8 regiões do corpo para usar os tônicos da Sallve

Sabia que você pode usar nosso Tônico Renovador e nosso Tônico Antiacne não só no rosto como nas costas, colo, bumbum, entre outros lugares? Vem que a gente te ensina como e por quê!

Você já conhece o nosso Tônico Renovador e nosso Tônico Antiacne? Seja sua resposta sim ou não, trazemos novidades: você pode usá-los não só no rosto, como em diversas outras regiões do corpo. Claro que cada um tem sua função, mas eles podem ajudar com condições como acne ou foliculite, por exemplo, sabia?

regiões do corpo

Aqui você conhece todos os benefícios dos nossos produtos para outras regiões do corpo e como eles podem ajudar a tratar algumas condições de cada uma delas. Só lembrando: tenha sempre o acompanhamento de um dermatologista.

+ Como o Tônico Renovador age em cada tipo de pele

Conhecendo melhor cada um deles

O Tônico Renovador já se define no seu nome: ele é um tônico de tratamento que vai agir diretamente na renovação celular da sua pele, removendo células mortas e hiperqueratinização que se acumulam em sua superfície, que não só tiram o viço da sua pele como entopem seus poros, dando abertura para o surgimento de cravos e espinhas .

Ele também controla a oleosidade da pele, agindo como adstringente, embora essa não seja sua principal função. Seu foco, anota aí, é na esfoliação química. Na fórmula, alfa hidroxiácidos (AHAs) 7% e extratos de alcaçuz, hamamélis e physalis.

+ Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?

Já o Tônico Antiacne é um tônico de limpeza adstringente, que foi pensado para atuar especificamente no tratamento da acne. Além dele controlar a oleosidade, ele limpa a pele, graças a tensoativos presentes em sua fórmula, enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Ele também previne e reduz a quantidade de cravos e espinhas na pele, por conta da ação secativa. Seu foco é a limpeza da pele, além de acalmar a acne. A fórmula traz melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais.

8 regiões do corpo para usar tônicos

Dito isso, quais regiões do corpo cada um deles pode ajudar e como? Aqui trazemos informações preciosas:

1- No rosto

Essa é a mais básica: os dois trazem benefícios incríveis para o rosto, cada um com sua especialidade, é claro. Nosso Tônico Renovador faz a ponte entre a etapa de limpeza e tratamento da sua rotina de cuidados com a pele, limpando os poros e removendo o excesso de sebo ao mesmo tempo em que renova diariamente a pele, esfoliando sem ressecar.

+ Os benefícios do Tônico Renovador para a pele acneica

Ele hidrata controlando a oleosidade, minimizando poros e uniformiza a textura, e também suaviza as cicatrizes de acne e minimiza linhas finas, reduzindo cravos e espinhas. O resultado? Uma pele luminosa e viçosa!

Já nosso Tônico Antiacne é perfeito para peles acneicas. Ajuda a diminuir a oleosidade superficial da pele, tem efeito secativos em espinhas sem ressecar, minimiza poros dilatados e reduz a presença de bactérias a acne. Tudo isso ainda ajudando a reduzir a inflamação e vermelhidão da acne, acalmando a pele. Ele também melhora cicatrizes e manchas de acne.

Você pode aplicá-lo depois de lavar o rosto, lembrando sempre: no dia em que for usar o Esfoliante Enzimático, pule a etapa do Tônico Renovador, tá?

tônico renovador

2- Na barba

O Tônico Renovador é um excelente aliado no cuidado da pele com barba. "A pele com barba está sujeita a bactérias e fungos. Por isso a higienização é mandatória”, já nos explicou a Dra. Carolina Gramigna, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Cairo, de São Paulo.

Se você sente a pele sob a barba com coceira, com pequenas espinhas que podem doer, com vermelhidão e pelos encravados, muito provavelmente se trata de foliculite - uma infecção bacteriana ou fúngica dos folículos pilosos (onde nascem os pelos), que pode se apresentar com uma inflamação de pelos encravados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, manter a pele limpa, seca e hidratada são passos essenciais para prevenir a foliculite. E para tratar a foliculite, você pode usar o nosso Tônico Renovador uma vez ao dia para completar a limpeza da pele.

+ Hidratando a pele com barba

"O Tônico Renovador tem alfa-hidroxiácidos na composição, e o ácido glicólico, especialmente, é um ótimo renovador celular. Ele atua muito no controle da oleosidade e do desentupimento de poros, por isso ajuda muito no atendimento de pacientes que têm foliculite. Com o uso contínuo do Tônico Renovador, os poros vão ficar mais desobstruídos, o que ajuda bastante nesses casos. Além disso, ele tem também uma ação anti-inflamatória que ajuda na melhora da inflamação da foliculite", explica Dra. Monalisa Nunes.

"O uso dos ácidos presentes na fórmula (com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) melhora a absorção dos hidratantes, e também vai deixar essa pele mais resistente, suave e com os poros mais uniformes", segue a dermatologista consultora da Sallve.

diferença entre tônico e água micelar

3- No colo, ombros e costas

Tanto o Tônico Antiacne quanto o Tônico Renovador são seus amigos quando pensamos em acne corporal, que costuma surgir com mais frequência no colo, ombros e costas.

"A acne corporal possui os mesmos fatores da acne facial, como aumento da produção de sebo, proliferação bacteriana muitas vezes ligada à predisposição genética e alterações hormonais. Contudo, pode haver agravantes que pioram o quadro, como o uso de cosméticos muito oleosos para o cabelo e exposição solar desprotegida. Junte a essa lista abafamento do local no uso de roupas, suor excessivo, dentre outros", já nos explicou Dra. Monalisa Nunes.

