Muito se fala sobre os benefícios do tônico quando aplicado na pele oleosa: do controle de oleosidade aos poros desobstruídos. Mas sabia que ele é mais aliado na rotina de todos os tipos de pele? Ou seja, após a higienização com um produto específico para a face (alô, Limpador Facial), entra o tônico na pele seca, na normal, na mista e na oleosa - oi, Tônico Renovador.
Tônico na pele seca: dá match?
Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a ação adstringente do tônico na pele seca. E essa dúvida tem todo fundamento! Afinal, não faltam histórias de quem já sentiu a pele desidratada, ressecada, ou repuxando após o uso de um tônico adstringente.
Mas calma lá! Isso não significa que a pele seca não possa se beneficiar desse segundo passo tão importante da rotina de skincare. Para que essa combinação funcione com harmonia e proporcione benefícios é importante ler o rótulo do tônico, aprender o que funciona e o que não combina com a nossa pele. Um dos ingredientes a se prestar atenção é o álcool, que pode acabar causando uma disrupção da proteção da pele feita pela barreira cutânea.
Ou seja, dependendo da sua concentração e da fórmula do produto, o álcool pode provocar efeitos colaterais na pele seca, como ressecamento, vermelhidão e até sensibilização da pele.
Essa reação é um sinal de alerta que a nossa pele nos dá. “Quando essa barreira é alterada por algum fator (como por exemplo produtos agressivos), há diminuição da produção de lipídeos dessa barreira, e com isso, as células da epiderme perdem a capacidade de reter água. O resultado é uma pele ressecada que ‘repuxa’”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.
Tônico Renovador na pele seca
Mas afinal de contas, posso usar o Tônico Renovador na pele seca? Pode sim!
Vamos entender por quê a fórmula do Tônico Renovador funciona em todas as peles: da oleosa à seca.
- Ácido glicólico: o ativo é um dos melhores amigos da pele seca, sabia? Ele é um alfa-hidroxiácido que age como esfoliante, ajudando a eliminar a pele morta e promovendo a renovação celular.
- Ácido málico: um AHA umectante, ou seja, capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada. Ele também tem propriedades de equilíbrio de pH.
- Ácido lático: o AHA é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele (grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele). Estudos apontam que ele estimula a produção de ceramidas, que por sua vez, ajudam a barreira de proteção da nossa pele a manter-se forte e saudável.
Hidratação prolungada
A Dra Monalisa Nunes frisa que "os tônicos hidratantes e renovadores fazem com a que pele absorva muito melhor o hidratante, mantendo a hidratação por mais tempo". Tudo o que a pele seca mais quer, não é mesmo?
O Tônico Renovador já entrou na tua rotina de skincare? A sua fórmula de tratamento conta com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) e com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis. Ele tem ação adstringente sem ressecar, limpa e esfolia a pele, hidrata, minimiza poros e uniformiza tom e textura, além de acalmar a pele e deixa-la luminosa. O Tônico Renovador pode ser usado uma vez ao dia, após a limpeza.