A spirulina, famosa no mundo da alimentação e nutrição, é uma alga azul-esverdeada extremamente nutritiva, cheia de vitaminas, aminoácidos essenciais e ácidos graxos, como o ômega-3. Mas, além de ser incrível para nutrir o corpo como um todo, você sabia que ela também pode fazer parte da sua rotina de skincare?
Sim, a spirulina tem benefícios incríveis para pele, pelo seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório, e vamos te explicar todos os detalhes por aqui!

O que é a spirulina?
A spirulina ou espirulina é alga microscópica azul-esverdeada, ou seja, uma cianobactéria. Como te contamos, ela é extremamente conhecida por seu alto teor nutritivo e não é de hoje.
Os Astecas, no México, tradicionalmente usavam a microalga na alimentação, assim como povos da região do Lago Chade, na África.
+ Rotina de skincare diurna e noturna: o que usar em cada uma
Atualmente, ela é frequentemente encontrada em pó, cápsulas e até como parte de suplementos alimentares.
Nos cosméticos, é feito uma extração a frio com a spirulina "fresca", para que se preservem todas as moléculas hidrofílicas.
Qual a composição dessa microalga?
Sua composição é extremamente rica em proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em minerais, principalmente ferro, magnésio e cálcio, além de vitaminas do complexo B e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, entre vários outros componentes.
+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada
Além disso, o pigmento da spirulina, conhecido pelo nome de Phycocyanin, tem um amplo espectro de ação contra diferentes tipos de radicais livres.
Quais os benefícios da spirulina para a pele?
Graças a sua composição rica, a spirulina pode ajudar a pele em diferentes frentes, mas uma das principais é sua ação antioxidante.
Graças principalmente ao pigmento azul-esverdeado (Phycocyanin), a spirulina contém antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando a inflamação e o envelhecimento precoce da pele, que levam a degradação de colágeno e ao aparecimento de linhas finas e rugas, por exemplo.
+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?
Também tem ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir a inflamação causada pelo estresse oxidativo. E isso também pode ter uma ação em peles excessivamente oleosas.
“A oleosidade excessiva da nossa pele também pode estar ligada a inflamação estimulada pelo estresse oxidativo, aquele causado pela ação dos radicais livres. Ao atuar como antioxidante, ele consegue combater essa ação e reduzir também a inflamação, auxiliando no controle da produção de oleosidade excessiva da pele”, afirma Renata Ribon de Melo, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
+ Dicas simples (e de graça) para incluir na rotina de skincare
Por fim, também contribui para a renovação celular, ao atuar em queratinócitos e linfócitos.
Assim, os principais benefícios da Spirulina para pele são:
- Ser um poderoso antioxidante
- Ter ação anti-inflamatória, reduzindo a inflamação causada pelo estresse oxidativo (aquele causado, por exemplo, pela radiação UVA/UVB)
- Prevenir o envelhecimento precoce da pele
- Estimular a renovação celular