas formulações cosméticas como um regulador de oleosidade cutânea.

Como o Zinco PCA atua?

Para entender exatamente a atuação desse ativo, precisamos de uma pequena revisão de como o sebo é produzido pelo nosso corpo. Ele é uma substância oleosa secretada pelas glândulas sebáceas da pele. O nome desse processo de produção é seborreia.

+ Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa

Para que a seborreia aconteça, ela é dependente do hormônio testosterona. Com a ajuda da enzima 5α-redutase esse hormônio é convertido em um outro, a di-hidrotestoterona. Esse segundo hormônio, conhecido pelo apelido DHT, é responsável por estimular a glândula sebácea e, consequentemente, a produção de sebo.

O zinco atua reduzindo a secreção do sebo agindo pela inibição da enzima 5-α-redutase. Assim, ajuda no equilíbrio da oleosidade da pele.

Quais os benefícios do Zinco PCA para pele?

Bom o principal benefício é agir com um regulador da produção de sebo, auxiliando no controle de oleosidade da pele. E aqui, vale lembrar: ao contrário do que muita gente pensa, a função do sebo não é te dar dores de cabeça com excesso de oleosidade e acne.

Sua função é, principalmente, dar maleabilidade e frescor à pele. Além disso, o sebo nos protege contra diversas agressões externas. Ou seja, ele é ótimo, só precisa estar equilibrado para que não surjam irritações e inflamações, como a acne.

+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir

Outros benefícios do zinco para pele também é auxiliar a controlar o desenvolvimento de infecções microbianas, por conta de suas propriedades antissépticas. Com isso, ele pode ser muito benefício para peles acneicas, já que inibe a proliferação Propionibacterium acnes, responsável pela inflamação causada pela acne vulgar.

Ou seja, o Zinco PCA não só ajuda suprimir o excesso de produção de sebo, que pode causar o entupimento de poros, mas também contribui para inibir a proliferação de bactérias causadoras da acne, que levam a inflamação.

Super Ácido Glicólico 10%

peptídeo antioleosidade

Um poderoso sérum antioleosidade, formulado especialmente para as necessidades da pele oleosa. Combina a máxima concentração permitida de ácido glicólico (10%) a um tecnológico peptídeo, que age diretamente na causa raiz da oleosidade. Sua fórmula conta ainda com a niacinamida 5% e o gentil ácido lactobiônico para uma ação ainda mais completa.

Assim, controla a produção de sebo excessiva e reduz a oleosidade da pele ao longo do tempo, além de minimizar a aparência de poros dilatados e contribuir para uniformizar a textura geral da pele. Um tratamento antioleosidade que pode ser usado 1x ao dia, na rotina noturna.

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Artigos e referências usados para o texto

Zinc Deficiency

Zinc

Zinc

Voltar para o blog