acne cosmética

Acne Cosmética: o que é, como evitar e como cuidar

Se você já teve espinhas após aplicação de cosméticos, saiba que isso tem um nome: acne cosmética!

Muito mais comum do que imaginamos, a acne cosmética é uma condição que tira o sono dos amantes de skincare e de maquiagem. Afinal, se você já teve cravos e espinhas após usar algum cosmético em específico, sabe bem que não é lá muito legal.

O ponto é que reações à cosméticos são comuns, como já te contamos por aqui, e isso não significa que o cosmético em questão é ruim ou que, se não funcionou para você, não vai funcionar para mais ninguém.

Lembre-se: cada pele é uma pele. Os sinais que ela te dá devem ser ouvidos, vistos e sentidos com atenção e carinho. Só assim você entende o que dá match e o que não dá! Fechou? Então, bora entender melhor tudo sobre acne cosmética, que pode ser facilmente resolvida.

acne cosmética

O que é a acne cosmética?

De forma simples, a acne cosmética é uma reação da pele ao uso de certos produtos cosméticos. Costuma atingir mais pessoas com pele oleosa ou com tendência à acne.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

O Dr. Daniel Cassiano, dermatologista membro da sociedade, explica mais: "A acne cosmética pode ser considerada um tipo de dermatite de contato primária, na qual a oclusão e posterior inflamação do folículo se dá pelo uso de tópicos oclusivos sobre a pele."

Podem aparecer cravos (brancos e/ou pretos) ou espinhas onde o produto foi aplicado.

+ Reação a cosméticos: por que isso acontece e o que fazer?

O que causa a acne cosmética?

O que causa é simples: o uso de produtos tópicos sobre a pele, que podem ser mais oleosos, comedogênicos ou simplesmente não darem match com a sua pele oleosa/acneica. Isso não inclui só aquele creminho que você adora, pode ser a base que você usa, um primer.

"Na maioria das vezes são cosméticos ou dermocosméticos com veículo mais oleoso ou quando a própria paciente tem a pele oleosa. Outra causa comum é uso de creme do tipo leave-in que fica em contato com a pele da orla do couro cabeludo, resultando em acne na fronte", completa o especialista.

+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo

Surge logo depois da aplicação ou pode demorar para aparecer?

O Dr. Daniel explica que, geralmente, a acne cosmética costuma surgir depois de poucos dias do uso do cosmético. Mas pode demorar até mais. E caso o contato do produto não seja interrompido, o quadro segue.

O especialista ainda aponta: "alguns pacientes apresentam a pele mais oleosa no verão, ou mulheres que apresentam a pele mais oleosa no período pré-menstrual, nesses casos a acne cosmética também coincide com esses momentos."

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Qual a diferença entre acne cosmética e alergia?

"A acne cosmética não é uma alergia, porque não há sensibilização ao contactante. Ela pode ser classificada como dermatite irritativa de contato primária. Significa que se trata de uma inflamação da pele causado por um contactante", afirma o Dr. Daniel.

A alergia geralmente surge em minutos ou até horas depois do contato. Enquanto a acne cosmética demora alguns dias. A alergia tem como um dos sintomas principais a vermelhidão e a coceira. A acne cosmética não coça e se caracteriza na forma de cravos ou espinhas apenas.

+ Dermatite: você conhece os principais tipos?

Pode espremer?

Não, o ideal é não espremer e já nos contou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes."

O que fazer caso a acne cosmética apareça?

Bem, o primeiro passo é fácil. "O principal é suspender o cosmético suspeito", afirma o Dr. Daniel Cassiano. Afinal, a acne cosmética é temporária e, se você identifica o problema/causa logo, melhor.

Produtos específicos para acne também podem ajudar. Incluindo os secativos (olá, Sérum Antiacne!), que são ótimos aliados para tratar espinhas, pois eles agilizam o processo de cicatrização, evitando principalmente que a gente teime em mexer e espremer as nossas espinhas.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

"Além disso, secativos diminuem as chances da inflamação aumentar e se tornar uma espinha mais profunda, minimizando os riscos de manchas e cicatrizes", já nos ensinou a Dra. Monalisa Nunes.

Vale lembrar que é sempre importante consultar um dermatologista, é ele que vai te ajudar a ter o melhor diagnóstico e te ajudar a montar uma rotina para controlar a acne.

+ Estresse causa acne sim! Entenda por que e aprenda a tratar

Casos de acne cosmética também podem evoluir e pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos para desinflamar a pele. Por isso, procure sempre um especialista.

Dá para prevenir?

Talvez a principal forma de prevenção seja sempre procurar produtos não-comedogênicos, que não vão ser oclusivos. Além disso, manter uma rotina de cuidados com a pele, com limpeza, hidratação, produtos para tratamento e proteção já é um excelente caminho.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Vale lembrar que a acne cosmética não está relacionada a um ativo em si. "Ela está relacionada mais aos veículos dos cosméticos. Creme, óleo, emulsão, podem ser veículos mais oleosos e devem ser evitados", explica o Dr. Daniel. 

Outros passos importantes:

  • Lembre-se sempre de tirar a maquiagem antes de dormir.
  • Limpe seus pinceis de maquiagem, porque pinceis sujos podem contribuir para oclusão dos poros. Até porque eles acumulam produtos e bactérias. Portanto, nunca esqueça de limpar!

+ Como tirar a maquiagem e por que esse passo é tão importante?

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

linha antiacne

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog