As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Quer montar uma rotina de skincare mas não sabe por onde começar? Pronto, montamos um guia do que realmente é essencial na hora de cuidar da pele, com a ajuda de dermatologistas.

Pensar em criar uma rotina de skincare para cuidar da sua pele pode te deixar um pouco perdido: há muitas informações e ainda mais produtos que parecem ou fazer sentido ou serem incríveis mesmo para a sua pele. 

Por que é tão importante tirar a maquiagem e como é a melhor forma de fazê-lo

Mas se você ainda está nesse primeiro passo, de começar a montar uma rotina de skincare para manter a saúde da sua pele, o ideal é entender o básico: o que é mesmo fundamental ao começar a montar uma rotina de cuidados com a pele?

Limpar, hidratar e proteger

Uma rotina de skincare pode ter muitos passos, mas ela tem poucas etapas. Delas, as mais básicas são limpar, hidratar e proteger. Seja você mais preguiçoso, prático ou iniciante, é esse o trio que você deve dominar, antes de mais nada.

Dicas simples (e que não custam nada!) para você incluir na sua rotina de skincare

"Limpar, hidratar e proteger é o meu mantra", brinca Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "O mais importante em uma rotina de skincare é realmente manter a pele saudável, e sem esses três passos é mais difícil que a pele mantenha seu equilíbrio", afirma. 

"Antes de fazer um tratamento mais focado em uma queixa específica, como acnemanchas, envelhecimento, textura ou cravos, por exemplo, e usar algum produto direcionado para essas queixas, é fundamental que essa base de limpar, hidratar e proteger esteja bem consolidada, senão nada dá certo. Você não deve usar um ácido sem protetor solar, por exemplo. Da mesma forma que não adianta usar uma vitamina C ou um produto que auxilia no envelhecimento precoce sem usar um hidratante e o protetor solar. Esses três passos são a base para que você tenha a pele saudável e consiga fazer tratamentos mais específicos para outras queixas".

A importância do hábito na rotina de skincare

Limpar a pele

"A limpeza é essencial para equilibrar o excesso de oleosidade e os resíduos que vão se acumulando na pele, assim como a poluição do ambiente. A gente vive num mundo cada vez mais poluído, então a limpeza da pele se faz cada vez mais importante. A limpeza de pele deve ser delicada, não agressiva. Não é para deixar a pele ressecada, é só para realmente limpar", ensina Dra. Monalisa Nunes.

A importância de limpar a pele do nosso rosto

Não é à toa que a limpeza é o passo essencial que abre uma rotina de skincare: ela é, como Julia Petit já nos disse aqui, "o chão do skincare". Uma pele limpa é uma pele com poros desobstruídos, e que vai receber muito melhor todos os ativos que você quiser aplicar nela. Ela deve ser feita pela manhã e à noite.

"Moramos em um país tropical e 80% da população brasileira possui pele mista e oleosa. Existe, pelo calor, uma hiperprodução de sebo. Além disso, fatores externos como a exposição ao calor, alimentação, estresse e agentes poluentes acabam ‘sujando’ muito mais a nossa pele, proporcionando a obstrução dos poros e fazendo com que ela também apresente um quadro que chamamos de erupção acneiforme. Por isso, a limpeza diária da pele é fundamental. Ela remove todas estas sujeiras acumuladas durante o dia e evita quadros como acne, cravos, excesso de oleosidade e poros obstruídos”, complementa Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Hidratar a pele

Uma pele que não retém ou repõe suas moléculas de água apresenta alguns problemas, que ninguém quer ter. “Ela se torna mais sensível, suscetível a descamação e com maior sensibilidade, o que pode levar ao agravamento de doenças pré-existentes ou surgimento de lesões na pele”, alerta o dermatologista Dr. Damiê De Villa.

"A hidratação é especialmente necessária aqui no Brasil, um país quente", segue Dra. Monalisa Nunes. "Com esse clima, a pele tende a ficar mais ressecada. E mesmo as peles oleosas precisam de hidratação para manter a barreira de proteção da pele equilibrada. Fora isso, a hidratação também vai ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, melhorar a textura da pele, minimizar linhas finas... É um passo realmente muito importante para a pele".

5 mitos sobre hidratação da pele para sabermos já!

Ah, e a hidratação deve ser pensada também de dentro para fora, viu? A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora". Isso significa beber dois litros de água por dia.

É importante sempre lembrar que hidratação da pele não é só aparência - é questão de saúde. "O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", ensina Dra. Camila Rosa, que ressalta: a pele precisa ser hidratada todos os dias sim!

Proteger a pele

Dra. Monalisa Nunes é categórica ao falar sobre a importância de proteger a pele: "O protetor solar é essencial para prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce, tratar várias doenças de pele como melasma, acne ou rosácea e também para manter a pele saudável, uma vez que a radiação solar causa diversos danos à nossa pele", alerta. 

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Lembrando que o protetor solar é essencial diariamente, seja para ficar dentro de casa ou durante o inverno, já que os raios UVA ultrapassam os vidros das janelas e nuvens. Dra. Monalisa Nunes dá ainda mais um fator que sublinha a importância do uso solar não importa em qual estação do ano: "Quando você se acostuma a passá-lo todos os dias, já vira um passo automático".

Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Dra. Monalisa Nunes segue dando mais um conselho: "Se você tem dificuldade de manter uma rotina maior, é melhor você enxugá-la e voltar para os passos fundamentais. Você vai ter mais resultados fazendo apenas esses passos com consistência do que se usar muitos produtos poderosos sem consistência", ensina.

O básico dominado, partimos para o tratamento!

Ao ter o mais básico do cuidado com a pele dominado, é hora de partir para a etapa de tratamento, que entra entre as etapas de limpeza e hidratação, e completar sua rotina. É nela que entram os tônicos, séruns e outros produtos para dores específicas, como secativos para espinhas, cremes para os olhos, ácidos que vão ajudar a uniformizar a textura ou o tom da pele, diminuindo manchas, e daí por diante. 

5 dicas para ter uma excelente consulta com o dermatologista

Aqui, vale ter o cuidado de inserir cada um desses produtos de tratamento de uma vez, para sua pele se acostumar aos ativos e, caso haja alguma reação, você conseguir detectar o que causou. Além disso, tenha sempre o acompanhamento do seu dermatologista, que vai diagnosticar o quadro da sua pele e indicar os ativos e fórmulas mais indicados para seu tratamento.

Kit Basicão

Você já conhece nosso kit basicão? Ele reúne três produtos - o Limpador Facial, o Antioxidante Hidratante e o Protetor solar, que reúnem as três etapas fundamentais de uma rotina de skincare em um só kit. 

Limpador Facial limpa profundamente sem ressecar. Depois, o Antioxidante Hidratante, nosso sérum com Vitamina C e ácido hialurônico que hidrata, previne sinais do tempo, controla oleosidade, minimiza poros e olheiras, combinando as etapas de tratamento e hidratação. E para completar, nosso Protetor Solar FPS 60 UVA/UBA oferece alta proteção diária, invisível na sua pele.

 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!