Peptídeo Matrixyl ®: o que é, como age e quais os benefícios para pele

Peptídeo Matrixyl ®: o que é, como age e quais os benefícios para pele

Esse peptídeo tem forte atuação em rugas e linhas finas

Um peptídeo capaz de suavizar rugas, uniformizar a textura da pele, melhorar a elasticidade e ainda atuar em um processo de reversão de danos? Sim, ele existe e se chama Peptídeo Matrixyl ®, ativo que já ganhou alguma fama por aí e com motivo de sobra! Por aqui, vamos te explicar como ele age e quais os principais benefícios para a nossa pele.

PEPTÍDEO MATRIXYL

Peptídeos e a nossa pele

Antes do papo começar, sempre bom relembrar o principal: afinal, o que são peptídeos? Peptídeos são formados por uma cadeia de aminoácidos e fazem parte do nosso organismo. Dependendo da estrutura em que se encontram, podem formar proteínas, como o colágeno, por exemplo.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

Quando falamos que peptídeos fazem parte do nosso organismo, você já deve imaginar que, em fórmulas cosméticas, quando são aplicados na nossa pele, nosso corpo os reconhece mais facilmente. O tal do ativo biomimético, lembra?

Os peptídeos têm um sistema de entrega incrível, como se você tivesse pedido um delivery. Por serem reconhecidos pelo nosso corpo, eles chegam exatamente aonde precisam chegar e, assim, agem em uma cascata de benefícios.

+12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Importante lembrar que eles podem ter diversas propriedades dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação, como propriedades antioxidantes, cicatrizantes, renovadoras, uniformizadoras, entre muitas outras.

Peptídeo Matrixyl ®: o que é isso?

O peptídeo Matrixyl ® também conhecido como "matriquinas" são peptídeos derivados da matriz extracelular e iguaizinhos aos naturais da nossa pele. Tá, mas o que essas matriquinas fazem no nosso corpo? Elas agem para regular e organizar uma sequência de eventos necessária para o reparo da nossa pele, na cicatrização de feridas, por exemplo.

+ Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

Quando pensamos no peptídeo Matrixyl ®, ao ser aplicado na pele, ele é facilmente reconhecido pelo nosso corpo, já que as matriquinas são idênticas as que nosso organismo produz, e se liga a um receptor na membrana celular. Assim, age numa cascata de benefícios, como reparar o tecido, agir na cicatrização, entre muitos outros que vamos falar em seguida.

Há vários tipos de peptídeo na linha Matrixyl ®, sendo dois deles muito conhecidos: o Matrixyl 3000® e o Matrixyl® synthe’6™.

Quais os benefícios do peptídeo Matrixyl 3000 ®?

Para falar dos benefícios, vamos ter que explicar cada tipo separadamente, começando pelo Matrixyl 3000®. “Ele tem atuação focada nos marcadores de envelhecimento cronológico, então, age promovendo o aumento do colágeno e retardando o envelhecimento da pele”, explica Renata Ribon de Melo, especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

O primeiro benefício que precisamos falar é que esse ativo protege contra o envelhecimento fotoinduzido e desacelera o processo. Lembrando que o fotoenvelhecimento é o envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição repetida à radiação ultravioleta (UV).

+ Rugas: o que são, quais os tipos e quais as diferenças entre elas

Em um teste clínico, participantes de pesquisa aplicaram um creme contendo 3% de Matrixyl 3000, duas vezes ao dia, durante dois meses. Os resultados em relação ao placebo são bem incríveis.

“Esse estudo foi feito na pele da região do antebraço e o que foi medido foi sua capacidade de aumentar a SLEB, camada subepidérmica da nossa pele, que fica abaixo da epiderme. E por que escolheram esse medidor? Tem a ver com a idade, o processo de envelhecimento. Essa camada costuma ser mais densa em pessoas mais velhas. Com o uso do Matrixyl, houve uma redução significativa nessa camada”, conta Renata Ribon de Melo.

Resultados após 1 mês e após 2 meses usando Matrixyl 3000, sendo 3% em mulheres e 4% em homens (Crédito: CRODA)
Resultados após 1 mês e após 2 meses usando Matrixyl 3000, sendo 3% em mulheres e 4% em homens (Crédito: CRODA)

E o que isso significa de fato? Com essa camada subepidérmica mais fina, o estudo comprova que esse peptídeo consegue uma desaceleração no envelhecimento fotoinduzido de 1,8 anos em apenas 1 mês e de até 5,5 anos em dois meses.

