Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar

Batemos um papo com a Dra. Monalisa Nunes para entender mais o assunto

espinhas

Muito se fala por aí de acne: espinhas e cravos que aparecem no rosto e que podem ter as mais diversas causas: da disfunção hormonal da puberdade ao uso de máscaras durante a pandemia. Mas e quando é acne corporal?

Ela pode aparecer sem cerimônias nas costas, no colo e nos ombros. Assim como aquelas espinhas e cravos que aparecem na face. Mas afinal...

Acne facial e a acne corporal são a mesma coisa?

Com a palavra, a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "A acne corporal possui os mesmos fatores da acne facial, como aumento da produção de sebo, proliferação bacteriana muitas vezes ligada à predisposição genética e alterações hormonais. Contudo, pode haver agravantes que pioram o quadro, como o uso de cosméticos muito oleosos para o cabelo e exposição solar desprotegida. Junte a essa lista abafamento do local no uso de roupas, suor excessivo, dentre outros".

Assim como no rosto, a acne corporal também pode acarretar comedões (cravos), que podem se desenvolver a pústulas (espinhas). Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local.

"A adolescência é a fase da vida mais comum para o aparecimento de acne, devidos às alterações hormonais da puberdade. Porém a acne corporal pode estar presente na vida adulta também", aponta ainda a dermatologista.

Cuidados com a acne corporal

É muito importante, especialmente para quem tem acne, seguir ao menos uma rotina básica de cuidados: limpeza, hidratação e proteção são essenciais, sempre com produtos que funcionem para a pele acneica, com ingredientes amigos, que não irritem ainda mais a pele ou obstruam os poros (os tais comedogênicos). E o mesmo vale para a acne que aparece no seu corpo! Vale para o rosto e vale para o corpo também!

É importante também lembrar que é bacana prestar atenção em outros fatores agravantes e pensar na sua pele mais à fundo: é aí que entram alimentação, hábitos de higiene e tratamento de doenças que podem aumentar o aparecimento da acne.

O tratamento

O uso de ácidos, antibióticos e derivados da vitamina A também podem fazer parte do tratamento. "Se a área de acne corporal não for tão extensa, o tratamento medicamentoso costuma ser semelhante ao da face, podendo ser iniciado com medicação tópica. Porém, se a área for muito extensa, inviabilizando esse tratamento, damos preferência aos tratamentos via oral. Quanto aos cosméticos, é importante cuidar dessa área também com um produto de limpeza, hidratante e protetor solar adequados para a pele acneica", aconselha a Dra. Monalisa Nunes.

Crédito: Pexels/ Anna Shvets

Vale lembrar que a pele do rosto e do corpo são diferentes. Por isso, usar produtos pensados para o corpo no rosto não é recomendável. Por outro lado, produtos para face podem sim ser aproveitados na rotina de cuidados de outras regiões da pele: "Os produtos faciais podem ser usados numa área corporal com acne sem problemas. O problema está no inverso, usar produtos corporais no rosto, pois esses produtos costumam ser mais oleosos e densos, podendo predispor ou agravar acne facial", alerta a dermatologista.

Por fim, mas não menos importante, é possível ajudar na prevenção da acne corporal com alguns passos:

  • Manter a área limpa, sem resíduos de produtos para o cabelo;
  • Hidratar diariamente o corpo com hidratante leve, melhorando assim a barreira natural de proteção da pele;
  • Evitar exposição solar desprotegida e intensa;
  • Evitar banhos com água muito quente

Novas etapas: esfoliar e tonificar

Voltando ao papo skincare, dois passos que estão presentes na nossa rotina facial podem ajudar muito a acne corporal: esfoliar e tonificar.

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Se você não retira esses resíduos, a pele fica opaca, sem brilho e vitalidade. Além disso, pode resultar em manchas e poros entupidos.

Já tonificar é uma etapa que está dentro da limpeza. Ela retirar resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo a poluição, além de ajudar a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e  espinhas. Ah, e tem função de manter equilibrado o pH e preparar a pele para receber os cosméticos que você aplica em seguida. A gente sabe bem que algumas áreas podem ser complicadas, como as costas, mas ombros e colo podem se beneficiar dos processos.

"A esfoliação já é bem consolidada. A gente pode, sim, esfoliar o corpo com um produto adequado e sem excessos, em média duas vezes por semana. Tonificar as costas seria ótimo também, mesmo não sendo algo comum no dia a dia", ensina Dra. Monalisa.

A dupla da Sallve que pode ser sua aliada no combate à acne corporal

Você conhece nosso Tônico Renovador? Ele tem uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) que esfolia a pele e limpa os poros profundamente. A boa notícia para quem tem pele acneica? Ele pode ser usado no corpo todo, evitando apenas a área próximas aos olhos e mucosas.

extrato de alcaçuz

"O tônico renovador tem alfa-hidroxiácidos na composição, e o ácido glicólico, especialmente, é um ótimo renovador celular. Ele atua muito no controle da oleosidade e do desentupimento de poros, por isso ajuda muito no atendimento de pacientes que têm foliculite. Com o uso contínuo do Tônico Renovador, os poros vão ficar mais desobstruídos, o que ajuda bastante nesses casos. Além disso, ele tem também uma ação anti-inflamatória que ajuda na melhora da inflamação da foliculite", explica Dra. Monalisa Nunes.

Outro produto que pode ajudar na acne corporal é o nosso sérum antiacne. "Você pode usá-lo topicamente em cima da acne ou nas costas todas", diz Julia Petit. A diferença é que quando você usa na área toda (seja ela qual for), você também tira proveito de sua ação preventiva. Não só ele pode ser tópico, como secativo, como pode ser usado depois da acne também, para tratar hiperpigmentação, por exemplo", segue. "A pessoa pode usar como quiser, para qualquer um desses estágios - antes, durante e depois. Se ela quiser usar no ombro todo, pode usar. Se quiser usar só em cima da espinha, pode também. Mas se ela quer evitar mais acne, o tratamento é contínuo".

Uma observação importante: evite usar o sérum antiacne em cima de pintas, para não acelerar demais a renovação celular naquelas áreas.

Sobre inserir na rotina: ao inserir qualquer um dos dois produtos na sua rotina de cuidados com a pele, use-os em dias alternados pelo menos por uma semana. E se optar pelos dois, alterne os dias de uso entre eles. Se sua pele estiver sensibilizada, não use os dois produtos ao mesmo tempo.

E aí: que tal inserir essa dupla na sua rotina de skincare?

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading