acalmar a pele

Linha Antiacne: quais produtos ajudam a acalmar a pele e reduzir vermelhidão?

Produtos com ativos incríveis, que ajudam no tratamento e ainda acalmam a pele acneica

Quem tem acne, sabe bem como a pele pode ficar avermelhada, irritada e até dolorida. Afinal, isso tem muito a ver com o processo inflamatório que envolve a acne. Dependendo do grau e do quadro, esses "sintomas" podem ser mais ou menos intensos. E como a Sallve pode ajudar? Bem, recentemente o Sérum Antiacne ganhou novos aliados para quem quer cuidar da pele acneica. E é claro que a linha Antiacne traz produtos que podem ajudar quem busca acalmar a pele com acne, reduzir a vermelhidão e, em alguns casos, até a dor.

acalmar a pele

Aqui fica a dica de ouro: procure um dermatologista. É ele que vai poder te auxiliar a cuidar da sua pele de forma saudável.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

Como a Linha Antiacne ajuda a acalmar a pele?

A linha Antiacne é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Quando falamos em acalmar a pele e reduzir a vermelhidão, todos os produtos podem ajudar, mas três deles são os melhores amigos de quem quer dar uma acalmada na pele acneica. Aqui te explicamos como:

  • Tônico Antiacne

Um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas e testado em pele sensível, que limpa, desobstrui poros, reduz a incidência de cravos, controla a oleosidade da pele e alivia a irritação e vermelhidão da acne. Quando falamos em acalmar a pele e reduzir a vermelhidão, isso tem muito a ver com os ativos presentes nesse tônico.

+ Tônico facial: os diferentes tipos para a sua pele

A Centella Asiática, por exemplo, é uma grande aliada no processo desinflamatório da acne. Estudos apontam que o madecassoside, substância encontrada na Centella Asiática, aumenta a hidratação da pele, por meio da regulação positiva de alguns elementos essenciais, como a Aquaporina 3, para hidratação da pele, inibindo a inflamação relacionada à acne pela Propionibacterium acnes, tendo um certo efeito protetor contra a inflamação da acne.

Além disso, a Centella Asiática é anti-inflamatória, repara a barreira da pele e acalma a vermelhidão. Por conta de sua composição, cheia de triterpenos, flavonóides, vitaminas e antioxidantes, esse ativo apresenta benefícios únicos. Estudos apontam que aplicação tópica de formulações cosméticas contendo extrato de Centella Asiática ajuda a modular danos oxidativos da pele e ajudar a reparar a barreira da pele.

+ A acne atrapalha a sua vida profissional?

Os resultados de um estudo polonês de 2016, mostraram que uma emulsão de extrato de Centella foi capaz de diminuir de forma estatisticamente significativa a vermelhidão da pele, além de melhorar a umidade da pele por aumento do estado de hidratação e diminuir a perda de água transepidérmica, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, o estudo aponta que o ativo não é só eficaz em cosméticos antienvelhecimento, mas também para melhorar a hidratação da pele, tratamento de peles secas e sensíveis.

E tem mais, tá? Os fermentados vegetais também ajudam a acalmar a pele. Quando falamos em fermentados naturais usados em cosméticos, estamos falando de nada mais, nada menos do que açúcares (polissacarídeos) biotecnológicos, que também podem ser chamados de biopolímeros ou gomas hidrossolúveis.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Durante o processo de fermentação bacteriana, são desenvolvidos ativos que podem ter propriedades multifuncionais. Ou seja, podem ter função calmante, hidratante e até  antioxidantes. Os fermentados vegetais podem entrar em uma formulação com o objetivo de melhorar as características sensoriais e trazer um efeito calmante e relaxante da pele. O objetivo é aumentar a leveza e trazer conforto. Incrível, né?

Por fim, temos também a tão conhecida Niacinamida, que é conhecida por auxiliar na diminuição da sensibilidade.  Ela pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira de proteção mais grossa e forte.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Em avaliação de eficácia percebida, participantes de pesquisa usaram o Tônico Antiacne durante 28 dias e nos contaram o que perceberam: 90% disseram que o produto ajudou a diminuir a dor nas espinhas; 100% avaliaram que o produto ajudou a acalmar a pele e 93% afirmaram que o produto ajudou a "secar" as espinhas (diminuiu inchaço e vermelhidão delas).

acalmar a pele
  • Máscara Antiacne

Para quem busca alívio imediato, a Máscara Antiacne pode ser sua melhor amiga. Essa máscara de argila tem efeito imediato de alívio da acne e reduz a vermelhidão. Além disso, ainda controla a oleosidade, acelera o processo de cicatrização de espinhas e amolece cravos. Tudo isso sem ressecar e sem repuxar.

Sua fórmula sinérgica, explica esse efeito imediato de alívio. Para começar, vale falar que ela também conta com a Centella Asiática entre seus ativos. E, como já te contamos, ela é uma aliada no tratamento de espinhas e no processo desinflamatório, além de acalma a vermelhidão e repara a barreira da pele.

+ Máscara facial: funciona mesmo ou é só modismo?

Quem também pode ajudar é a argila verde. Por conta de seus minerais, ela tem alta função anti-inflamatória, secativa e desintoxicante.

Porém, quando falamos em propriedades calmantes, essa fórmula conta com duas grandes estrelas: o alfa-bisabolol e a alantoína.

O bisabolol inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ele reduz irritações e acalma a pele. "Se tiver alguma irritação, alguma inflamação, algum atrito, vai ajudar a acalmar. E ele também tem uma ação preventiva, de prevenir inflamações", já nos contou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Já a alantoína é conhecida por suas propriedades hidratantes e calmantes. Além de ser um agente calmante, excelente para peles sensibilizadas, ela também auxilia a suavizar irritações e dá suporte para a regeneração natural da barreira cutânea. Vale lembrar ainda que a alantoína é extremamente conhecida por ajudar na recuperação da pele por conta de sua famosa ação cicatrizante tópica.

E o que os testes de eficácia percebida dizem sobre a Máscara Antiacne? Participantes de pesquisa, com graus de acne II e III, usaram o produto e nos contaram o que perceberam: 73,5% disseram que o produto ajudou a acalmar a pele e 88,2% perceberam as espinhas menos vermelhas após a remoção do produto.

  • Óleo Antiacne

Não precisa ter medo. Esse óleo facial é leve e de rápida absorção. Auxilia no combate e prevenção da acne, hidrata, reequilibra a oleosidade da pele e repara sua barreira de proteção natural.  Deixa a pele com um acabamento suave e macio, sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

+ Óleo na pele oleosa: mas pode?

Na fórmula, ácido salicílico e melaleuca, dois grandes aliados da pele acneica. E também dois óleos: óleo de jojoba e óleo de cominho preto.

Por conta do ácido mirístico, o óleo de jojoba auxilia no fortalecimento da barreira protetora da pele e possui propriedades lubrificantes e anti-inflamatórias. O que é ótima para a irritação, vermelhidão e dor causada pela acne.

+ Esses truques de redes sociais para a acne funcionam mesmo?

O óleo de cominho preto também é uma estrela. Além de vários benefícios, como propriedades antioxidantes e auxílio no equilíbrio da oleosidade, ele é calmante e anti-inflamatório. Por conta da timoquinona (composto fitoquímico presente nas sementes de cominho preto), o óleo tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação e a vermelhidão das espinhas, por exemplo.

Em teste de eficácia percebida, participantes de pesquisa usaram o produto por 28 dias. Já no 14º dia de uso, 72% consideraram que o produto ajudou a diminuir a dor das espinhas e 84% afirmaram que o produto ajudou a “secar” as espinhas (diminuiu o inchaço e a vermelhidão delas).

E aí, que tal incluir a Linha Antiacne na sua rotina de cuidados para a pele acneica?

Voltar para o blog