+ Pele do pescoço e colo: o que acontece e quais os principais cuidados

“Com essa redução da SLEB, conseguimos ver que há menos focos de inflamação (causados pelo fotoenvelhecimento). Lembrando que processos inflamatórios degradam colágeno, o que gera o envelhecimento precoce da pele”, completa Renata.

Acha que acabou? Pois tem mais! Seguindo na saga de comprovar que o Matrixyl 3000 atua em marcadores de envelhecimento cronológico, foi feito um estudo que mede os marcadores de senescência. “São aquelas células que estão na nossa pele sem função, só atrapalhando o desenvolvimento de células saudáveis. É como se elas fossem zumbis, ficam ali sugando energia, mas sem função”, brinca Renata, nossa especialista de P&D.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

O estudo comprova que o Matrixyl 3000 consegue regular a expressão da progerina, um marcador de senescência conhecido por se acumular com o passar dos anos. É como se uma pele envelhecida conseguisse se comportar como uma pele mais jovem, sabe?

Portanto, o peptídeo tem como principais benefícios:

  • Atuar na ativação do processo de reparo cutâneo
  • Suavizar rugas e linhas finas
  • Melhorar a elasticidade e o tônus da pele
  • Combater os danos do fotoenvelhecimento e desacelerar o processo

Quais os benefícios do peptídeo Matrixyl® synthe’6™?

Já o peptídeo Matrixyl® synthe’6™ consegue estimular a síntese de 6 componentes essenciais da matriz cutânea e da junção dermoepidérmica: colágeno I, III, IV, fibronectina (responsável pela hidratação da nossa pele), ácido hialurônico e laminina 5, que desempenha um papel essencial na formação e manutenção da junção dermoepidérmica, crucial para a integridade estrutural da pele e sua função de barreira.

+ Linhas de expressão: o que são, como prevenir e como cuidar

Em teste ex-vivo, por imunofluorescência em fibroblastos ou queratinócitos humanos (a depender do caso), ficou comprovado que o Matrixyl® synthe’6™ aumenta significativamente os 6 componentes essenciais da pele e, com isso, oferece um efeito lifting, contribuindo para uma pele mais firme, elástica e fortalecida.

Os testes foram realizados com um creme contendo 2% desse tipo de Matrixyl, com duas aplicações diárias, por 5 dias. Em relação ao controle (pele que não foi tratada com o creme), houve um aumento significativo (p<0,01) de colágeno tipo I, de 105%, e também um aumento significativo (p<0,01) de 174% de ácido hialurônico. Confira os resultados incríveis aqui:

“O synthe’6 promove a produção de colágeno, mas é um colágeno maduro, dos tipos I,II,IV, além da chaperona HSP47. Aqui precisamos ressaltar a HSP47, uma chaperona que organiza a maturação desse colágeno. O peptídeo sinaliza para nossa pele que precisa promover a produção do colágeno. Após a produção, essas proteínas grandes ficam lá desorganizadas. A chaperona HPS47 é responsável por pegar todo esse colágeno e enovelar para que ele fique na forma do colágeno funcional da nossa pele, como um colágeno de sustentação de fato, não só um colágeno que teve sua síntese promovida e se perdeu. Esse é o foco dele: produção de colágeno, mas de um colágeno funcional”, conta Renata.

Antes e depois de dois meses de uso de creme com 2% de Matrixyl Synthe'6 (Crédito: CRODA)

Ou seja, ao promover esses estimular a síntese de componentes essenciais para estrutura da nossa pele, seus principais benefícios são:

  • Uniformizar a textura da pele
  • Suavizar rugas e linhas finas, especialmente na região da testa e contorno dos olhos, proporcionando um efeito lifting
  • Estimular a produção de colágeno, garantindo que ele atinja sua forma funcional correta

Lembrando ainda que esses dois tipos de peptídeo podem ser usados em conjunto em fórmulas, trazendo ainda mais poder de ação e resultados efetivos para a pele, unindo o melhor dos dois mundos: ação em marcadores de envelhecimento cronológico, combate aos danos do fotoenvelhecimento e produção de colágeno. Incrível, né?

Super Pró-Colágeno Peptídeos 10%

Um sérum super concentrado pensado para quem deseja aumentar a firmeza da pele. Com 10% de peptídeos Matrixyl, peptídeos de cobre e ácido hialurônico, atua diretamente em todas as etapas da síntese de colágeno, o que contribui para aumentar o preechimento, a elasticidade e a sustentação da pele.

O resultado é uma fórmula de alta performance que desacelera e reverte sinais do tempo, melhorando a definição de contornos da mandíbula, pescoço e colo. um tratamento poderoso que pode ser usado 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite.

E aí, que tal incluir o Super Pró-Colágeno Peptídeos 10% na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog