Como prevenir e tratar o bigode chinês

O seu nome é sulco nasogeniano mas é conhecido como bigode chinês: essa linha que se forma do nariz ao canto da boca.

Se olhe na frente do espelho, séria e abrindo um largo sorriso. Ele está ali, o sulco nasogeniano, que chamamos de bigode chinês. Essa linha que se forma do nariz ao canto da boca é demarcada nos nossos rostos aos 30 anos, mas pode ainda aparecer, evidenciado, uma década mais cedo, por volta dos 20 anos.

O motivo da linha acentuada pode ser fator genético mas o que mais contribui para o seu aparecimento são os fatores externos. A exposição excessiva à luz azul (quem não passa o dia na frente de um computador e quando chega em casa assiste tv?), poluição, alimentação não equilibrada ou as dietas drásticas (o efeito sanfona, sabe?). O que acontece, especificamente nessa área, é uma ruga por conta de perda da gordura e colágeno.

É a partir dos 25 anos que a nossa produção natural de colágeno começa a diminuir - o estimado é de 1% a cada ano. Essa queda é ainda mais drástica nos primeiros anos da menopausa: as mulheres sofrem uma perda de quase 30% da produção. O que significa uma pele que perde hidratação, firmeza e elasticidade.

Envelhecimento precoce

Se você acompanha o blog da Sallve já leu muito por aqui sobre o envelhecimento precoce, esse vilão da saúde da pele que age dependendo de uma série de fatores e de hábitos diários. Uma mudança ou uma re-educação se reflete não só na nossa amada cútis, mas em todo o organismo.

Para saber mais: 13 hábitos que aceleram o envelhecimento precoce da pele.

O tabagismo, além de acelerar a perda do colágeno, contribui para as rugas ao redor da boca. A exposição solar excessiva também acelera o sulco das rugas, além da flacidez. Aliás, nunca é demais lembrar que o protetor solar é um grande amigo da pele a ser aplicado diariamente, faça chuva ou faça sol, inclusive no inverno.

O cuidado principal é focar na rotina com os três passos essenciais do skincare: limpar + hidratar + proteger. A rotina começa sempre com a limpeza do rosto com um produto específico para a área (alô, Limpador Facial), segue com a hidratação e finaliza com o protetor solar.

Sallve

Prevenção e tratamento

O segredo para a prevenção e para o tratamento a longo prazo é hidratação + hidratação + hidratação unida de dermocosméticos com ativos que estimulam a produção da proteína. E nesse quesito o ácido hialurônico é o super herói. Outro grande aliado é a alimentação equilibrada.

Alguns alimentos estimulam a produção de colágeno, principalmente os ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), Vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C (frutas cítricas) e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

Prevenção

No nosso Antioxidante Hidratante você encontra um "tudão" para a prevenção. Para começar, o Ácido Hialurônico, que preserva a integridade das fibras de colágeno. E a fórmula une mais cinco antioxidantes preciosos:
Vitamina C, que atua na produção de colágeno na pele e reverte danos causados pelos raios UV. O Resveratrol que elimina radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. A Niacinamida que reduz a perda de água na pele e estimula a produção de colágeno. E a Cafeína que pode tornar as rugas menos definidas.

Tratamento

Já o nosso Hidratante Firmador - que pode ser usado junto com o Antioxidante Hidratante - vai tratar a pele. Ok, já sabemos que o Ácido Hialurônico é um herói da cútis, mas podemos ir além em diversos pesos e formas do ácido hialurônico, o que influi em sua funcionalidade.

O Hidratante Firmador tem uma combinação de oito ácidos hialurônicos com três pesos diversos. E é assim que ele age em diferentes camadas da pele. Anota a lista de suas funções: ele mantém a umidade da pele; hidratação superficial; hidratação prolongada; manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele); hidratação interna; e a geração de Aquaporina 3 (canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água).

Junto ao hialurônico tem o Cogumelo Fu Ling que aumenta a microcirculação e trata da redução de linhas de expressão, induzindo a produção do colágeno. O Pantenol que atua na renovação da pele e tratamento de linhas de expressão. E o Extrato de Tara que promove uma hidratação poderosa e auxilia no efeito tensor proporcionando um efeito de firmador na pele. 

Resultado imediato

Para quem quer um resultado imediato, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD aponta o preenchimento facial.
"Age como uma espuma, conferindo volume e contorno ao rosto. A intenção é repor o que o rosto perdeu em áreas que mais sofrem com o envelhecimento. O procedimento é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente (têmporas, região abaixo dos olhos, lábios, bigode chinês, maçãs do rosto, contorno de mandíbula). Os materiais são reabsorvíveis pelo organismo, ou seja, os não definitivos, como o ácido hialurônico, são os mais seguros". O preenchimento dura cerca de seis meses.

Mas atenção! "A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte: os cuidados e procedimentos citados devem ser prescritos e/ou realizados por médicos dermatologistas. No consultório é possível observar os quesitos de biosegurança dos procedimentos. O conhecimento das técnicas de aplicação e da anatomia local também são fundamentais para o bem-estar e segurança do paciente".

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading