O gengibre é bastante conhecido por suas inúmeras propriedades para o nosso corpo. Também é excelente quando usado na culinária em pratos doces e salgados. E no chá? E o quentão? Só delícias. Mas você já ouviu falar que o extrato de gengibre pode ser benéfico para a pele? Aqui vamos explicar tudo direitinho!
O que é o extrato de gengibre?
O gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz e seu extrato é obtido a partir dela. É rica em diversos componentes, incluindo compostos fenólicos, terpenos, polissacarídeos, e lipídeos.
+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes
Há milhares de anos o gengibre é usado como tempero, mas também como remédio, como acontece na medicina tradicional chinesa, por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, melhora no sistema digestivo, entre outros.
Benefícios do extrato de gengibre para pele
Quando pensamos nos benefícios do gengibre de forma geral, eles são atribuídos aos compostos fenólicos, como gingerol e shogaol. Quando falamos de pele, isso se repete e seus principais benefícios também estão ligados a esses dois compostos.
-
É antioxidante: sim, por conta dos seus compostos fenólicos, o extrato de gengibre tem propriedades antioxidantes, ajudando a "capturar" radicais livres, evitando danos a células.
A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já nos explicou um pouco mais sobre radicais livres e antioxidantes: "Os radicais livres são moléculas bem instáveis que danificam as células e ao DNA, causando danos à nossa pele. Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele". Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce, hiperpigmentação e, em alguns casos, melanoma.
Mas como os radicais livres contribuem para o envelhecimento da nossa pele? Eles provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.
+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
-
Anti-inflamatório: o extrato de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a vermelhidão da pele.
-
Acalma a pele: o 6-gingerol, biotivo presente no gengibre tem efeitos analgésicos, segundo estudos. Outros estudos dão conta que o extrato de gengibre inibe a expressão gênica associada à irritação na pele.
- Protege a barreira lipídica da pele: estudos afirmam que o extrato de gengibre pode melhorar a estrutura e função da pele, além de ajudar a proteger a barreira lipídica, deixando a pele mais forte, além de contribuir com a melhora a cicatrização.
Extrato de gengibre na sallve
Aqui na sallve, o extrato de gengibre aparece na fórmula do ÓIeo Antioxidante facial, um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.
Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.
Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.
Procurar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok?
Artigos e referências usados para esse texto
Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe)