Como os fermentados vegetais podem ajudar a nossa pele?

Como os fermentados vegetais podem ajudar a nossa pele?

Tem tudo a ver com hidratação e propriedades calmantes

Não é de hoje que a gente usa a fermentação, né? Os seres humanos tiveram excelentes (e deliciosos) resultados no ramo da alimentação, por exemplo, com laticínios, pães e bebidas. E esse processo também é super benéfico quando o assunto é pele. Os fermentados naturais têm crescido muito no ramo cosmético, podendo trazer benefícios hidratantes, calmantes e até antioxidantes.

Fermentados naturais

O que são fermentados vegetais?

Quando falamos em fermentados naturais usados em cosméticos, estamos falando de nada mais, nada menos do que açúcares (polissacarídeos) biotecnológicos, que também podem ser chamados de biopolímeros ou gomas hidrossolúveis.

E como tudo acontece? Em um processo biotecnológico, substratos vegetais são fermentados, utilizando bactérias. Após esse procedimento, esses “fermentados naturais” apresentam propriedades físicas, estruturais e químicas que são amplamente utilizadas na indústria cosmética.

Como os fermentados vegetais atuam na pele?

Durante o processo de fermentação bacteriana, são desenvolvidos ativos que podem ter propriedades multifuncionais. Ou seja, podem ter função calmante, hidratante e até ter funções antioxidantes.

Além de ter um poder de hidratação super bacana, há também um fato curioso sobre esse ingrediente. Em alguns fermentados vegetais, devido a sua riqueza em fucose, há o estímulo de sirtuína-1, que faz parte de um grupo conhecido como proteínas da longevidade.

E por que isso é legal: a SIRT-1 inibe as metaloproteinases de matriz, que são responsáveis pela degradação de proteínas da matriz extracelular. Com isso, também ajuda a inibir a degradação do colágeno, ajudando a suavizar sinais do tempo.

Além disso, em alguns produtos, os fermentados vegetais podem entrar com o objetivo de melhorar as características sensoriais e trazer um efeito calmante e relaxante da pele. O objetivo é aumentar a leveza e trazer conforto. Incrível, né?

Máscara Antirressaca

máscara antirressaca

Aqui na Sallve, os fermentados vegetais aparecem na fórmula da Máscara Antirressaca, criada pra acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço.

Com textura em gel que não resseca, ela leva na composição a Taurina e o Extrato de Café, ingredientes poderosos pra ativar a microcirculação desinchando o rosto, olheiras de cansaço e iluminando a pele. Junto com a Aloe Vera, os Fermentados Vegetais potencializam a hidratação e acalmam a pele deixando uma sensação deliciosa em apenas 15 minutos de uso.

Tônico Antiacne

tônico antiacne

Os fermentados vegetais também estão no Tônico Antiacne, um tônico adstringente de limpeza. Desenvolvido para peles acneicas e testado em pele sensível, que limpa, desobstrui poros, reduz a incidência de cravos, controla a oleosidade da pele e alivia a irritação e vermelhidão da acne. Na fórmula, ainda temos melaleuca, centella asiática e niacinamida.

Hidratante Firmador

A fórmula do nosso Hidratante Firmador mudou e agora conta com fermentados vegetais também. Ele é um hidratante em gel com textura leve e de rápida absorção. Pensado para uso diário principalmente em peles mistas e oleosas, mas que pode trazer benefícios para todos os tipos de pele. Com 8 formas e 3 diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico, pantenol e fermentados vegetais, garante hidratação por até 48h, hidrata as diferentes camadas da pele e ajuda a amenizar a aparência de linhas finas. Já o cogumelo fu ling age para aumentar a luminosidade e o viço da pele.

Vale lembrar: procure um dermatologista para saber o que é melhor e mais adequado para sua pele!

Estudo usado para este texto:

Sirtuínas e a Pele

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog