Como o Sérum Antissinais aumenta a síntese de colágeno da pele?

Como o Sérum Antissinais aumenta a síntese de colágeno da pele?

Ele tem dois ativos poderosos que ajudam a aumentar a produção dessa proteína, que é tão importante para a pele

Você talvez já saiba que, a partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a cair no nosso organismo. Isso se reflete ao longo dos anos em várias questões, mas é na pele que a gente vê alguma das primeiras diferenças. Começamos a notar a flacidez do rosto, poros mais aparentes, pele menos elástica e, consequentemente, o aparecimento de rugas e linhas de expressão mais pronunciadas.

E como dermocosméticos, como o nosso novo Sérum Antissinais, podem ajudar nessa questão? Em geral, estimulando a produção de colágeno e também combatendo a sua degradação mais acelerada. Mas calma que a gente vai explicar tudo por aqui!

O colágeno e sua queda

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. Dentre os 28 tipos de colágeno existentes, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa pele, onde se destacam os tipos 1 e 3, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Como já te contamos, a partir dos 25 anos há uma queda natural na produção. Mas, além disso, há uma série de fatores que aceleram a degradação do colágeno, sendo a principal a exposição solar sem proteção. E o que mais? Alimentação, efeito sanfona (ganho e perda de peso), tabagismo, álcool, alterações hormonais...a lista é realmente longa!

Há várias formas de estimular a produção de colágeno e uma delas é usar fórmulas que contém ativos reconhecidos por estimular a produção da proteína – sem esquecer de usar protetor solar todos os dias, claro!

Sérum Antissinais aumenta a síntese de colágeno

O nosso Sérum Antissinais conta com dois ativos principais super reconhecidos quando o assunto é preservar a síntese de colágeno.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

O retinol atua como inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno. Além disso, estimula a produção de colágeno tipo I e IV, além de elastina. Também colabora para inibir a expressão de MMP (Metaloproteinases da matriz), enzimas que equilibram a degradação e síntese de proteínas estruturais da pele, como o colágeno.

E o que isso significa? À medida que a nossa pele envelhece, há redução da produção de inibidores de MMPs, induzindo a uma maior degradação da matriz extracelular e a um envelhecimento natural. Além disso, fatores externos, como a radiação UV e toxinas, acabam causando um aumento da expressão de citoquinas, mediadores de reação inflamatória.

Esses mediadores de inflamação acabam induzindo a expressão de MMPs e diminuindo a expressão de colágeno, levando a uma deterioração da matriz extracelular e causando o aparecimento de sinais do tempo, vulgo, envelhecimento da pele (Wlaschek M, 1994 e Park CH, 2004). Ou seja, o retinol ajuda muito a estimular a produção de colágeno, deixando a espessura da derme mais densa, promovendo firmeza e menos rugas.

+ Pele do pescoço e colo: o que acontece e quais os principais cuidados

Outra grande estrela é o peptídeo de cobre, que tem um papel fundamental na produção de colágeno. Ao ser aplicado topicamente, ele estimula a proliferação de fibroblastos e aumenta a síntese de colágeno.

Ele também tem uma ação antioxidante, ajudando a combater os danos causados pelos radicais livres, que degradam o colágeno e geram o envelhecimento precoce da pele. "O peptídeo de cobre atua como um agente quelante, ele se liga aos íons de ferro, formando um complexo estável. Isso impede a reação dos íons de ferro com outras moléculas, reduzindo assim a formação de radicais livres e o dano oxidativo", conta Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

+ Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

A fórmula ainda conta com niacinamida, que é um super antioxidante e também ajuda a preservar o colágeno, e ácido hialurônico, um super hidratante. Uma fórmula sinérgica e incrível para aumentar a produção e preservar o colágeno da sua pele!

Testes clínicos: Eficácia instrumental

Fizemos um teste de eficácia instrumental com um aparelho chamando DermaLab® Ultrasound, que consegue quantificar a intensidade da ecogenicidade da pele. O que isso significa? É a capacidade de permitir a passagem ou de refletir as ondas de ultrassom. Quando essa ecogenicidade aumenta de intensidade, isso quer dizer que a pele está aumentando de densidade. Mais especificamente a derme, que é a camada mais profunda, está aumentando de densidade e ficando mais preenchida. No caso do tratamento com o Sérum Antissinais, mais preenchida pela síntese de colágeno.

+ Rugas: o que são, quais os tipos e quais as diferenças entre elas

"Quando usamos retinol, essas renovações cutâneas afinam o estrato córneo, deixando essa pele com uma textura mais bonita, uniforme, macia, mas ao mesmo tempo ele promove um espessamento da derme, que é justamente a camada da pele que traz a sustentação e a estrutura para a pele, com proteínas como colágeno e elastina, preenchendo e estruturando essa pele", explica Ana Paula Fonseca, pesquisadora do time de P&D da Sallve.

Tivemos um resultado excelente, um aumento estatisticamente significativo (p=0,010) da espessura da derme em 56 dias, com 59,1% dos participantes de pesquisa apresentando melhora. Isso tem a ver com firmeza e elasticidade da pele, uma melhora na qualidade geral. Na imagem abaixo, você consegue ver esse aumento de densidade: quanto menos pontinhos amarelos, mais espessa está a camada da pele:

Eficácia percebida

Ainda temos a avaliação de Eficácia Percebida. Em que participantes de pesquisa que usaram o Sérum Antissinais, de acordo com as instruções de uso, nos contaram o que perceberam:

Após 28 dias

  • 88,6% notaram que o Sérum Antissinais uniformizou o tom da pele (suavizou as manchas)
  • 94,3% sentiram que o Sérum Antissinais uniformizou a textura da pele (deixou mais macia, menos áspera e rugosa)
  • 85,7% disseram que a pele ficou iluminada, radiante e viçosa
  • 74,3% notaram redução na profundidade de rugas
  • 82,9% sentiram redução na aparência de linhas finas

Após 56 dias

  • 94,3% notaram que o Sérum Antissinais uniformizou o tom da pele (suavizou as manchas)
  • 94,3% sentiram que o Sérum Antissinais uniformizou a textura da pele (deixou mais macia, menos áspera e rugosa)
  • 91,4% disseram que a pele ficou iluminada, radiante e viçosa
  • 85,7% sentiram redução na profundidade de rugas
  • 88,6% notaram redução na aparência de linhas finas
Voltar para o blog