O que o ar-condicionado faz na sua pele?

O que o ar-condicionado faz na sua pele?

No verão, muita gente abusa do ventilador e dos ar-condicionado para tentar se refrescar do calor

Ah, o verão...com ele chega o sol, mais idas à praia e à piscina e também as altas temperaturas e o calor. Para aplacar a estação mais quente do ano, muita gente recorre ao ar-condicionado e ventiladores, seja em casa, no trabalho, no shopping ou no cinema. Mas será que tanto vento gelado prejudica a nossa pele?

ar-condicionado e hidratação

Conversamos com dermatologistas para entender o que o ar-condicionado causa na pele, porque muitas vezes sentimos aquela sensação de pele ressecada e o que fazer para melhorar tudo isso. Vem com a gente!

Afinal, o que o ar-condicionado faz na nossa pele?

"O ar-condicionado retira a umidade do ar e devolve um ar mais frio. Logo, ele causa um ressecamento da pele, da mucosa e do cabelo, de uma forma geral. É notável que, quando ficamos muito tempo no ar-condicionado, nossos lábios ficam ressecados por serem mais úmidos e o contato direto tende a ressecar mais", explica a Dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité (SP).

+ 13 mitos e verdades sobre hidratação da pele para sabermos já!

Sim, não é só a pele que sofre, os cabelos também ressecam bastante com o uso do ar. Eles podem ficar mais frágeis e muito mais quebradiços.

Durante o verão, junto com o ar-condicionado também surge o combo sol + praia/pisicina. "A pele exposta ao sol e ao ar condicionado fica ainda mais ressecada, opaca, com falta de brilho e descamação", alerta a Dra. Cintia Gudes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ Lábios hidratados: como manter a região sempre saudável

E o ventilador?

Um outro companheiro do verão é o ventilador. Ele pode não deixa o ar mais gelado, mas o vento também atinge a pele de alguma forma.

+ Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

"O ventilador também pode causar um ressecamento da pele, mas em uma intensidade menor do que o ar-condicionado", explica a Dra. Karine Okamoto.

Ar-condicionado pode causar alergia na pele?

É mito. A dermatologista explica que o que pode acontecer é: o vento frio do ar-condicionado desencadear crises de algumas doenças, como de rosácea. "É uma doença inflamatória e crônica que, quando exposta ao frio, a pele se torna mais reativa, assim como mais inflamada também."

+ Rosácea: conheça o que pode melhorar e piorar a vermelhidão

Outra doença que pode sentir o impacto do vento frio é a dermatite atópica, que já deixa a pele mais ressecada por si só e, em ambientes frios, tendem a ter mais crises tanto no inverno quanto no verão.

E quais as recomendações para pacientes que tem rosácea, dermatite atópica ou alterações da barreira cutânea? A dermatologista indica: hidratante adequado para seu tipo e condição de pele, beber bastante água, evitar banhos quentes e utilizar sabonetes gentis. "Essas são medidas que irão contribuir para uma pele saudável", indica a médica.

Como evitar os danos do ar-condicionado?

A pele ressecada pode apresentar alguns sintomas. Já sentiu a sensação de que sua pele está repuxando ou avermelhada? Coçando? Ou então aquela aparência acinzentada, que deixa a pele meio sem viço? Tudo isso pode indicar que sua pele está ressecada, desidratada.

+ Por que sentimos nossa pele repuxar?

E qual a melhor amiga da pele ressecada? Ela mesmo: a hidratação. "É a palavra-chave. Hidrate a pele do rosto e do corpo com hidratantes específicos. Beba água e não se esqueça dos hidratantes labiais", aconselha a Dra. Cintia.

A Dra. Karine Okamoto faz coro e acrescenta um lembrete importante: "pacientes com a pele oleosa também precisam de hidratantes, mas específicos para a pele oleosa."

+ Hidratante para pele oleosa: por que é importante e dicas para escolher o ideal

"Pacientes com dermatite atópica, que possuem a pele mais ressecada pela dermatite, irão precisar de um hidratante mais espesso, logo, cada paciente irá usar um hidratante específico para o seu tipo de pele e geralmente eu oriento o uso do produto após o banho", completa ainda.

E os cabelos, como cuidar? "Evite uso de secadores, chapinhas e modeladores. Crie um cronograma capilar junto com o seu dermatologista para ter cabelos bem hidratados", dá a dica a Dra. Cintia.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

A Dra. Karine ainda indica evitar prender muitos os fios e o uso de leave-in, máscara capilar e condicionador, todos adequados para o tipo de cabelo. Tudo isso contribui para evitar o ressecamento causado pelo ar ou ventilador.

Uma outra dica é evitar ficar na direção direta do ar-condicionado ou do ventilador. “Verifique se ele está em uma área que não cause uma ventilação direta na pessoa, se espalhando uniformemente no ambiente”, afirma a Dra. Karine.

Ah, e não esqueça de hidratar os lábios, hein? Eles também sofrem com o vento e ficam ressecados.

Hidratação na Sallve

O primeiro é o Hidratante Firmador. Em uma textura sérum-gel levinha e de rápida absorção, perfeita para quem tem pele oleosa - pense nele como aquela fórmula hidratante "oil free".

Conta com om oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com PantenolCogumelo Fu Ling e Fermentados Vegetais para potencializar a firmeza e a hidratação.

Já o Hidratante Facial entra como o meio termo perfeito entre as texturas sérum-gel do Hidratante Firmador e a textura creme mais densa do Hidratante Reparador. Sua leve textura gel-creme de sensação refrescante deixa a pele com brilho mas não pegajosa, e nem aumenta a oleosidade da pele, além de reduzir os poros e aparência de linhas finas.

A fórmula tem ativos poderosos de hidratação diária. Com Beta-GlucanPhytoesqualanoniacinamida e óleo da semente do Melão do Kalahari, ele reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água e acalma a pele.

antioxidante hidratante corporal

Por último, o Hidratante Reparador. Ele é aquele hidratante em textura creme bem densa que vai restaurar até as regiões mais ressecadas do seu corpo (como joelhos, cotovelos e até pés rachados!). O Hidratante Reparador também acalma peles sensibilizadas, nutre e reparar danos, como por exemplo os de exposição solar e procedimentos dermatológicos. Ah, e ele pode ser usado até no processo de reparação da pele pós-tatuagem!

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabolol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. o resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

E para o corpo? Tem também! O Antioxidante Hidratante Corporal é o melhor do tratamento para a pele do corpo em uma loção cremosa de rápida absorção. Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante. Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade.

óleo corporal

O nosso Óleo Antioxidante Corporal entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.

Por fim, ainda temos nosso Hidratante Labial, que tem uma deliciosa textura de manteiga cremosa. Promove a reparação da pele, criando uma barreira protetora que deixa os lábios hidratados e macios. O Ácido Hialurônico hidrata, enquanto o phytoesqualano e a Manteiga de Shorea evitam o ressecamento. Por fim, a Vitamina E traz a ação antioxidante, prevenindo os sinais do tempo. Juntos, renovam e mantêm a maciez prolongada.

Voltar para o blog