lidia lopes

Quais os benefícios dos tônicos da Sallve para a pele acneica?

Vamos explicar direitinho sobre como o Tônico Renovador e o Tônico Antiacne ajudam a tratar a pele com acne

Não é segredo para ninguém que há diferentes tipos de tônico e cada um tem sua função específica. A Sallve mesmo tem dois deles, o Tônico Renovador e o Tônico Antiacne. E apesar de serem diferentes entre si (já te explicamos mais aqui), ambos podem ajudar quem tem acne, sabia?

tônico renovador e tônico antiacne

Tipos de tônico

Antes de qualquer coisa, vale relembrar. A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já nos explicou mais sobre os tipos de tônico aqui. "A maioria dos tônicos tem como função primordial a limpeza e equilíbrio do pH cutâneo", afirmou.

+ Para que serve um tônico facial? Como usar e quais são seus benefícios

Há tônicos adstringentes, hidratantes, calmantes, renovadores, etc. Os tônicos adstringentes, por exemplo, além de limpar, têm papel no controle de oleosidade e combate a acne. Já um tônico calmante tem função antiinflamatória, contam frequentemente com ativos como extrato de camomila, aloe vera, extrato de alcaçuz e calêndula. Ou seja, cada um tem funções diferentes, além de apenas limpar.

O Tônico Renovador, como o próprio nome já entrega, é um tônico de limpeza e tratamento, que vai agir diretamente na renovação celular da sua pele. Enquanto isso, o Tônico Antiacne é um tônico adstringente, que limpa, controla a oleosidade, acalma e alivia a irritação causada pela acne.

+ Como você passa o tônico no rosto?

Tônico Renovador, Tônico Antiacne e a pele acneica

Sallve, e aquela história que os dois tônicos podem ajudar quem tem acne? Sim, apesar de serem bem diferentes um do outro, tanto o Tônico Renovador quanto o Tônico Antiacne trazem benefícios para quem tem acne. Cada um com sua particularidade. Vem que vamos te explicar direitinho!

Tônico Renovador

Nosso Tônico Renovador, tem uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Ele também tem extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

“Quando pensamos em ativos, o Tônico Renovador é direcionado para a pele acneica porque auxilia no controle de oleosidade, mas também melhora a textura da pele por conta do poder de esfoliação dos AHAs, ajudando a suavizar cicatrizes de acne”, explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

tônico renovador

O Tônico Renovador promove uma esfoliação química potente pelos 7% de AHAs presentes na fórmula. Esfoliar a pele é fundamental para evitar cravos e espinhas, porque remove o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas e o acúmulo de células mortas (que é o que entope seus poros e cria o cenário perfeito para o aumento de cravos e espinhas), regularizando o ritmo de renovação celular da sua pele.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Além disso, o alfa-hidroxiácido ácido glicólico é um superstar quando pensamos em textura da pele. É que ele ajuda a uniformizar a textura da pele e uniformizar seu tom. Para a pele acneica, textura é fundamental, pois quem sofre com cicatrizes de acne sabe que com uma textura uniformizada, elas ficam mais sutis.

E tem mais! A renovação celular promovida pelo ácido glicólico é excelente para diminuir sua aparência: como esfolia profundamente a pele, o composto promove a renovação celular e minimiza bastante a aparência de cicatrizes deixadas pelas inflamações causadas pela acne.

+ A ação da Linha Antiacne nas cicatrizes de acne

Então, aqui os principais pontos do Tônico Renovador para pele acneica:

Em teste de eficácia percebida, participantes de pesquisa utilizaram o Tônico Renovador durante um mês, de acordo com as instruções de uso, e nos contaram o que perceberam: 

  • 97% dos participantes sentiram melhora na textura da pele (cicatrizes/cicatrizes de espinhas);
  • 70% dos participantes perceberam um controle da oleosidade ao longo do dia;
  • 83% dos participantes perceberam uma diminuição da quantidade de cravos;
  • 80% dos participantes perceberam diminuição da acne.

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

Vale lembrar: o Tônico Renovador não é indicado para peles sensíveis ou sensibilizadas, devido à alta concentração de ácidos. Se a sua pele tiver alguma lesão e/ou espinha machucada, espremida ou cutucada, é recomendado que não seja usado sobre essa área.

