Tanto falamos por aqui do ácido hialurônico, essa maravilha que o nosso corpo produz naturalmente e que na pele, é o responsável pela cútis hidratada e elástica. Mas esse presente que a natureza nos dá, tem a sua produção eficiente para a "pele dos sonhos" garantida até completarmos 25 anos. E a partir de então, ela começa a diminuir.
Essa queda desenfreada não só aumenta com os passar dos anos (o processo de queda é acelerado a partir dos 40 anos) como a sua qualidade piora. Mas calma lá. Temos também o lado bom!
Podemos repor os níveis com o uso tópico de séruns ou hidratantes e recuperar a elasticidade e aquela textura firme da pele, já que o ácido hialurônico evita a perda de água e promove uma hidratação profunda.
O gráfico abaixo, divulgado no Instagram da médica alemã especializada em cirurgia plástica e estética, Dra. Caroline Kim, demonstra a curva dessa mudança que sentimos na pele.
“A produção começa a cair pelo processo de envelhecimento celular mesmo. Nossas células vão envelhecendo, o metabolismo vai diminuindo, com isso, a produção diminui. A gente vai ficando com balanço negativo, assim como ocorre com as fibras colágenas e elásticas da pele. O colágeno, a elastina e o ácido hialurônico ajudam na firmeza da pele, na sustentação. O ácido hialurônico ainda tem uma capacidade higroscópica, de retenção de líquido muito grande. Ele tem um poder hidratante excelente para a pele”, explica a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam.
Com quantos anos posso começar a usar?
A partir dos 20 ou 25 anos se pode iniciar a hidratação como prevenção do envelhecimento precoce. "Não tem uma idade específica para os pacientes começarem a usar o ácido hialurônico. Mas a partir dos 25 anos vale a pena, porque é quando a gente começa a ter uma redução na produção. O dermatologista vai ter que avaliar. A partir da faixa dos 20 anos, sem dúvida, já é indicado”, afirma a Dra. Ana Carolina Sumam.
O nosso Antioxidante Hidratante combina o ácido hialurônico à cinco antioxidantes (Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína). Já o nosso Hidratante Firmador - que pode entrar na tua rotina de skincare junto com o antioxidante - é um hidratante em gel com oito formas e três pesos de ácido hialurônico combinado com pantenol, cogumelo Fu Ling e fermentados vegetais.
E vale lembrar que o antioxidante é recomendado a partir dos 18 anos. “São substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los. Também hidratam a pele e ajudam a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explicou o Dr. Alberto Cordeio, dermatologista.
Assim como acontece com o ácido hialurônico, as enzimas neutralizantes dos radiciais livres diminuem a partir dos 18 anos. Quer incluir o antioxidante + ácido hialurônico? Te apresentamos o nosso Antioxidante Hialurônico.
Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)