Viagem de avião: é preciso cuidar da pele?

Ressecamento é uma queixa comum de quem enfrenta longas viagens no avião.

O que você leva na sua bagagem de mão quando vai viajar de avião? Fones de ouvido, um casaco, um livro... e que tal algum produto para cuidar da pele? Sim, isso mesmo! Longas viagens em aeronaves podem causar danos para a pele, como o tão falado e temido ressecamento. Então, por que não ajudar a sua pele nesse quesito?

Oleg Magni/Pexels

Talvez você esteja curiosa (o) em saber o motivo disso acontecer. Com a palavra, as especialistas. “Durante voos longos, devido ao contato com o ar seco e frio do avião, nossa pele e nossos cabelos sofrem um ressecamento maior e ainda, pela estase venosa, as bolsas em torno dos olhos podem se ressaltar. Nesse sentido, uma rotina de cuidados voltada para a hidratação da pele é fundamental”, explica a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O próprio ar bombeado para dentro da aeronave causa ressecamento, pois chega a temperaturas bem baixas – algo em torno dos 10°C – além da falta de umidade do ambiente. Tudo isso faz com que ocorra uma evaporação mais rápida da água presente na pele”, acrescenta ainda a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que é essencial?

Como você já deve imaginar, um creme hidratante é sem dúvida um melhor amigo nesse período que você vai passar no avião. Mas é importante ressaltar um ponto: se você viaja de maquiagem, um outro passo ainda mais essencial é limpar a pele!

Jason Toevs/Pexels

“O primeiro passo é a limpeza e, nesse caso, a maquiagem deve, sim, ser removida. Assim como não devemos dormir com maquiagem para evitar a obstrução dos poros, além de cravos e acne, no avião devemos retirar a maquiagem da face. Uma boa estratégia são os lenços demaquilantes”, aponta a Dra. Kédima. 

Depois, a especialista sugere o uso de uma água termal, principalmente em viagens longas (mais de seis horas). “Ajuda a manter a umidade da pele e a maior penetração dos ativos aplicados na sequência”, explica ainda.

Por fim, o tão querido creme ou sérum hidratante, que pode ser aplicado sempre que você sentir a pele ressecada. Ou, se preferir seguir uma ordem, passe uma camada generosa do creme no rosto antes de embarcar, antes de dormir e quando sua chegada ao local de desembarque estiver se aproximando. 

“Quanto aos ativos, dê preferência por fórmulas que contenham ácido hialurônico, e vitamina C e E, pois estes possuem ação antioxidante”, recomenda ainda Dra. Paola Pomerantzeff. 

E quem quer aproveitar o tempo livre para fazer uma máscara? Pode? É claro que sim! “Atualmente já existem produtos específicos para os voos sob a forma de máscaras. Elas podem ser de vários tipos e com vários ativos e são uma ótima pedida, pois já contém em sua fórmula substâncias hidratantes, antioxidantes. Elas costumam ser mais geladinhas, já reduzindo o inchaço do rosto. Antes de aplicá-las, só não se esqueça de remover a maquiagem com lenços demaquilantes”, aponta a Dra. Kédima Nassif.  

Crédito: Tim Gouw/Pexels

E o filtro solar? 

Será que é mesmo necessário aplicar filtro solar durante uma viagem de avião? Bem, se você vai pegar um voo diurno, a resposta é: sim! A Dra. Paola afirma que é essencial a aplicação de protetor solar 30 minutos antes do embarque e o fator mínimo de proteção (FPS) deve ser 30. 

Por quê? Bem, segundo a especialista, as janelas do avião conseguem bloquear os raios UVB da radiação ultravioleta, mas não bloqueiam os raios UVA (justamente os raios que provocam o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele). Além disso, devido à altitude mais elevada, esses raios UVA são ainda mais prejudiciais que o normal. 

Ah, a especialista ainda dá uma última dica: hidratação da pele também vem de dentro. Por isso, beba água. Pelo menos 300 ml para cada hora de voo.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading