Spray Reparador Calmante: por dentro da fórmula

Spray Reparador Calmante: por dentro da fórmula

Uma fórmula que reúne o melhor dos ativos calmantes para minimizar irritações e ainda hidratar a pele

Nosso Spray Reparador Calmante chegou para reforçar a rotina das peles sensíveis e aliviar a irritação rapidamente, além de acalmar, reparar e hidratar. Tudo isso em uma fórmula de fácil aplicação em spray, que pode ser usada tanto no rosto quanto no corpo.

Spray Reparador Calmante

"É como se nosso Hidratante Reparador tivesse se transformado em um spray. Ele também tem uma alta concentração de ativos e é tecnológico, sendo extremamente eficaz para a reparação da barreira cutânea. Ele acalma rapidamente a pele pela sinergia dos ingredientes da fórmula, todos agindo e contribuindo para aliviar e acalmar", explica Renata Ribon de Melo, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Resultados tão incríveis só poderiam vir de uma combinação poderosa de ativos, todos focados em reparação e ação calmante.

Barreira cutânea

Antes de apresentar esse time incrível que faz parte da fórmula do Spray Reparados Calmante, é importante falar sobre a barreira cutânea. Afinal, a principal função dele é atuar justamente nela.

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

A barreira de proteção é a camada mais exposta da pele e também é conhecida pelo nome de manto hidrolipídico, por ser um filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria ceramidas.

Para ficar ainda mais claro: a barreira cutânea é composta por células da camada córnea e substâncias que unem essas células (ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres). Ou seja, é como se a barreira fosse um muro perfeito. Sendo que os tijolos são as células e as gorduras são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível.

Ela impede a perda de água, ou seja, impede que nossa pele fique desidratada. Além disso, é um mecanismo de defesa do nosso organismo, que não permite a penetração de agentes externos na nossa pele, retendo substâncias nocivas somos expostos diariamente, impedindo assim infecções e irritações.

+ Alergia na pele: quais são as causas, tipos e como cuidar

Outro ponto é que ela determina o pH da pele, fazendo com que haja condições ideais para que bactérias consigam viver na superfície da pele e nos proteger de alguns microrganismos nada bacanas.

Ou seja, manter a barreira cutânea protegida e íntegra é essencial para proteger de inflamações, irritações, alergias e até infecções.

Pantenol

Também conhecido como percussor da vitamina B5, o pantenol ao ser aplicado na pele é convertido em ácido pantotênico, uma substância natural do nosso organismo. E o que ele faz? Hidrata sua pele de maneira efetiva, devido a sua alta capacidade de atrair e reter umidade.

Ele é muito utilizado para reparação da pele e cicatrização, por ter comprovadas propriedades anti-inflamatórias. Com isso, é incrível para ajudar a reduzir a vermelhidão, inflamações e até dar aquela aliviada em picadas de alguns insetos.

+ Dermatite de contato: o que é, quais as causas e qual o tratamento

Phytoesqualano

Um grande parceiro do pantenol é o phytoesqualano, uma molécula vegetal, derivado do óleo de oliva puro, que também funciona como um hidratante.

A barreira lipídica da pele – sim, aquela que funciona como proteção da epiderme - é composta por cerca de 12% de esqualeno, molécula muito similar ao esqualano. É justamente por conta dessa similaridade, que o nosso corpo reconhece essa molécula como natural da pele, fazendo com que seja absorvida radicalmente e, assim, promova a reparação da barreira natural da pele. 

+ Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento

E por que isso é bom? Porque aumenta a hidratação da pele, deixando-a mais macia e ajudando a protegê-la do ambiente externo, sem pesar.

Bisabolol

Já o bisabolol é mais um grande amigo das peles sensíveis e sensibilizadas por seu alto potencial calmante. Ele inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ele reduz irritações e acalma a pele.

Além de ser anti-inflamatórioo bisabolol é considerado um forte antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Ah, e ele também é conhecido por suas funções antimicrobianas e costuma ser tolerado até por peles mais alérgicas e sensíveis.

Esse ativo costuma ser encontrado na camomila. No caso do bisabolol da Sallve, ele é obtido por meio de um processo biotecnológico sobre açúcares de frutas. Ele é idêntico ao ativo natural que vem da camomila, mas possibilita uma produção mais sustentável, contendo 100% de carbono de base biológica e é altamente biodegradável.

Lúpulo

Um ativo novidade nas fórmulas da Sallve e que vem cheio de tecnologia: o lúpulo é muito conhecido por seu um ingrediente da cerveja, mas também pode ser incrível para a nossa pele.

O lúpulo ativa receptores sensoriais do sabor amargo na nossa pele – sim, eles estão lá também e não só nas suas papilas gustativas - e, com isso, age em uma cascata de benefícios, principalmente para peles sensíveis e reativas.

+ Manchas e pele sensível: quais os desafios no tratamento?

Ele reforça a barreira protetora da pele, atuando nos mais variados mecanismos de defesa. Além disso, previne e reduz a inflamação e vermelhidão, neutraliza a sensação de queimação e ainda é antioxidante, ajudando a retardar a degradação de tecidos celulares. Incrível, né?

E mais uma curiosidade sobre o lúpulo que usamos por aqui. Ele é plantado com valores de cultivo ético e responsável, vindo de empresas familiares. Ele vem como subproduto da produção artesanal de cerveja, com certificação ecológica em reconhecimento da qualidade, autenticidade e carácter sustentável da sua operação. No processo de cultivo, há cuidados do início ao fim (do plantio à colheita e distribuição), garantindo todos os padrões de qualidade.

O Spray Reparador Calmante é ou não é a fórmula perfeita para peles sensíveis e sensibilizadas? Vem garantir o seu!

Voltar para o blog