Qual a melhor rotina para a pele que está sensibilizada?

Qual a melhor rotina para a pele que está sensibilizada?

Contamos aqui o que precisa interromper e quais os cuidados para não piorar uma pele que já está irritada

Uma pele sensibilizada apresenta vermelhidão, coceira, ardor, descamação e vários outros sintomas ligados a uma pele irritada. As causas podem ser variadas: um dano causado por uma exposição solar prolongada, uma irritação pós-procedimentos estéticos, uma pele irritada após depilação, o uso excessivo de cosméticos, enfim, a lista é longa.

rotina pele sensibilizada

E se você esta se perguntando o que é legal manter na rotina de cuidados ou que seria interessante suspender até sua pele se recuperar, vamos te ajudar a pensar melhor sobre rotina para uma pele que está sensibilizada.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Lembrando, claro, que o ideal é que você consulte um dermatologista para entender de fato o que está causado a sensibilização da sua pele.

Como acalmar a pele sensibilizada?

A primeira etapa talvez seja sobre acalmar a pele irritada. É claro que tudo depende da causa e de como sua pele acabou sensibilizada. Mas há algumas recomendações gerais que podem ajudar a acalmar a região irritada.

+ Quais cuidados devemos ter após a depilação?

Para acalmar a pele, compressas de água fria são bem-vindas, assim como sprays de água termal, reparadores ou brumas calmantes.

A Dra. Lilian Delorenze, dermatologista, ainda sugere evitar banhos quentes, sabonetes esfoliantes, buchas ou qualquer forma de limpeza mais agressiva também é essencial, além de interromper o uso de ácidos e ativos muito agressivos, como renovadores celulares.

O que deve continuar na rotina de cuidados da pele sensibilizada?

Uma pele sensibilizada está com a barreira cutânea não íntegra.  Portanto, o principal cuidado é fazer com que essa barreira se fortaleça e se recupere.

+ Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

Portanto, além de interromper tratamentos mais agressivos, como os com ácidos, os passos principais de qualquer rotina e cuidados com a pele devem ser mantidos com alguns cuidados. 

“A higienização da pele deve ser suave, no máximo, duas vezes ao dia, seguindo os passos orientados pelo dermatologista. Uma opção são os sabonetes com texturas em gel ou creme”, alerta a Dra. Lilian Delorenze.

O uso de hidratantes com propriedades calmantes, que auxiliem a reforçar a barreira natural da pele também são indicados. Ativos como pantenol, phytoesqualano, bisabolol, ácido hialurônico podem ser benéficos e grandes aliados.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

“Outro fator importante é a hidratação e nutrição de dentro pra fora. Uma boa alimentação, com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, aliada à ingestão da quantidade diária recomendada de água, acelera o processo de recuperação e renovação da pele”, explica a dermatologista.

E o protetor solar? “Pode continuar a ser utilizado, mas com uma formulação direcionada a peles sensíveis”, completa a médica.

Sallve e a reparação da barreira cutânea

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Voltar para o blog