Tônico Antiacne

O Tônico Antiacne faz parte da nova linha antiacne da Sallve. Ele é um tônico adstringente de limpeza desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis! - que limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne. sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

“O Tônico Antiacne é ideal para acalmar a pele com acne no processo ‘desinflamatório’. Ele conta com a melaleuca na fórmula, ativo com benefícios conhecidos para acne”, aponta Renata Ribon de Melo, nossa pesquisadora.

Por ser um tônico adstringente, o Tônico Antiacne tem como uma de suas funções principais ajudar no controle de oleosidade e ajudar no tratamento da acne.

Entre os ativos estrelas, está a meleleuca, que é antisséptico, antibacterianos, ajuda no controle da oleosidade e no tratamenteo da acne. Tudo isso acontece muito por conta do 4-terpineol, composto da melaleuca, que é muito conhecido por sua função antimicrobiana de amplo espectro. Entre as bactérias que ele "combate", está uma bastante conhecida da pele acneica: a Cutibacterium acnes, que leva ao desenvolvimento de acne inflamatória.

+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo

Quem também brilha é a Centella Asiática. Estudos apontam que o madecassoside, substância encontrada no ativo, aumenta a hidratação da pele, por meio da regulação positiva de alguns elementos essenciais, como a Aquaporina 3, para hidratação da pele, inibindo a inflamação relacionada à acne pela Propionibacterium acnes, tendo um certo efeito protetor contra a inflamação da acne.

Ela também ajuda na cicatrização, por ajudar a estimular a produção de colágeno e também por ajudar a reparar a barreira cutânea. Os triterpenos presentes na Centella ajudam a melhorar a reepitelização (etapa do processo de cicatrização) e a normalizar o tecido conjuntivo, permitindo melhora de tônus e elasticidade.

+ Linha Antiacne: como montar sua rotina diurna e noturna

Ah, ela também é anti-inflamatória, repara a barreira da pele e acalma a vermelhidão. Perfeito para quem tem acne, né?

Para completar essa fórmula, ainda vem a niacinamida, que controla a oleosidade, ajuda a reparar a barreira de proteção da pele, possui ação antioxidante e auxilia na uniformização do tom da pele; e os fermentados vegetais, com propriedades calmantes que hidratam a pele e promovem um aumento de maciez e hidratação.

Então, aqui os principais pontos do Tônico Antiacne para pele acneica:

  • efeito secativo em espinhas sem ressecar
  • minimiza poros dilatados
  • reduz a presença das bactérias causadoras da acne
  • melhora cicatrizes e manchas de acne
  • reduz a inflamação e vermelhidão da acne
  • acalma a pele

Em teste de eficácia percebida, participantes de pesquisa utilizaram o Tônico Antiacne por 28 dias, de acordo com o modo de uso, e nos contaram o que perceberam:

  • 100% disseram que o produto ajudou a melhorar a textura da pele;     
  • 87% afirmaram que o produto ajudou a suavizar as cicatrizes que ficaram das espinhas;
  • 80% notaram que o produto ajudou a suavizar as manchas que ficaram das espinhas;
  • 93% disseram que os poros ficaram menos aparentes após usar esse produto;
  • 97% afirmaram que o produto ajudou a controlar a oleosidade da minha pele o dia inteiro.

Lembrando ainda que ele foi testado em pele sensível. É um produto seguro para ser aplicado sobre a pele sensível e apresentou alta tolerância cutânea.

E qual escolher?

Além dos dois serem tônicos, que entram na mesma etapa da sua rotina de skincare (após a limpeza e antes do tratamento), os dois têm ação sobre cravos e espinhas e podem ser usados no corpo (só evite mucosas).

+ Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?

Portanto, se você busca um tônico que vá promover uma esfoliação química da sua pele, para deixá-la mais viçosa e uniforme, pensando em uniformizar cicatrizes de acne, o Tônico Renovador é a sua escolha certeira. Mas só se você não tiver pele sensível, ok?

Já se você busca um tônico que vá agir diretamente na sua acne, o Tônico Antiacne é a melhor pedida, pois tem efeito secativo, acalme e reduz a vermelhidão. Ah, ele pode ser usado inclusive se você tiver pele sensível.

E aí: que tal inserir um dos tônicos na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog