pha

PHA: o que são e o que fazem os poli-hidroxiácidos na pele?

Já adiantamos: os PHA são gentis e podem ser aliados da pele sensível

Talvez você já conheça bem os AHA (alfa-hidroxiácidos) e BHA (beta-hidroxiácidos), mas hoje é dia de entender melhor um outro grupo, que pode agradar até peles sensíveis. Prazer, polihidroxiácidos, ou PHA para os íntimos!

pha

O que são PHA?

Polihidroxiácidos são esfoliantes químicos, "primos" dos já conhecidos alfa-hidroxiácidos. Proporcionam efeitos semelhantes aos AHAs na pele, só que com menor potencial irritativo.

+  ABC dos ácidos nos cosméticos: um guia completo

Os PHAs mais comuns são:

  • Gluconolactona: composto derivado naturalmente do açúcar.
  • Galactose: um tipo de açúcar presente no leite.
  • Ácido lactobiônico: ácido obtido a partir da oxidação química ou microbiana da lactose. é formado pela junção de uma molécula de galactose unida a outra de gluconolactona (ou ácido glucônico).

AHA x PHA: diferença

Apesar de serem da família dos AHAs, os PHAs têm estruturas moleculares muito maiores do que os alfa-hidroxiácidos mais comuns, como os ácidos glicólico e lático.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

E o que isso significa de fato? Por terem estruturas moleculares maiores, isso limita a capacidade de penetrar a pele, tendo menor potencial de sensibilização.

Mais um ponto: apesar de penetrarem menos a pele, isso não afeta a eficácia dos polihidroxiácidos.

O que fazem?

Basicamente, os PHA esfoliam a pele quimicamente. Na esfoliação química, o ativo diminui a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

+ Como começar a usar ácidos na pele

Já contamos por aqui: a renovação celular é feita naturalmente pelo nosso corpo, mas com um tempo isso muda um pouco. Como a taxa de renovação celular diminui, nossa pele perde completamente o viço. Quando há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho e sem vitalidade. Se não estimulamos essa renovação, a pele perde sua força e não se apresenta em sua "melhor forma".

Ou seja, como os PHA agem como esfoliante químico, isso ajuda a deixar a pele mais uniforme, com mais brilho e uma textura mais macia. 

Quais os principais benefícios para pele?

Como você viu no começo do texto, há três principais PHAs e cada um tem suas particularidades, é claro. Mas aqui te contamos os principais benefícios dos polihidroxiácidos para a pele:

  • Estimula a renovação celular: como te dissemos, os PHAs são esfoliantes químicos. Portanto, estimular a renovação celular, contribuindo para uma pele mais uniforme, viçosa e saudável.

  • Ajudam a suavizar sinais e linhas finas: os polihidroxiácidos, assim como os AHAs, contribuem suavizar sinais do tempo e linhas finas, exatamente por promoverem a renovação celular da pele.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

  • É hidratante: segundo artigos científicos, os PHAs fornecem propriedades umectantes e hidratantes, ajudando a melhorar a função de barreira do estrato córneo, mantendo a pele mais firme;
  • Tem propriedades antioxidantes: sim, a maioria dos polihidroxiácidos tem função antioxidante, ajudando a proteger a pele contra a ação dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da nossa pele. Os radicais livres provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ Protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele

  • É amigos das peles sensíveis e tem menor potencial irritativo: como te dissemos, os PHAs têm estruturas moleculares maiores e isso faz com que sejam muito mais gentis do que AHAs, por exemplo. Eles costumam ser tolerados até por peles com rosácea e dermatite atópica. Sempre bom lembrar: consulte o seu dermatologista.

Artigos e referências usadas para este texto

PHA Description

Applications of hydroxy acids: classification, mechanisms, and photoactivity

Skin anti-aging strategies

Lactic and lactobionic acids as typically moisturizing compounds

The use of polyhydroxy acids (PHAs) in photoaged skin

ÁCIDO LACTOBIÔNICO

A polyhydroxy acid skin care regimen provides antiaging effects comparable to an alpha-hydroxyacid regimen

Polyhydroxy Acids (PHAs) Provide Conditioning Effects to Skin Without Increasing Sensitivity to UV Light

Voltar para o blog