5 dicas para inserir o retinol na rotina de cuidados com a pele

5 dicas para inserir o retinol na rotina de cuidados com a pele

Se você nunca usou retinol, não precisa ter medo, vamos te explicar tudinho aqui!

Para quem sempre quis usar retinol e não sabe bem como inserir na rotina de skincare, pronto: aqui vamos te dar algumas dicas preciosas para você fazer isso com cuidado e sem medo.

retinol óleo antissinais

Precisa ter medo do retinol?

Muita gente tem receio de usar retinol, seja por falta de informação ou por achar que a pele vai acabar sensibilizada. Mas não é bem assim, viu? Pode ficar tranquilo! É só tomar alguns cuidados bem básicos como vamos te ensinar em breve.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

O retinol é um ativo com benefícios amplamente estudados e comprovados cientificamente. Ele é o grande nome quando o assunto é o tratamento eficaz de linhas de expressão e rugas, mas não só isso.

Ele atua em receptores biológicos que aceleram a renovação celular, promovendo uma melhora na textura da pele, em manchas e na acne, além de trazer viço e luminosidade. Também é um poderoso estimulador da síntese de colágeno, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele.

E, sim, o retinol pode acabar sendo sensibilizante para algumas peles, causando irritação, vermelhidão ou descamação. E exatamente por isso é indicado que ele seja introduzido com calma na rotina para que você entenda bem como ele reage na sua pele.

+ Rugas: o que são, quais os tipos e quais as diferenças entre elas

Falando especificamente do nosso Óleo Antissinais, que tem retinol 0.3% na fórmula, é importante dizer que ele apresentou alta tolerância cutânea em avaliações de segurança, ou seja, não houve nenhuma reação.

E tem mais um ponto: o veículo desse produto é o óleo. Ele aumenta a hidratação, deixando a barreira cutânea fortalecida, o que é essencial quando falamos em diminuir possibilidades de irritação.

"O Óleo Antissinais tem alta tolerância cutânea, porque quando a pele está saudável e com barreira íntegra, é baixa a probabilidade de causar reações e intolerâncias locais. Isso está muito ligado a riqueza da composição dos óleos que selecionamos, que ajudam a manter a barreira cutânea íntegra. Responsável por auxiliar na hidratação e barreira cutânea saudável, temos também as fitoceramidas, que contém composição de lipídios funcionalmente parecidos aos lipídeos do estrato córneo da nossa pele", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior do P&D da Sallve.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Mesmo assim, é retinol, então, não é indicado para peles sensíveis ou sensibilizadas. Gestantes e lactantes, não usem sem consultar seu médico, ok?

Dicas de como inserir o retinol na rotina

Bom, já te explicamos bem que não tem motivos para ter medo de retinol. Agora vamos as dicas preciosas para que ele entre na sua rotina:

1.Use pouco produto e comece com dias alternados

Para quem nunca usou retinol, a pedida é calma e paciência para começar. Durante a primeira semana de uso do Óleo Antissinais, pro exemplo, aplique pequenas quantidades de produto, em dias alternados, começando com até 2 vezes na semana.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Antes de aplicar no rosto, você pode fazer antes um teste de aplicação no seu antebraço e observar se há alguma mudança.

2. Hidratante é o seu melhor amigo

Quem faz uso de retinol, não pode esquecer de manter a pele hidratada. A Dra. Monalisa Nunes já nos deu uma dica por aqui: a de aplicar um hidratante antes de passar produtos com retinol.

"Normalmente, preferimos utilizar ácidos/ ativos que são mais sensibilizantes depois de um hidratante e, de preferência, algum que tenha uma propriedade calmante. Dessa forma, você diminui o potencial irritativo, deixa a pele hidratada e evita descamação, que pode acontecer com esses ativos", contou a dermatologista.

+ Hidratantes da Sallve: qual escolher?

A Dra. Denise Steiner concorda e dá outra sugestão: “pode haver uma irritação no começo do uso de produtos com retinol, por isso a gente enfatiza sempre que a pele precisa estar bem hidratada. E, em geral, a gente começa usando alternadamente com um hidratante ou hidratando previamente para que a pele não irrite.”

A Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, ainda dá uma outra dica: “Se a pessoa nunca usou retinol, para começar, pode ser interessante pingar algumas gotas do Óleo Antissinais no Hidratante Reparador e aplicar no rosto, principalmente na semana de introdução. Comece aos poucos, 2 vezes por semana em dias alternados. Depois que estiver acostumado, pode partir para mais vezes por semana.”

3. Evite alguns ativos ao inserir retinol na rotina

Como o retinol pode deixar a pele mais sensível, o ideal é não pesar a mão no início e não usar outros produtos que podem deixar a pele mais fragilizada, como é o caso dos AHAs.

"O retinol vai muito bem com hidratantes, como ácido hialurônico de vários pesos moleculares. Com antioxidantes também não há nenhum problema. Ele não precisa ser associado a outros ácidos, como os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico", sugere a Dra. Denise Steiner.

+ Conheça os diferentes tipos de tônico facial

Mas Sallve, uso o Tônico Renovador e gostaria de também usar o Óleo Antissinais. É possível? Sim, é possível. Mas, se você nunca usou retinol, o ideal é que primeiro faça a introdução do Óleo na rotina e veja como sua pele reage.

"O ideal é não usar o Tônico Renovador e o Óleo Antissinais no mesmo dia e com certeza não na mesma hora, um seguido do outro. Mas se a pessoa já introduziu o retinol, se acostumou, pode usar o Tônico Renovador pela manhã e o Antissinais à noite, por exemplo", dá a dica nossa pesquisadora Renata.

4. Uso noturno

O retinol, assim como nosso Óleo Antissinais, costuma ser um tratamento noturno. A razão é muito simples: o retinol é um ativo fotossensível. "Significa que, quando entrar em contato com a radiação solar, o retinol vai sofrer uma alteração na molécula dele. E o que isso pode causar? Irritação na pele, vermelhidão, manchas, reações na nossa pele”, conta Renata Ribon de Melo.

5. Não esqueça o protetor solar!

No dia seguinte, além de lavar o rosto com um limpador facial, o uso de proteção solar é essencial.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Quando usamos retinol, ele se prova ainda mais indispensável porque, afinal, ele é um ativo que pode sensibilizar a pele e causar algumas irritações. Com isso, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo gerar manchas ou piorar condições de pele que você já tem.

E tem mais um ponto. Não faz sentido você fazer um tratamento com retinol, seja para tratar linhas e rugas ou cuidar das manchas, se você não usa protetor solar todos os dias. O sol é um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento da pele.

A partir de qual idade posso usar retinol?

O ideal é sempre consultar um dermatologista para entender bem o que sua pele precisa. A Dra. Denise Steiner afirma que o uso pode começar ainda na adolescência, por exemplo, para cuidar de um quadro de acne. Portanto, a idade para começar é relativa e depende do seu quadro, do que você busca.

+ Como começar a cuidar da pele na adolescência?

"Ele promove renovação e melhoria da qualidade da pele. E, como ele é indicado para pele acneica, que as vezes começa na puberdade, pode ser indicado para as pessoas bem jovens. Mas também é para idades intermediárias e pessoas idosas. Em todas as idades ele tem sua indicação, só fazer a adequação da sua utilização, pensar nas concentrações. Várias idades podem ter benefício com retinol."

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega tratamento potente da pele. Além de hidratar, reduz a aparência de poros, trata linhas e rugas, melhora firmeza e elasticidade da pele, promove a renovação celular, uniformiza tom e textura e aumenta a luminosidade.

Na fórmula, ainda temos fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e na hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Voltar para o blog