xerose cutânea

Xerose cutânea é pele seca? Te explicamos direitinho por aqui!

Conversamos com a Dra. Monalisa Nunes para tirar dúvidas sobre xerose cutânea

Com toda certeza você já ouviu falar na pele seca, tipo de pele caracterizado por uma produção insuficiente de sebo ou de óleo. E xerose cutânea? Se você já se deparou com esse termo por aí, talvez tenha se questionado se ela é uma prima da pele seca ou se é tudo a mesma coisa.

Para ninguém mais ter dúvidas, conversamos com a Dra Monalisa Nunes para entender tudo sobre esse tema. Vem com a gente?

xerose cutânea

O que é xerose cutânea?

Segundo a dermatologista consultora da Sallve, xerose cutânea é mesma coisa que estar com a pele seca. "É só o 'mediquês'", brinca.

+ Pele seca: características, cuidados e tudo o que você precisa saber

"A xerose cutânea, normalmente, é um momento, uma situação da pele. Não um tipo de pele. A gente tem a pele seca, genética e que você tem uma produção menor de fluídos, tanto de secreção sebácea como sudorípara, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil. Então, a pessoa tem a tendência a ter a pele mais seca. E tem a xerose circunstancial, que é aquela pele seca do momento", aponta a Dra. Monalisa.

O que causa a xerose cutânea?

Bem, os fatores que podem deixar a pele seca ou contribuir para um quadro de ressecamento são muitos. Entre eles:

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Quem tem tipo de pele seca vai ter quadro de xerose cutânea?

Não, quem tem pele seca não obrigatoriamente vai ter xerose. "Quem tem pele seca tem uma tendência a pele ser seca, mas não quer dizer que ela tenha a pele seca no momento. A pessoa cuidando, hidratando, dependendo do clima, vai ter uma produção normal de sebo e suor. Então, vai ter uma pele normal. Mas quem tem a pele seca, tem uma tendência maior a ter a pele seca nos momentos da vida", explica a Dra. Monalisa.

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

Xerose cutânea é um quadro reversível?

Sim, é um quadro reversível. "Você pode hidratar, cuidar da pele e a pele não ficar seca", responde a especialista.

Quais os passos para cuidar da xerose cutânea?

Bom, um dos principais passos para cuidar da xerose cutânea/pele seca é retirar todos os estímulos secativos, como evitar lavar demais o rosto, evitar exposição solar intensa, uso de produtos que vão ressecar a pele.

+ Tônico na pele seca: essa combinação funciona?

"O ideal é utilizar produtos para pele normal ou pele seca, fazer hidratação com produtos bons e voltados para a uma pele mais seca", completa a Dra.

E xerose senil?

A Dra. Monalisa explica que xerose senil não é uma classificação da pele seca, é mais um termo, uma forma de falar, que já não é mais muito usado.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

"Normalmente, quando a pele vai envelhecendo ela vai ficando mais rígida, com a camada córnea mais espessa, e isso vai deixando a pele naturalmente mais seca. Então, é difícil um idoso ter pele oleosa, por exemplo. É mais um termo mesmo, não muito usado", finaliza.

Hidratante Reparador é amigo da pele seca e sensibilizada

Quando o assunto é pele seca (e sensibilizada também), a família Sallve tem um membro que foi idealizado e pensado pra isso. Prazer, Hidratante Reparador.

Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, para rosto e corpo. Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas.

+ Hidratante Reparador acalma a pele seca e sensibilizada

Uma fórmula que combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos, como as ceramidas  e o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele.

Além de alfa-bisabolol, com ação anti-inflamatória, calmante e antioxidante, manteiga de karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água, e eletrólitos, para garantir o balanço hídrico da pele. Formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele.

xerose cutânea

Protetor Solar FPS 60

Tem um outro membro da família Sallve que pode ajudar não só a pele seca, mas todo mundo: o Protetor Solar FPS 60.

+ 10 verdades e mitos sobre Protetor solar

Ele é um protetor solar para o rosto com acabamento hidratante e invisível na pele. Fórmula única que oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. não-comedogênico e sem álcool, deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Voltar para o blog