Nail cycling: um tempo de descanso para recuperar as unhas

Nail cycling: um tempo de descanso para recuperar as unhas

O skin cycling propõe que você tenha dias de recuperação para que sua pele possa se recuperar de certos ativos e, assim, evitar possíveis irritações e inflamações. Mas e se a gente transferisse essa ideia para o cuidado das unhas, faz sentido? Bom, segundo especialistas faz total sentido, principalmente se você é fã de unhas de gel ou acrílicas. No caso, o nail cycling pega emprestado apenas os dias de "descanso" mesmo.

Crédito: PEXELS

Se você tá se sentindo um pouquinho perdido nesse papo, pode ficar tranquilo que vamos explicar tudo, com o auxílio da Dra. Lilian Delorenze, dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Afinal, o que é nail cycling?

Quem faz as unhas regularmente - seja com esmaltação simples, acrílico, gel, pós -, pode acabar com as unhas enfraquecidas, danificadas e até manchadas. Por isso, dar um tempinho de descanso entre uma ida e outra à manicure pode ser interessante para manter tudo bem saudável.

+ Skin cycling: o que é, quais os benefícios e como fazer

O nail cycling propõe exatamente isso: incorporar dias de descanso à sua rotina de cuidados com as unhas, dando a chance da unha se recuperar e reidratadar.

"A comparação com o skin cycling é bem pertinente e faz muito sentido fazer uma pausa nos cuidados. Assim como a pele, as unhas também precisam de um 'descanso' (para recuperação). O cuidado com as unhas acaba levando à aplicação de diversos produtos como gel, acrílico e pó, que podem levar ao enfraquecimento, manchas e danos. Dar um tempo nesses produtos de vez em quando é super benéfico", afirma a Dra. Lilian. 

+ Cutículas ressecadas: quais são as causas e como evitar

A dermatologista ainda faz o alerta para as cabines de secagem UV para unhas. "No caso especial de unhas com gel, tem-se ainda os raios UV a que são expostas para secagem. Existem estudos que mostram que essa prática pode levar a mutações nas células que podem causar câncer de pele. É importante destacar também que essa pausa pode ajudar as unhas a se reidratarem, além de ajudar a preservar a matriz das unhas", completa.

Como fazer o nail cycling?

Ao contrário do skin cycling que tem uma rotina de noites de esfoliação química, retinol e hidratação, no nail cycling você só dá um tempinho de descanso para recuperação das unhas.

+ 6 cuidados para manter as unhas sempre saudáveis

"O ideal é fazer uma pausa de uma semana ou mais a cada 2 ou 3 meses. Nesse período, é importante manter a pele, cutículas e unhas hidratadas. Uma boa prática aqui também é revezar o uso de gel com esmaltes comuns", aponta a especialista.

Então é isso, dê uma pausa de uma semana na esmaltação, unhas de gel, pó ou acrílico. Nesse período, capriche ainda mais na hidratação local. Simples, né?

Como perceber que sua unha precisa de descanso?

A especialista alerta que as unhas nos dão "pistas". Quando estão danificadas, ficam mais finas e quebradiças, podendo até apresentar manchas. "Quando vir essas características, esteja certa que suas unhas estão clamando por um descanso", aponta.

+ Conheça todo o poder de hidratação do nosso Hidratante Reparador

E lembre-se do que já nos disse aqui no blog a Dra. Carolina Gramigna, da Clínica Adriana Cairo: "é importante se preocupar com a saúde das unhas, pois podem nos alertar doenças sistêmicas (como hipotireoidismo, diabetes e insuficiência renal) e carências e deficiências nutricionais."

E não se esqueça: tem dúvidas? Procurar um dermatologista é sempre a opção mais saudável, tá bom?

Cuidados preciosos com as unhas 💎

Aqui te apresentamos 4 dicas de ouro para você manter suas unhas sempre saudáveis:

  • Não lixar acima das unhas. Isso retira a camada mais superficial de queratina, deixando-as mais frágeis.
  • Manter as unhas sem esmaltes durante 1 semana ou mais a cada 3 meses. Neste período sem esmaltação, a dica é aplicar hidratantes para evitar o ressecamento.
  • Nada de roer as unhas! Roer as unhas é um hábito prejudicial, pois expõem as várias camadas de queratina das unhas de maneira irregular, deixando-as mais vulneráveis a traumatismo externos e infecções. Devemos lembrar que esse hábito desgasta a superfície dos dentes tornando-os sensíveis e aumenta a propensão a disfunção da articulação temporomandibular (ATM).
  • Cuidado na hora de retirar as cutículas, não se esqueça que ela tem função de proteção da unha

Cuidando das unhas com a Sallve

Para deixar as cutículas bem hidratadas nesse período de nail cycling, sabe quem pode ser seu grande amigo?O nosso Hidratante Reparador, com pantenolceramidas biomiméticasmanteiga de karitêeletrólitos e alfa-bisabolol. Todos prontos para uma dica da nossa Julia Petit?

"Nas semanas que não tiro as cutículas e só troco o esmalte, eu tiro o esmalte, dou uma empurradinha nas cutículas e as hidrato bem com o Hidratante Reparador", conta Julia, que segue hidratando suas cutículas com ele ao longo de toda a semana. Ela conta, inclusive, que com isso, suas unhas pintadas chegam a durar duas semanas: "Tem semana que nem trocar o esmalte preciso, dura muito. É que aplico o Hidratante Reparador todo dia antes de dormir, então as cutículas ficam perfeitas por duas semanas".

Quando é hora de tirar as cutículas, Julia também lança mão do Hidratante Reparador: "Quando mexo nas minhas cutículas, elas ficam muito vermelhas", explica. "Então ele acalma bastante o vermelho, além de hidratar. Passo o Hidratante Reparador antes mesmo de passar o esmalte", ensina. "Você pode também passar depois do esmalte, quando ele secar".

Julia aponta mais uma vantagem do Hidratante Reparador usado nas unhas: ele não deixa o esmalte fosco, como pode acontecer com alguns hidratantes. "O Hidratante Reparador é o último passo da minha rotina à noite, então depois de passar no rosto, já passo nos pés e nas unhas. Ele mantém as cutículas bem lindas, é incrível".

Para quem também tem o nosso Hidratante Labial, aliás, ele também é um ótimo hidratante para a região das cutículas: sua fórmula com manteiga de shoreavitamina E, ácido hialurônico e phytoesqualano promove a reparação da pele criando uma barreira protetora que deixa a pele hidratada e macia.

 

Voltar para o blog