A pele oleosa tem um aspecto mais brilhante e espesso por conta da produção de sebo maior do que o normal - especialmente na zona T. Por conta disso, frequentemente tem poros dilatados e pode até vir acompanhada de cravos e espinhas. E não é surpresa para ninguém que controlar essa oleosidade excessiva é uma das maiores dores de quem tem esse tipo de pele.
Pensando nisso e nas necessidades da pele brasileira, a nossa linha de Super Ativos tem uma fórmula que foi exclusivamente pensada nas peles oleosas: o Super Ácido Glicólico 10%, que chega para ajudar a controlar e reduzir a oleosidade, além de minimizar a aparência de poros dilatados.
E aqui é importante ressaltar: tudo isso sem ressecar a pele excessivamente. Afinal, controlar a oleosidade é completamente diferente de extinguir completamente o sebo!
+ Efeito rebote: o que é, o que causa e como controlar
O sebo natural da pele é importantíssimo para a sua saúde. Ele compõe a barreira lipídica, que por sua vez vem a ser justamente o que protege sua pele das agressões externas e da desidratação. Se você tem uma barreira de óleo sobre a pele, a água fica "presa", sem conseguir atravessar essa barreira. É assim que ela se mantém hidratada. O segredo é o equilíbrio e não acabar de uma vez com a oleosidade natural da pele.
Como a fórmula do Super Ácido Glicólico age?
Como já dissemos, a fórmula foi inteiramente pensada para controlar a oleosidade da pele e, para isso, unimos ativos clássicos e tecnológicos em alta concentração para uma ação ainda mais efetiva e potencializada.
+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir
Para começar, 10% de ácido glicólico, ou seja, a concentração máxima permitida de alfa-hidroxiácidos em cosméticos. Ele tem baixo peso molecular e consegue penetrar mais profundamente na pele, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs.
Seus benefícios são incríveis para peles oleosas, já que ao promoverem uma esfoliação química, conseguem ajudar a manter os poros livres do sebo excessivo, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade. Além disso, é claro que também contribuem para uniformizar a textura geral da pele.
Para ser a dupla ideal do clássico ácido glicólico, um inovador peptídeo. O peptídeo antioleosidade age por uma via diferente do que a maioria dos ativos que controlam a oleosidade. “Dentro da glândula sebácea, temos receptores de melanocortina-5 (MCR5). Esse peptídeo vai atuar exatamente nesse receptor, se ligando a ele e não deixando que a melanocortina5 se ligue à nossa glândula sebácea. Isso é relevante porque há estudos que afirmam que o aumento da melanocortina-5 na nossa glândula sebácea ativa a glândula para produzir mais sebo na nossa pele. Então, temos uma via diferente do que a tradicional. Ele se liga nesse receptor e com isso diminui a oleosidade da pele”, explica a pesquisadora Renata Ribon de Melo, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
+ Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa
“A pele oleosa tem vários fatores que levam a essa oleosidade excessiva, não só o aumento da produção de hormônio, como ocorre na puberdade. A partir dos 35 anos já temos uma redução na produção do hormônio, então, será que só a atuação tradicional na enzima 5α-redutase é eficaz? O que é legal do peptídeo antioleosidade é que ele atua ali na glândula, mas na etapa final da produção. É muito legal para quem já passou da puberdade e ainda sofre muito com o excesso de oleosidade”, afirma nossa pesquisadora.
Completando essa fórmula, temos ainda a niacinamida a 5%, um ativo poderoso, com múltiplos benefícios, entre eles o de controlar a oleosidade da pele, hidratar e uniformizar o tom da pele.
Contamos ainda com o ácido lactobiônico, um poli-hidroxiácido (PHA), que potencializa a ação renovadora da fórmula de maneira gentil, contribuindo também para melhorar a textura, reduzir a aparência dos poros e equilibrar a hidratação da pele.
+ Hidratante para pele oleosa: por que é importante e dicas para escolher o ideal
Já para potencializar o controle de oleosidade temos ainda o Zinco PCA, que é um ativo muito clássico no assunto oleosidade: ele atua reduzindo a secreção do sebo agindo pela inibição da enzima 5-α-redutase. Ou seja, a via clássica de ativos que atuam nessa área. O melhor dos dois mundos, já que o peptídeo antiacne age por outra via!
Quais os benefícios do Super Ácido Glicólico?
- controlar a oleosidade excessiva
- reduzir a oleosidade ao longo do tempo
- uniformizar a textura da pele
- reduzir a aparência de poros dilatados
Super Ácido Glicólico: Eficácia comprovada
Em estudo clínico, pessoas com idade média de 37 anos, com pele oleosa e apresentando poros dilatados e cravos, usaram o Super Ácido Glicólico por 28 dias. Aqui alguns dos resultados incríveis que tivemos:
Oleosidade excessiva controlada
Em avaliação instrumental realizada com o aparelho Sebumeter, foi possível confirmar que o Super Ácido Glicólico contribui para controlar a oleosidade da pele:
- -25% de oleosidade em 28 dias de uso
Redução cravos
Avaliação de comedogenicidade (método quantitativo Lucky, de 1996)
- - 28,3% de cravos em 28 dias de uso
Minimiza poros dilatados e uniformiza textura
Foram registradas imagens de alta resolução antes e após 28 dias de uso diário do Super Ácido Glicólico, no equipamento VISIA® para avaliar poros e textura da pele.
As imagens foram analisadas em software adequado e os dados foram submetidos à análise estatística. De acordo com os resultados:
- redução de 11,5% dos poros dilatados em 28 dias
- redução significativa da superfície total em 10%, indicando a melhora na textura da pele
Também foi realizada uma avaliação de eficácia percebida, em que participantes de pesquisa usaram o produto diariamente e nos contaram o que perceberam:
7 dias
- 80% notaram efeito matte (pele sem brilho excessivo da oleosidade)
14 dias
- 89% perceberam que o produto reduziu a oleosidade da pele
- 100% afirmaram que melhorou a textura da pele
- 80% afirmaram que diminuiu a aparência dos poros
- 100% perceberam que o produto não ressecou a pele
E aí, que tal incluir o Super Ácido Glicólico 10% na sua rotina de cuidados com a pele?