ácidos e verão

Ácidos no verão: quais os cuidados com a pele e o que usar?

Na estação mais quente do ano, alguns cuidados precisam ser tomados para manter a pele saudável e protegida

Com o verão rolando, muita gente fica na dúvida sobre o que alterar na rotina para manter a pele bem saudável. E uma das principais questões é o uso de ácidos no verão. Precisa mesmo parar de usar? Tem algum que é mais recomendado para essa época? Melhor não usar no dia que for tomar sol? Bem, as questões são muitas e chamamos dermatologistas para explicar tudo por aqui!

ácidos e verão

Ácidos no verão: quais os principais cuidados?

Quem usa ácidos (AHA, BHA, LHA, entre outros), precisa ter como aliado o protetor solar em qualquer estação. "Os ácidos deixam a pele mais fina e sensível", afirma Dra. Cíntia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "Por isso, a hidratação e o uso de protetor solar são fundamentais em qualquer época do ano, mas merecem atenção especial no verão", completa.

+ Como cuidar da pele no verão? Confira 7 dicas simples e eficazes

Cada grupo de ácidos tem seu mecanismo de ação, mas de forma geral eles costumam promover a renovação celular, fazendo uma esfoliação química na pele, diminuindo a espessura da camada córnea. Além disso, alguns ácidos podem gerar leves e discretas irritações na nossa pele.

"Como a pele fica mais sensível, maior a chance de queimaduras após a exposição ao sol. O uso de protetor solar é diário, com reaplicações ao longo do dia", emenda a especialista.

+ Mostrando o ombrim no verão, por Carol Figueiredo

Vale ressaltar também que alguns ácidos são fotossensibilizantes, o que significa que o contato do produto com o sol pode gerar uma reação que pode causar uma queimadura, alergia ou irritação.

Ou seja, com o uso dos ácidos, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo também gerar melasma ou piorar o quadro caso você já sofra com a condição.

Resumindo: precisa parar de usar no verão?

Não necessariamente! "Existem diversos tipos de ácidos. Alguns podem ser usados mesmo no verão e durante a exposição solar, como o ácido kójico, glicólico e azeláico. Outros tipos não são recomendados na época mais quente do ano, como o ácido retinóico e seus derivados", indica a Dra. Cintia.

+ 5 dicas incríveis para tirar fotos no verão com a fotógrafa da Sallve

A Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD, explica que usar ácidos no verão também é uma questão de como são seus hábitos nessa estação:

"Depende mais do comportamento da pessoa durante o verão do que do verão propriamente dito. Se usarmos como exemplo os estados do Norte e Nordeste do país, há sol forte o ano todo e muitas pessoas usam ácido na rotina skincare nesses estados. O que eu quero dizer é que: mesmo no verão, é possível manter a rotina com ácidos desde que a pessoa tome as precauções necessárias, como limpar bem a face pela manhã, aplicar o protetor solar e reaplicar de 2/2h, não se expor diretamente ao sol."

Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista

A médica alerta, porém, que se no verão a rotina mudar muito e incluir longos períodos de exposição solar direta, praia e piscina, talvez seja melhor rever o uso de ácidos, sempre conversando com seu dermatologista para ajustar a rotina.

+ Protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele

"Quem usa ácidos na rotina de skincare pode até manter seu uso no verão, desde que não se exponha ao sol diretamente. Se a pessoa usar filtro solar e ficar na sombra, ela não precisa interromper o uso dos ácidos. Mas se a pessoa vai para praia, piscina e ficar bastante exposta ao sol, entrar e sair da água com frequência (o que diminui a duração e efetividade do protetor solar), o ideal é que interrompa o uso de ácidos nesse período", pondera.

Há ácidos mais indicados para essa estação?

Sim, existem alguns ácidos que são mais suaves, causam menor irritação e não são fotossensíveis, como é o caso do ácido azeláico e vários alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e o ácido málico. "Esses ácidos são mais 'leves' e mais bem tolerados no verão", aponta a Dra. Paola.

+ Os 3 ácidos da fórmula do Tônico Renovador

A Dra. Cintia ainda completa: "alguns ácidos são fotossensíveis, ou seja, podem causar irritação e até queimaduras na pele se ela for exposta ao sol.  É o caso do ácido retinóico e seus derivados."

Vou curtir um dia de sol na praia, preciso parar os ácidos quantos dias antes?

As dermatologistas indicam a suspensão dos ácidos 3 noites antes da exposição solar. "Mantenha os cuidados com a higienização, hidratação e proteção solar da pele", finaliza a Dra. Cintia.

+ Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

Fui para praia e tomei bastante sol. É melhor evitar ácidos no mesmo dia?

A Dra. Paola Pomerantzeff diz que "com certeza" é melhor evitar o uso de ácidos no mesmo dia e até um dia depois da exposição solar: "Na praia, de férias, quando sabemos que seremos bastante expostos ao sol, o ideal é não usar os ácidos. Se estiver utilizando e acontecer exposição solar mais intensa, o ideal é suspender o ácido até que a pele esteja 100% recuperada (sem vermelhidão, sensibilidade ou ardor, com hidratação recuperada)."

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

A Dra. Cintia faz coro e ressalta que, com o uso de ácidos, a pele fica mais sensível e o mesmo acontece quando nos expomos ao sol intensamente. Abusou do sol? Não use ácidos na rotina. Ela indica abusar dos hidratantes para aliviar a sensação de pele ardida e o uso de sabonetes gentis. "Gosto bastante de água termal gelada para borrifar na pele durante o dia", com a pele.

Proteção solar na Sallve

Tem o Tônico Renovador, a Máscara Super Renovadora, o Sérum Antiacne ou qualquer outro produto que contenha ácido na rotina? Abuse da proteção solar durante o dia.

O Protetor Solar Facial FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Por fim, temos o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

E aí, que tal incluir na sua rotina?

Voltar para o blog