Linhas de expressão: o que são, como prevenir e como cuidar

Se você tem dúvidas sobre linhas de expressão, aqui é seu lugar. Preparamos um guia para te explicar tudo direitinho!

Talvez você já tenha notado algumas linhas finas no seu rosto, que começam principalmente por volta dos 30 anos e se acentuam ao longo dos anos. Prazer, linhas de expressão! Se você sempre quis saber como elas surgem, se dá para prevenir e qual o melhor tratamento, aqui é seu lugar!

linhas de expressão

O que são linhas de expressão?

Linhas de expressão são rugas mais superficiais, também conhecidas como rugas dinâmicas. Elas aparecem em regiões de movimento, como na testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e dos lábios.

+ 13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

"As linhas finas surgem pelos movimentos da face mesmo. Pelo movimento contínuo da expressão facial. Então, as áreas onde temos uma dobra, um esmagamento, um estreitamento, vai produzir a linha fina de expressão", conta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Quais fatores causam as linhas de expressão?

Antes de mais nada, é importante lembrar que as rugas são resultado do envelhecimento natural da pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que há o envelhecimento intrínseco/cronológico, determinado por fatores genéticos, questões hormonais e reações metabólicas. Nesse processo de envelhecimento, estão os efeitos da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, o fato da pele ficar mais fina e também entra o ressecamento.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

"As linhas finas acontecem por esses processos diretos de envelhecimento da pele. Além dos externos também, como exposição solar, tabagismo, álcool, alimentação, sedentarismo, que são fatores que corroboram e aceleram esse processo de envelhecimento", afirma a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Nessa receita, ainda entra um ingrediente: a perda do colágeno. A partir dos 25 anos, estima-se que essa produção de colágeno caia 1% anualmente - nos primeiros anos da menopausa, porém, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos - o que abre caminho para as rugas e linhas de expressão. 

+ Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

Além da perda natural, tem todos os fatores externos que aceleram a degradação da proteína. Segundo a Dra. Monalisa Nunes, a exposição solar sem proteção é a grande questão quando o assunto é a degradação de colágeno. "Não usar o protetor solar é o primeiro e o mais importante, é o que mais causa perda de colágeno", afirma.

"A perda de colágeno faz com que a pele fique mais fina. E o que acontece? A pele tende a marcar mais fácil com o movimento da expressão facial. Quanto mais colágeno você tem, mais lento vai ser o aparecimento das rugas. Então, prevenir e evitar as causas de perda de colágeno, também vai prevenir as linhas finas", completa.

Quando começam a aparecer?

As linhas finas são logo as primeiras rugas que aparecem na pele e entre os 25 e 30 anos elas podem começar surgir. Mas vale lembrar que cada pele é uma pele e tem muitos fatores que influenciam nesse aparecimento.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

"As linhas finas de expressão podem acontecer em pessoas muito jovens também. E isso é muito da genética. Geralmente, é fator genético ou exposição solar muito intensa. Surfistas, esportistas que ficam ao ar livre, pessoas que trabalham na rua, na lavoura. Essas pessoas, mesmo jovens, já têm linhas de expressão muito aparentes", pondera a Dra. Monalisa.

Dá para prevenir linhas de expressão?

Claro que dá! O primeiro ponto é a exposição solar. Ela tem um papel crucial no envelhecimento precoce da pele. Ou seja, usar protetor solar todos os dias é a grande dica. Ele é seu aliado número um para prevenir que rugas e linhas de expressão. Além disso, respeitar os horários adequados de sol, evitando a exposição das 10h às 16h.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

A Dra. Monalisa ainda emenda algumas dicas: ter uma alimentação adequada, não ser sedentário, não fumar, beber água, hidratar a pele, tratar a pele usando produtos que estimulem a produção de colágeno e fazer procedimentos que estimulem a produção de colágeno.

"Temos os procedimentos que estimulam o colágeno e o uso dos cosméticos que são estimulantes de colágeno e fazem a renovação celular. Eles aumentam a taxa de renovação e isso vai fazer também com que a pele vá sempre se renovando, diminuindo esse processo de marcar na pele", diz a médica.

Hidratação e linhas finas

A hidratação é uma parte importante para quem quer fazer um tratamento para suavizar e prevenir linhas, ajudando a deixar a textura da pele mais uniforme. "Gosto de fazer a analogia dessa questão de hidratação e linhas finas com o solo quando está ressecado, que começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele", explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

"Quando a pele está mais desidratada, as células ficam mais "murchinhas". Principalmente, o que está entre as células, a matriz extracelular, fica mais deficiente. Então, é como se toda a pele ficasse com um volume menor. Isso dá uma sensação tanto de aspereza, quanto uma maior visibilidade das linhas naturais que temos na pele. Elas ficam mais visíveis. Portanto, quando você hidrata essa pele, esse volume aumenta e preenche melhor. A derme fica mais preenchida, a epiderme também. Isso dá visivelmente uma suavização das linhas finas no rosto. A hidratação é super importante por isso", completa ainda.

