Extrato de Gengibre: conheça todos os benefícios do ativo para pele

Além de propriedades antioxidantes, o extrato de gengibre também é conhecido pelas propriedades anti-inflamatórias

O gengibre é bastante conhecido por suas inúmeras propriedades para o nosso corpo. Também é excelente quando usado na culinária em pratos doces e salgados. E no chá? E o quentão? Só delícias. Mas você já ouviu falar que o extrato de gengibre pode ser benéfico para a pele? Aqui vamos explicar tudo direitinho!

extrato de gengibre

O que é o extrato de gengibre?

O gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz e seu extrato é obtido a partir dela. É rica em diversos componentes, incluindo compostos fenólicos, terpenos, polissacarídeos, e lipídeos.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Há milhares de anos o gengibre é usado como tempero, mas também como remédio, como acontece na medicina tradicional chinesa, por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, melhora no sistema digestivo, entre outros.

Benefícios do extrato de gengibre para pele

Quando pensamos nos benefícios do gengibre de forma geral, eles são atribuídos aos compostos fenólicos, como gingerol e shogaol. Quando falamos de pele, isso se repete e seus principais benefícios também estão ligados a esses dois compostos.

  • É antioxidante: sim, por conta dos seus compostos fenólicos, o extrato de gengibre tem propriedades antioxidantes, ajudando a "capturar" radicais livres, evitando danos a células.

    A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já nos explicou um pouco mais sobre radicais livres e antioxidantes: "Os radicais livres são moléculas bem instáveis que danificam as células e ao DNA, causando danos à nossa pele. Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele". Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce, hiperpigmentação e, em alguns casos, melanoma.

    Mas como os radicais livres contribuem para o envelhecimento da nossa pele? Eles provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

    + 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
  • Anti-inflamatório: o extrato de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a vermelhidão da pele.
  • Acalma a pele: o 6-gingerol, biotivo presente no gengibre tem efeitos analgésicos, segundo estudos. Outros estudos dão conta que o extrato de gengibre inibe a expressão gênica associada à irritação na pele.
  • Protege a barreira lipídica da pele: estudos afirmam que o extrato de gengibre pode melhorar a estrutura e função da pele, além de ajudar a proteger a barreira lipídica, deixando a pele mais forte, além de contribuir com a melhora a cicatrização.

Extrato de gengibre na sallve

óleo antioxidante facial

Aqui na sallve, o extrato de gengibre aparece na fórmula do ÓIeo Antioxidante facial, um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Procurar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok?

Artigos e referências usados para esse texto

Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe)

Gingerol

Effects of Ginger (Zingiber officinale) on Skin Conditions

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Login efetuado com sucesso!