Luteína: o que é, o que faz e quais os benefícios para pele

Já podemos adiantar que a luteína faz parte da família dos caratenóides e é um antioxidante

Que a Sallve adora um antioxidante, não é novidade nenhuma, né? Pois muito que bem, hoje viemos apresentar mais um para você já anotar aí na sua listinha de ativos incríveis para a pele: olá, luteína! O nome é esquisitão e talvez você nunca sequer tenha ouvido falar dela, mas hoje vamos te explicar todos os detalhes.

luteína

O que é luteína?

A luteína é um caratenóide natural, ou seja, um pigmento responsável por dar cor a alguns alimentos que conhecemos. Ele está presente na couve, no espinafre, no brócolis, no milho, na gema de ovo, entre muitos outros.

+ Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Ela não é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, mas é essencial para o seu bom funcionamento. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos com luteína.

O que faz?

A luteína está muito ligada a saúde dos nossos olhos. Ela é encontrada mais precisamente na mácula lútea. Estudos mostraram que a luteína pode fornecer proteção significativa contra o dano potencial causado pela luz que atinge essa porção da retina.

+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada

Ela contribui para filtrar comprimentos de onda de alta energia encontradas na luz visível, protegendo os olhos contra a formação de espécies reativas de oxigênio e radicais livres.

A luteína também pode ser encontrada na nossa pele. Sua função também é antioxidante. Estudos apontam que a luteína age contra danos à pele induzidos pela luz, especialmente os comprimentos de onda ultravioleta.

Quais os benefícios da luteína para pele?

Se a gente fosse resumir em tópicos os benefícios da luteína para pele, sem dúvida três pontos precisariam ser ressaltados:

Para explicar tudo isso, é importante relembrar a importância dos antioxidantes para nossa pele. Os radicais livres são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, e que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo, quando existentes em excesso.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes em questão diminuem a partir dos 18 anos.

Além disso, fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres (como a exposição solar, a poluição, a luz azul, o álcool e a alimentação desequilibrada) e gerar consequências nada agradáveis para o corpo como um todo. Aí que entra a importância dos antioxidantes na nossa vida.

A luteína é conhecida exatamente por sua função antioxidante. Ela age como um agente de proteção da pele (e dos olhos também) contra os efeitos da radiação ultravioleta e também da luz visível e azul.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

Como você leu ali em cima, a radiação UV ajuda a aumentar a produção de radicais livres. Com esse aumento desenfreado, há uma degradação de colágeno e elastina, entre muitos outros pontos. Isso contribui para o envelhecimento precoce da pele, que fica menos firme, perde elasticidade e firmeza, gerando o aparecimento de rugas e linhas finas.

A luteína é um excelente ativo é para estar em formulações antioxidantes, conferindo para a pele uma proteção extra das agressões diárias que ela sofre. Legal, né?

Luteína na sallve

óleo antioxidante facial

A luteína é um dos ativos da fórmula do ÓIeo Antioxidante facial. Ele é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Lembre-se: consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável para sua pele, ok?

Artigos e referências usadas para esse texto

Lutein and zeaxanthin in eye and skin health

The science behind lutein

Xanthophyll (lutein, zeaxanthin) content in fruits, vegetables and corn and egg products

Xanthophyll

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Login efetuado com sucesso!