Toxina botulínica

Quando falamos em procedimento mais efetivo, a dermatologista cita a toxina botulínica, o famoso botox. E aposto que você lembrou dele em algum momento quando leu a palavra "linhas de expressão".

+ Os benefícios das fórmulas da Sallve para a pele madura

"Quando a gente fala de linha de expressão, além da questão de aumentar o banco de colágeno, a gente tem também a toxina botulínica, que é o mais falado e usado para evitar as linhas de expressão. A gente faz com que a contração do músculo seja mais leve, não marque tanto. Isso prolonga o tempo que a linha de expressão vai se instalar", explica.

Ativos amigos

Já te contamos aqui no blog alguns ativos que são aliados na hora de prevenir e tratar as linhas de expressão. A vitamina C, por exemplo, é um importante antioxidante que atua na produção de colágeno da pele e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV, como indica um estudo da Universidade de Oregon. No mesmo caminho, está a vitamina E, que também neutraliza o efeito oxidante dos radicais livres, e a astaxantina.

A niacinamida é um antioxidante potente, com relação com a vitamina B3. Ela ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade, além de estimular a produção de colágeno.

+ Ácido hialurônico e Vitamina C: combinação incrível para pele

O extrato de chá verde tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: o chá verde pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pelo sol, proteger a pele do câncer e diminuir a perda de colágeno. 

A cafeína é também um antioxidante: quando formulada em cosméticos e aplicada à pele, pode tornar as rugas menos definidas, especialmente os famosos "pés de galinha", próximos aos olhos( entenda como age e quais são os benefícios).

Outra estrela é a Carnosina, um ativo biomimético que, além de ser antioxidante, protege contra os danos da radiação IR, azul e visível, ajudando a preservar a estrutura da pele e prevenir a hiperpigmentação. Mas o ponto principal é que ele também é antiglicante, ou seja, age para proteger o colágeno, diminuir a produção de radicais livres e prevenir os sinais do tempo.

E o ácido hialurônico? Ele também ajuda. Um outro benefício do uso do composto é que, como é responsável por preencher espaços entre as células, acaba atuando no preenchimento natural de sinais e linhas de expressão, proporcionando uma textura mais uniforme da pele, indicam estudos.

+ Linhas finas: melhores ingredientes para prevenir e tratar

Outros estrelas são os hidroxiácidos, tanto os alfa (como o ácido glicólico), como os betas (ácido salicílico, por exemplo). Eles são esfoliantes e removem a camada superior da pele, em que estão células velhas e mortas. Com isso, estimulam o crescimento de uma nova camada de pele, lisa e uniformemente pigmentada.

O retinol também é um ingrediente queridinho e que, comprovadamente, melhora rugas e marcas de expressão, como o bigode chinês. Porém, o melhor é usar a alternativa natural desse composto, como os chamados retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Eles têm as mesmas propriedades do retinol e as pesquisas indicam que são mais suaves para pele.

Família Sallve

Tem vários membros da família Sallve que podem ajudar quando o assunto são linhas finas. Aqui te apresentamos alguns deles:

Antioxidante Hidratante

Antioxidante Hidratante é usérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: carnosina, vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

linhas de expressão

Hidratante Firmador

Seja para quem quer um aliado na pele jovem para manter o tão amado viço, ou para quem quer um boost para tratar a pele madura, é aqui que entra o nosso Hidratante Firmador.

Ele potencializa a firmeza, hidrata profundamente, suaviza linhas finas, aumenta a luminosidade da pele - e de quebra dá um efeito tensor instantâneo. Tudo o que a gente quer, não é mesmo? 

Único sérum-gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Extrato de Tara.

Sérum Uniformizador

O Sérum Uniformizador é uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. A niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

óleo antioxidante facial

Óleo Antioxidante Facial

O Óleo Antioxidante Facial é um óleo concentrado de tratamento, com textura aveludada e que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Máscara Super Renovadora

A fórmula da Máscara Super Renovadora é uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente.

Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme, aparência de poros reduzida, além de suavizar cicatrizes de acne, linhas finas e manchas. O creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade.

Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

E aí, que tal incluir o Óleo Antissinais na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar: procurar um dermatologista é sempre o mais indicado para sua pele, ok?

Artigos e referências usadas para o texto

Envelhecimento - SBD

Toxina botulínica

Radiofrequência no tratamento das rugas faciais

TOXINA BOTULÍNICA NA PREVENÇÃO DE RUGAS FACIAIS

Resultados da aplicação de incobotulinumtoxinA em pacientes para correção de rugas dinâmicas

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Login efetuado com sucesso!