Baicalina: o que é, o que faz e quais os benefícios

Baicalina: o que é, o que faz e quais os benefícios

A baicalina é incrível para combater a queda de cabelo e aumentar a densidade dos fios

Você pode até não conhecer a baicalina, mas ela é uma aliada e tanto quando falamos em saúde dos cabelos. Afinal, entre seus benefícios mais conhecidos está o de ajudar no combate a queda dos fios.

baicalina

O que é a baicalina?

A fonte mais conhecida de baicalina é uma planta chamada Scutellaria baicalensis Georgi, que é perene e pode atingir até 1,2m de altura e apresenta flores roxo-azuladas. Cresce principalmente na China, Rússia, Mongólia e toda a península coreana. É uma das 50 ervas fundamentais para a medicina tradicional chinesa, sendo também utilizada no Nepal, Japão e Coreia (Stutte, 2008).

+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?

A planta foi usada por milhares de anos para tratar doenças como pressão alta, problemas respiratórios, aliviar e desintoxicar processos febris, entre outras condições inflamatórias. A Scutellaria baicalensis está registrada na Farmacopéia Japonesa JPXIII e na Farmacopéia Chinesa.

A baicalina faz parte da família das flavonas, ou seja, é um flavonoíde. Os flavonóides pertencem ao grupo dos polifenóis e são comumente encontrados em hortaliças, frutas, cereais, entre outros.

+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?

Eles têm como função proteger a planta do estresse oxidativo. Quando falamos sobre o uso cosmético, eles trazem altas concentrações antioxidantes, ajudando aneutralizar a ação de radicais livres, mas também diversos outros benefícios.

Onde a baicalina age?

A baicalina tem funções para ajudar na saúde da pele, claro, como no combate ao envelhecimento precoce, devolver a elasticidade e, principalmente, ser um anti-inflamatório potente, podendo ajudar em doenças inflamatórias da pele.

Mas é na saúde dos cabelos que ela realmente brilha. E para que possamos entender como ela age, é importante relembrar o ciclo de crescimento dos cabelos. Cada folículo piloso (onde nascem os fios) passa constantemente por três estágios:

  1. Anágena: de forma geral, é a fase em que o fio de cabelo está sendo produzido. Quando ele cresce e forma a haste capilar. Aqui há uma alta divisão e multiplicação celular, fazendo com que o cabelo aumente de comprimento. Entre 85% a 90% dos seus folículos capilares estão nesse estágio no momento. Essa fase pode durar entre dois e sete anos.
  2. Catágena: as divisões celulares que estavam acontecendo param de ocorrer. Ou seja, o cabelo para de crescer e há uma fase de trasição. O processo dura de uma a três semanas. Cerca de 1% do seu cabelo está nessa fase agora.
  3. Telógena: de forma geral, é a fase em que os seus fios caem dos folículos pilosos, a fase de repouso. A fase telógena normalmente dura de 2 a 4 meses, antes que os folículos entrem novamente na fase anágena e o ciclo recomece. Durante esta fase, a haste do cabelo amadurece em um cabelo totalmente queratinizado, que se desprende do folículo (geralmente ao pentear ou lavar o cabelo). A maioria das pessoas perde de 50 a 150 fios por dia. Entre 10 a 15% está nessa fase agora. Quando essa porcentagem aumenta, há uma queda excessiva de cabelo.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

Dito isso, vamos voltar a baicalina! Aqui vamos te contar um pouco mais sobre como ela age para combater a queda capilar e ajudar com o crescimento do cabelo.

Os folículos em crescimento usam glicose quase duas vezes mais rápido que os folículos em repouso para obter energia celular (ATP). Durante este processo o oxigênio é consumido e a respiração celular é aumentada. A baicalina ajuda a aumentar a produção de ATP, que fornece energia necessária para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do cabelo. Ao mesmo tempo, protege contra o estresse oxidativo, que pode surgir como consequência da alta produção de energia celular (ATP).

Resumindo, a baicalina fornece nutrientes que deixam os folículos pilosos mais ativos e proliferantes, ajudando em uma indução do crescimento capilar, aumento da densidade dos fios e prolongamento da fase anágena (quando o fio nasce e cresce).

+ Estresse pode causar queda de cabelo?

A baicalina ativa células-tronco através da indução da expressão TERT (Transcriptase Reversa Humana). Isso acelera o início da fase anágena, o que resulta em novos fios de cabelo.

Segundo estudos, a TERT induz uma rápida transição da fase telógena para a anágena, facilitando o crescimento do cabelo ao induzir células-tronco quiescentes (que estão em repouso) a proliferar e se mobilizar. Como resultado, vemos um crescimento de cabelos novos mais fortes e resistentes.

Por fim, a baicalina ainda protege contra a senescência celular, um processo em que há uma parada de divisão celular, fazendo com que entrem em um estado de suspensão permanente de crescimento.

Estudos apontam que as células da papila dérmica (uma estrutura do folículo piloso) de um couro cabeludo calvo sofrem de senescência prematura em comparação com couros cabeludos normais.

+ Proteger o cabelo dos raios UV?

Tá, mas o que isso quer dizer na prática? Lembra que contamos que a baicalina induz a produção de TERT e também protege do estresse oxidativo? Pois bem, isso quer dizer também que ela retarda o envelhecimento precoce dos fios, que assim como a pele também sofrem com agressores diários (sol, poluição, estresse) e alta produção de radicais livres. Por seu mecanismo de ação, os fibroblastos (fibras do tecido conjuntivo) são protegidos contra o processo de senescência celular. Isso faz com que eles permaneçam jovens e ativos, o que resulta em um prolongamento da fase anágena (quando os cabelos crescem).

Quais os benefícios da baicalina para o cabelo?

Resumindo, a baicalina traz os seguintes benefícios incríveis para os nossos fios de cabelo:

  • Aumento do crescimento capilar
  • Aumento da densidade do cabelo
  • Combate a queda do cabelo

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista/tricologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele e dos seus cabelos!

Referências usadas para esse

Senescência celular

Calvície – O que é e suas causas

Effects of Baicalin on Alopecia and the Associated Mechanism

Baicalin attenuates gentamicin-induced cochlear hair cell ototoxicity

Adachi K. et al. Activity of Glucose-6-phosphate 1-Dehydrogenase in Hair Follicles with Male-pattern Alopecia. Biosci. Biotechnol. Biochem. 1999, 63(12):2219-2221.

Adachi K. et al. Human Hair Follicles: Metabolism and Control Mechanisms. J. Soc. Cosmeti. Chem. 1970, 21:901-924.

Voltar para o blog