+ Conheça os diferentes tipos de tônico facial

A dermatologista consultora da Sallve ensina que a pele do rosto e do corpo são diferentes e que, por isso, usar produtos pensados para o corpo no rosto não é o recomendável. Por outro lado, produtos para face podem sim ser aproveitados na rotina de cuidados de outras regiões do corpo: "Os produtos faciais podem ser usados numa área corporal com acne sem problemas. O problema está no inverso, usar produtos corporais no rosto, pois esses produtos costumam ser mais oleosos e densos, podendo predispor ou agravar acne facial", alerta.

O Tônico Antiacne, além de muitos benefícios, reduz a inflamação e vermelhidão da acne, além de ter um efeito secativo em espinhas. Tudo isso muito por conta da melaleuca presente na fórmula, que ajuda a regular a presença de bactérias na pele e também age como anti-inflamatório. E também da centella asiática, uma aliada no tratamento de espinhas e no processo desinflamatório.

Enquanto isso, a renovação celular do Tônico Renovador também é uma excelente aliada para tratar a acne que pode aparecer no colo, no ombro e nas costas.

4 - Nos braços

Sabe aqueles pontinhos vermelhos que podem aparecer nos braços? Eles têm um nome: queratose pilar. "A queratose pilar é o acúmulo de queratina nos folículos dos pelos, quando bem ali na saída do pelo se faz um tampão de queratina, e é muito comum nos braços", explica Dra. Monalisa Nunes.

+ Qual é a diferença entre tônico e água micelar?

Nestes casos, o Tônico Renovador também pode ajudar no tratamento. Ao estimular a renovação celular, ele faz com o que esse excesso de queratina sobre os folículos vá sendo regularizado. Lembrando, mais uma vez, que é importante o acompanhamento de um especialista para o tratamento completo, tá?

E qual seria a diferença entre queratose pilar e foliculite? "A foliculite é uma infecção do folículo - tem uma bactéria, tem uma infecção", responde a dermatologista. "Então além do folículo marcado, pode haver também um pouco de pus. Os pontinhos são mais vermelhos, inflamados e doloridos, ao contrário da queratose pilar, que você só vê e sente quando passa a mão".

5- Na coxa

O Tônico Renovador pode ser usado para fazer uma esfoliação leve da região interna da coxa. Sabe quando ocorre uma pigmentação no local? Dra. Monalisa Nunes explica: "O nome disso é hipergimentação pós-inflamatória, que se dá por conta do atrito constante da região, que acaba inflamando a pele e deixando essa pigmentação mais escura que o tom da pessoa".

+ Assadura em adultos: o que é, como tratar e prevenir

É justamente a ação de renovação celular do Tônico Renovador que vai ajudar no tratamento dessa mancha, já que ela está localizada na epiderme. "Na medida em que você renova essa pele, você vai ajudando nesse processo de uniformização do tom", explica Dra. Monalisa, que ressalva: "Ele é um bom coadjuvante, mas não o tratamento principal. O tratamento completo, nesse caso, é mais amplo e até um pouco mais chato mesmo."

6- Nos cotovelos

Quem tem cotovelos ressecados pode usufruir da ação tópica do Tônico Renovador na região: como os AHAs podem ajudar no afinamento da camada córnea, ele ajuda na suavização da área. Não só isso, ele aumenta a absorção do hidratante, tão essencial para tratar o ressecamento da região.

7 - No bumbum

A espinha no bumbum é mais um daqueles casos de foliculite que é confundido com acne. A foliculite é uma infecção bacteriana ou fúngica dos folículos pilosos (onde nascem os pelos), que pode se apresentar com uma inflamação de pelos encravados.

+ Espinha no bumbum: o que é, como tratar e evitar

"Nestes casos, há uma bactéria ou um fungo presente ali, que está acarretando este quadro. Além de ter esse folículo mais marcado, pode ter um pouco de pus, é mais vermelhinho, inflamado e dolorido do que a queratose pilar, por exemplo, que é comum de aparecer nos braços", explica Dra. Monalisa Nunes.

tônico renovador

Por conter ácido glicólico em sua fórmula (além dos ácido lático e málico), o Tônico Renovador  ajuda a tratar a foliculite no bumbum. Ao promover a renovação celular da região, ele diminui o acúmulo de queratina ao redor do folículo e, por consequência, elimina ou diminui a possibilidade de um pelo encravado, cravos e espinhas na região. "Essa renovação celular faz uma leve descamação na pele, melhorando sua textura e deixando o folículo piloso mais desobstruído", explica Dra. Monalisa.

8 - Nos pés

O Tônico Renovador pode fazer a diferença no tratamento de calos e rachaduras nos pés, sabia? E isso tem tudo a ver com a ação dos AHAs.

Dra Ana Cláudia Pompeu Raminelli, farmacêutica, doutora em cosmetologia e mestre em fármaco e medicamentos, explica a ação dos alfa-hidroxiácidos. "A ação hidratante que os AHAs têm está relacionada diretamente à capacidade química dessas moléculas em ligar-se à água e mantê-la no tecido, a ponto de haver estudos mostrando a ação eficaz dos alfa-hidroxiácidos para fissuras plantares, que são as rachaduras existentes nos pés e que são provenientes de ressecamento demasiado. Os alfa-hidroxiácidos revertem os casos de fissuras plantares pela hidratação e esfoliação que os mesmos apresentam".

E aí, que tal inserir os nossos tônicos na sua rotina de cuidados com a pele do rosto e outras regiões do corpo?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!