Cafeína: conheça os super benefícios para sua pele

Além de suavizar olheiras e bolsas dos olhos, produtos com cafeína ajudam a prevenir linhas finas e até câncer de pele.

Você pode até duvidar, mas a cafeína é uma aliada daquelas que você pode (e deve!) manter bem pertinho. Ah! E nem precisa gostar de chá ou café para usufruir dos benefícios que essa nova melhor amiga pode trazer para sua pele. Há cremes e alguns produtos cosméticos que trazem o composto direto para os seus lindos poros - alô Antioxidante Hidratante.

Dos benefícios termogênicos e de que ela é excelente para dar aquela energia, contribuindo para melhora do rendimento mental, todo mundo já está cansado de ouvir falar. Mas como um composto químico presente no café da manhã de muita gente pode fazer bem para a sua rotina de cuidados com a pele, é uma dúvida que a Sallve vai amar esclarecer.

Crédito: Giphy

O que é e como age?

A cafeína é um composto químico estimulante presente em plantas. Seu princípio ativo está em velhos conhecidos do nosso dia a dia, como no café, em variados tipos de chás, no cacau, no guaraná e na cola, por exemplo. É claro que ela também pode ser produzida sinteticamente em laboratório.

É usada nos cosméticos por conta da sua alta capacidade de penetrar a barreira da pele. Além disso, é considerada um importante antioxidante e combate os radicais livres, além de ter propriedades calmantes.

Benefícios da cafeína

    • Ajuda a suavizar as olheiras e as bolsas abaixo dos olhos: a cafeína é um vasoconstritor e pode ser um caminho para reduzir a aparência de bolsas ao estimular a circulação na região. A coloração das olheiras também pode melhorar, se suas causas tiverem a ver com o cansaço.
    • Atua contra o envelhecimento precoce: o composto ajuda a proporcionar firmeza à pele, já que é rico em antioxidantes e combate os radicais livres, que aceleram o aparecimentos dos sinais da idade. Além disso, estimula também a regeneração celular e a revitalização da pele.
    • É um auxílio para pele inflamada e irritada: a cafeína tem propriedades calmantes. Ao penetrar a pele, minimiza irritações e inflamações, ajudando a melhorar a aparência, devolvendo viço e diminuindo a vermelhidão. Inclusive, o composto pode até ajudar quem sofre com a rosácea. Já que tem a capacidade de contrair vasos, ajudando a aumentar a circulação, o que é ótimo para quem convive com esta condição.
Créditos: Pexels

Vale ressaltar

Nos cosméticos, há ainda muita discordância no meio acadêmico sobre a cafeína ser a única responsável pelas melhoras que promete. Isso acontece porque geralmente ela está combinada com outros compostos. Apesar disso, o ingrediente é considerado, sim, um importante aliado no mundo cosmético.

E o câncer de pele?

Estudos realizados pela Universidade de Florença, na Itália, e também pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sugerem que a administração de cafeína ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele. Porém, ainda há muito o que ser estudado neste caso.

Em uma pesquisa feita em laboratório nos EUA, células de pele humana foram expostas à radiação ultravioleta. Nas células danificadas pelos raios UV, a cafeína interrompeu uma proteína chamada ATR-Chk1 e fez com que as células danificadas se autodestruíssem. A cafeína mais do que dobrou o número de morte de células danificadas.

Crédito: Pexels

A cafeína apresenta flavonoides, que ajudam a criar uma camada protetora na pele, bloqueando a ação de raios ultravioletas. Pesquisadores da Unesp de Araraquara em parceria com a Universidade de Lisboa, até criaram um filtro solar à base de café, que tem proteção potencializada. O creme utiliza os óleos da borra do café e da semente verde.

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Algumas referências e estudos usados para este texto

Crédito: Giphy

Caffeine’s Mechanisms of Action and Its Cosmetic Use

Caffeine associated with reduced risk of carcinoma of the skin

Coffee, tea and caffeine intake and the risk of non-melanoma skin câncer

Caffeine - Paula's Choice

Evaluation of the clinical efficacy and safety of an eye counter pad containing caffeine

Anti-aging effects of coffee

Skin Ageing: Natural Weapons and Strategies

Cosmetics with caffeine: real benefits versus marketing claims

Caffeine May Offer Some Skin Cancer Protection

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fala com a gente. Adoramos trocar experiências ;)

vamos conversar?

mais do blog

Kit basiquinho: como usar nosso trio de minis

Kit basiquinho: como usar nosso trio de minis

Chegou o kit basiquinho da Sallve: são as versões miniatura dos nossos Limpador Facial, Esfoliante Enzimático e Antioxidante Hidratante. E aqui você aprende como usar cada um deles!
Saiba mais
Turnê Sallve Rondônia

Turnê Sallve Rondônia

A Turnê Sallve desembarcou virtualmente em Rondônia para um papo sobre auto-cuidado, amor próprio e protetor solar!
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading