Mito ou verdade: a pele se acostuma aos cosméticos?

Aposto como você já ouviu falar que depois de um tempo a pele se acostuma aos cosméticos. Mas e ai? É mito ou verdade?

Quem nunca ouviu falar (ou falou!) que não se pode manter uma rotina de skincare por muito tempo sempre com os mesmos produtos? Será que é verdade que a pele se acostuma aos cosméticos e deixa de ter o efeito esperado? Ou não passa de um mito da beleza? As dermatologistas consultoras da Sallve Dra Monalisa Nunes e a Dra Liliana Bechelli Torloni estão aqui para responder se é um mito ou verdade! Vamos lá?

A pele se acostuma aos cosméticos?

A Dra Monalisa Nunes responde que "no geral, é um mito". A dermatologista explica que "muitas vezes a gente está com a pele necessitando de um ativo, ela está ávida daquela hidratação ou de algum outro item cosmético".

Pense, por exemplo, em uma pele desidratada, que era lavada com um sabonete corporal (ou com ingredientes mais agressivos), que não seguia uma rotina com hidratação, ou somente com uma hidratação ocasional, e que estava com aspecto seco, desidratada.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

O que acontece quando essa pele ganha os cuidados de uma rotina diária é que ela muda o estado da pele - que diferente do tipo de pele, pode ser temporário. "E quando você fornece esse ativo, que você cuida, faz o que a pele precisa, ela vai entrar em equilíbrio, e você não vai ver uma diferença tão grande na utilização contínua daquele ativo do que quando você viu no início de quando a pele estava ávida. Por isso, é só uma sensação de que a pele se acostuma".

Orientações de especialista

A dermatologista Dra Liliana Bechelli Torloni explica que além da sensação é importante observar "alguns fatores que podem mascarar que o produto tenha perdido ou diminuído seu efeito". Portanto, atenção:

  • O produto está expirado? É fundamental respeitar o tempo de validade impresso na embalagem de um dermocosmético, afinal, é esse prazo que garante a eficácia e segurança dos ingredientes, evitando a oxidação dos ativos e a contaminação. 

    + Prazo de validade de cosméticos: como funciona e por que respeitar

  • Você armazenou o cosmético corretamente? Um produto que fica sempre no banheiro, exposto á umidade, sem uma boa circulação de ar, ou exposto à luz continuamente, pode ser comprometido. O melhor lugara para armazena-los? Dentro de gaveta ou armários!

    + Você sabe como guardar corretamente seus cosméticos?

  • Você adequou a sua rotina de skincare à estação? Dependendo de onde você mora, a tua pele pode sentir muito a mudança das estações. A umidade do ar, a temperatura ou o vento frio podem alterar a qualidade e a fisiologia da pele.

    + As quatro estações de cuidados com a pele

  • Você está atenta às mudanças de sua pele? Além de precisarmos conhecer o nosso tipo de pele antes de estabelecer uma rotina diária de cuidados (a avaliação é feita por um dermatologista), podemos também passar por estados da pele, com a pele desidratada, por exemplo. É preciso ficar atento às mudanças da pele (ressecamento, descamação, oleosidade excessiva).

    + Tipo de pele ou estado de pele? Entenda a diferença

  • A pele está sendo limpa corretamente? Sabia que a limpeza da pele é um dos passos essenciais dos cuidados com o rosto? A higiene da face é fundamental para que a pele continue saudável e receba todos os benefícios do que você vai aplicar. Ela ajuda a evitar cravos e espinhas, a manter a pele com viço e prepara para uma melhor absorção do produto que você aplicar em seguida.

    + Por que precisamos limpar a pele do rosto?

  • Os produtos estão sendo aplicados no horário errado? Existem produtos que podem ser usados tanto de manhã como a noite, mas existem também produtos específicos para um determinado horário.

    + Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

  • Os produtos estão sendo aplicados na ordem errada? A ordem de aplicação é muito importante na rotina: após a limpeza do rosto, comece da textura mais leve para a mais pesada, e finalize com o protetor solar. No link abaixo você encontra informações bem detalhadas para não ficar com dúvidas.

    + Afinal de contas: qual é a ordem certa da sua rotina de skincare?

E a Dra Liliana lembra que seguir a a rotina e "tratar da pele é sempre a recomendação. Por mais que o produto não permaneça 'multiplicando' seus efeitos, com certeza ele se mantém trazendo benefícios com o uso contínuo", aponta a dermatologista. Portanto a hidratação diária é essencial.

Existe uma excessão?

Porém, adverte a Dra Monalisa, existe sim um ativo de excessão nesse "mito da beleza" de que a pele se acostuma aos cosméticos. É o caso da Vitamina A, principalmente com a tretinoína. "Tem essa questão de que com o uso contínuo, por mais de um ou dois anos, você não vai mais ter tanto efeito como você tinha no início", aponta a especialista. Mas vamos com calma! Não significa que ele deixa de agir.

E lembre-se, é sempre importante seguir as indicações do seu dermatologista, combinado?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading