10 mitos e verdades sobre a pele sensível

10 mitos e verdades sobre a pele sensível

Pele sensível não pode usar ácidos e só aparece na pele seca? Vem saber mais sobre esse tipo de pele

Quem tem pele sensível frequentemente é bombardeado de informações sobre ações corriqueiras na rotina de cuidados que são terminantemente proibidas para esse tipo de pele. Aliás, rotina de skincare: só hidratação, lavar o rosto não pode? Tomar sol nem pensar? Pele sensível é sempre seca?

Como você pode ver, as dúvidas são muitas sobre esse tipo de pele, que é caracterizada por ser suscetível a vermelhidão, inflamação e ressecamento. Mas calma que a gente vai desvendar mitos sobre pele sensível por aqui. Todos prontos?

mitos pele sensível

1 – Pele sensível é sempre seca

Atenção: é mito! Pele seca não é sinônimo de pele sensível. Existem quatro tipos de pele (oleosa, mista, normal e seca) e todas elas podem ser sensíveis. É como se a pele sensível fosse um tipo extra, que pode atingir todas as quatro.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

É algo que você também não consegue mudar. Você pode estar com a pele não sensibilizada, mas vai sempre ter uma pele sensível. Exatamente como acontece com outros tipos de pele. Por exemplo, você tem uma pele oleosa. Com a rotina e cuidados, você controla a oleosidade, mas geneticamente é uma pele que tende a ser mais oleosa.

Dito isso, a pele seca pode ter tendência a ficar sensível. “Por ter uma barreira cutânea comprometida pela falta de hidratação”, já nos contou a Dra. Camila Rosa, dermatologista.

2 – Pele sensível é tudo igual

Não é, não! Há vários tipos e diagnósticos para quem tem pele sensível e daí a importância de você procurar um dermatologista para entender melhor qual é o seu tipo. Os principais são:

  • Pele atópica: é a pele que desenvolve sensibilidade por fatores diretamente ligados a quadros alérgicos.
  • Pele naturalmente sensível: por conta de fatores genéticos. Eczema, rosácea e psoríase podem se encaixar facilmente neste grupo.
  • Pele sensível por reação ao ambiente: este tipo de sensibilidade ocorre como reação ao (como o próprio nome diz) ambiente que você frequenta. Pense em exposição solar, poluição e até fumaça de cigarro. Basta entrar em contato com alguns destes fatores e pronto, a irritação logo aparece.
  • Pele reativa: é aqui que se encaixa a pele sensível por reação a cosméticos. Inserir um novo ativo em sua rotina sem cautela, experimentando uma vez por semana para ir acostumando sua pele com a substância, por exemplo, pode resultar em inflamação e até uma crise de acne.
  • Pele fina: com o passar dos anos, nossa pele vai ficando mais fina, o que a torna mais frágil e suscetível a inflamações e irritações.
  • Pele sensível durante a gravidez: alterações hormonais durante a gestação também podem desencadear um quadro de pele sensível, ou aguçar condições já existentes, como dermatite.

+ Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento

3 – Quem tem pele sensível não pode lavar o rosto com sabonetes

Não é bem assim! Quem tem pele sensível deve sim limpar o rosto, mas de preferência com produtos específicos para esse tipo de pele (olá, Limpador Facial e Leite Micelar!).

“Os sabonetes e limpadores devem ser suaves, com poucos ativos espumantes. Eles são uma ótima pedida para esse tipo de pele”, explica o Dr. Danilo Talarico, pós-graduado em Dermatologia.

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

E a frequência? Não mais que 2 vezes ao dia, de forma delicada, sem uso de buchas ou utensílios abrasivos.

4 – Pele sensível precisa de uma rotina mais intensa de hidratação

Não mais intensa, mas de hidratante que tenham ação de reparação da barreira cutânea, calmante e anti-inflamatória. Ou seja, hidratantes específicos para esse tipo de pele.

Lembrando que a hidratação é parte essencial para que a barreira de proteção da pele siga íntegra e forte, o que evita quadros de sensibilidade.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

5 – Quem tem pele sensível deve evitar exposição prolongada ao sol

Sim, é verdade. Quem tem pele sensível deve evitar o sol por longos períodos, porque isso pode sensibilizar e ressecar ainda mais a pele.

E não pode esquecer: use protetor solar todos os dias. E essa parte é dica para todos as peles, ok?

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

6 – Rotina de skincare para pele sensível: só hidratação e proteção

Como você já deve imaginar, é mito! Porém, é importante que você consulte um dermatologista para entender o que faz sentido para sua pele sensível e o que pode ou não ser bacana para tratar o que você gostar.

Um dica valiosa para quem tem pele sensível, quando falamos sobre como inserir novos cosméticos em nossas rotinas: comece com um de cada vez, em doses homeopáticas (alternando os dias, por exemplo), para ir acostumando a pele.

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

7 – Pele sensível não pode usar nenhum tipo de ácido

Não é bem assim. Alguns ativos renovadores celulares, como o retinol, por exemplo, podem ser mais associados a sensibilidade da pele e, por isso, em alguns casos não são os mais indicados para peles sensíveis.

“Temos excelentes ácidos, como os alfa-hidroxiácidos, muito indicados para esses tipos de pele sensível”, afirma.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

Lembrando que, quando a pele sensível não está em crise ou em momentos de sensibilidade, com a barreira cutânea íntegra e forte, é possível ter uma rotina de skincare assim como todos os outros tipos de pele, focada em suas principais necessidades.

8 – Pele sensível só pode usar produtos testados em pele sensível

Não é uma regra absoluta, mas é muito interessante que você procure fórmulas testadas em pele sensível.

“Usar produtos já testados para seu tipo de pele, sendo ela sensível, oleosa, seca ou mista já é meio caminho andado para ter o sucesso da boa eficiência desse cosmético, afinal já colocaram ele na prova de fogo para garantir que ele tem boa ação e baixo efeito colateral naquele tipo de pele testado”, opina o Dr. Danilo Talarico.

+ Como funciona a área de Testes Clínicos da Sallve?

9 – Pele sensível tem uma barreira cutânea mais frágil

Verdade! É uma pele suscetível a vermelhidão, inflamação e ressecamento. Ela, no geral, tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.

10 – Pele sensível e sensibilizada é a mesma coisa

Mito! A pele sensível é um tipo de pele, é contínuo, não mutável. Já a pele sensibilizada é temporária, geralmente causada por fatores externos, como exposição solar prolongada, banhos quentes, depilação, etc.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Exatamente por isso que você consegue estar com a pele não sensibilizada, mas vai sempre ter uma pele sensível.

Sallve e pele sensível

A Sallve se preocupa com as peles sensíveis e tem diversas fórmulas na linha que são testadas nesse tipo de pele, além de uma linha de reparação que foi especialmente pensada para ela.

Limpador Facial

Um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, inclusive em peles sensíveis.

Leite Micelar

Uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nossa Água Micelar bifásica oferece até às peles mais sensíveis a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível. Sua fórmula tem Leite de Arroz na composição e tensoativos leves (moléculas de limpeza), que limpam sem deixar a pele pegajosa ou ressecada.

Sérum Uniformizador

Uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas. Para área dos olhos, rosto e corpo.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Hidratante Reparador

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Protetor Solar Corporal

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. é hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Antioxidante Hidratante Pele Sensível

antioxidante hidratante pele sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, aliados a todo o poder calmante e hidratante do Bisabolol e do Phytoesqualano. o resultado é a prevenção e suavização de linhas finas, maciez, viço e uma pele muito mais uniforme.

Vem conhecer o Antioxidante Hidratante Pele Sensível!

Voltar para o blog