Como saber se tenho pele sensível?

Como saber se tenho pele sensível?

A pele sensível tem características únicas e por aqui vamos te contar tudo sobre elas

Pele vermelha, irritada, coçando, ardendo? Já sentiu alguns desses sintomas e ficou na dúvida se você tem pele sensível? Bom, o primeiro passo a gente já avisa aqui: procure um dermatologista. É ele que vai poder determinar com precisão se esse é de fato o seu tipo de pele, mas a gente pode te ajudar a entender se essas suas suspeitas de fato fazem sentido.

pele sensível

O que é uma pele sensível?

pele sensível é um diagnóstico que pode aparecer para você desde a infância até a velhice. É uma pele suscetível a vermelhidão, irritação, inflamação e ressecamento. Pode coçar, arder e até descamar.

No geral, ela tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Lembrando que é a barreira cutânea que, equilibrada, vai proteger sua pele de inflamações, irritações e até infecções, além de mantê-la hidratada. Essa barreira protetora/cutânea é uma barreira natural do nosso corpo que protege nossa pele de qualquer reação negativa, ajudando-a, ao mesmo tempo, a lidar com agressores externos, como a poluição.

Vale dizer também que a pele sensível é como um tipo “extra” de pele. Você pode ter uma pele oleosa, mista, normal ou seca, todas elas também podem ser sensíveis. Portanto, é super possível que você tenha uma pele oleosa sensível ou uma pele seca sensível.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Além disso, há vários tipos de pele sensível, como atópica (pele que desenvolve sensibilidade por fatores diretamente ligados a quadros alérgico), naturalmente sensível (eczema, rosácea e psoríase podem se encaixar facilmente neste grupo) ou reativa (onde se encaixa a pele sensível por reação a cosméticos), entre vários outros.

Como saber se tenho uma pele sensível?

Tá, mas quais os sinais de alerta para desconfiar que minha pele é sensível? Quem responde a dúvida principal, é o Dr. Danilo Talarico, médico pós-graduado em Dermatologia Clínica. Ele aponta os principais indícios para alguém desconfiar que de fato tem a pele sensível:

“Quando percebemos pequenas alterações irritativas com atos comuns, como lavar ou limpar, até passar um hidratante ou filtro solar. Se esse uso simples e corriqueiro já te traz uma sensação de ardência, prurido (coceira), eritema (vermelhidão), ou até espessamento da pele é indício que sua pele é sensível”, explica o especialista.

+ Tipo de pele ou estado de pele? Entenda a diferença

Como saber se a pele não está apenas sensibilizada temporariamente?

Como te contamos, o ideal é procurar um médico especialista para que ele te ajude com o diagnóstico. Mas é importante que você entenda a diferença de pele sensível e sensibilizada.

A pele sensível é um tipo de pele, como já te explicamos. A pele sensibilizada é um estado de pele. É causada por um fator externo e é uma condição temporária. Pode pensar aí em banhos muito quentes, exposição solar excessiva, excesso de produtos de skincare, exagero na remoção da oleosidade da pele e também procedimentos estéticos, como a depilação, por exemplo, que afetam a barreira cutânea da pele e podem fazer com que ela tenha reações adversas, como coceira, irritação, ardência, descamação ou vermelhidão.

O Dr. Danilo explica ainda um pouco mais sobre como saber se a pele não está sensibilizada apenas temporariamente:

“Chamamos isso de teste terapêutico reverso, suspendemos o uso de qualquer fator causador dessa sensibilização, desde o sabonete até o filtro solar, e tendo a melhora dos sintomas de sensibilidade, ao reiniciar esses fatores causadores não temos mais os sintomas de sensibilidade, dizemos que isso é um forte sinal de que sua pele estava num momento sensibilizada e não que tenha uma pele sensível, que é uma demanda médica especializada e precisará de cuidados específicos”

DR. DANILO TALARICO

Dá para prevenir?

Depois de confirmado o diagnóstico de pele sensível, o que você pode fazer é apostar em produtos que sejam específicos para o seu tipo dele. Além disso, é ideal que:

E na hora da crise? “Primeiro de tudo, suspender todo e qualquer produto que estiver usando, até mesmo o filtro solar. Depois retomar os cuidados com a lavagem com produtos suaves, sempre com água fria e sem atrito além do das mãos para lavar, e um excelente hidratante de preferência em base para pele sensível, até ir à consulta com seu médico e ele ajustar sua nova rotina skincare”, completa o Dr. Danilo.

+ Banho quente: água quente faz mal para a pele?

Sallve e pele sensível

A Sallve se preocupa com as peles sensíveis e tem diversas fórmulas na linha que são testadas nesse tipo de pele, além de uma linha de reparação que foi especialmente pensada para ela.

Limpador Facial

limpador facial

Um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, inclusive em peles sensíveis.

Leite Micelar

Uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nossa Água Micelar bifásica oferece até às peles mais sensíveis a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível. Sua fórmula tem Leite de Arroz na composição e tensoativos leves (moléculas de limpeza), que limpam sem deixar a pele pegajosa ou ressecada.

Sérum Uniformizador

Sérum Uniformizador

Uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas. Para área dos olhos, rosto e corpo.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Hidratante Reparador

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Protetor Solar Corporal

protetor solar corporal

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. é hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Antioxidante Hidratante Pele Sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, aliados a todo o poder calmante e hidratante do Bisabolol e do Phytoesqualano. o resultado é a prevenção e suavização de linhas finas, maciez, viço e uma pele muito mais uniforme.

Vem conhecer o Antioxidante Hidratante Pele Sensível!

Voltar para o blog