Hidratante Renovador Corporal: por dentro da fórmula

Hidratante Renovador Corporal: por dentro da fórmula

Aqui a gente conta um pouco da história do Hidratante Renovador e faz um mergulho nos ativos da fórmula

Já pensou ter um hidratante corporal que, além de hidratar, promovesse a renovação da pele, uniformizando tom e textura...tudo no mesmo passo da rotina? A gente fez! O Hidratante Renovador Corporal tem 10% de AHAs na fórmula aliado a ativos hidratantes, como manteiga de karité. Assim, ele faz uma esfoliação química na pele, sem machucar, e ainda deixa a pele hidratada.

"Começamos essa fórmula como um hidratante, mas queríamos mais benefícios. Ele nasceu para ser um hidratante de corpo com benefício de melhorar a textura da pele, dar luminosidade e viço, para ele não ser só um hidratante do dia a dia, mas um hidratante com múltiplos benefícios", conta a Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Conhecendo a fórmula do Hidratante Renovador Corporal

A Renata conta que a estrutura da fórmula foi inteiramente pensada para promover uma super renovação da pele do corpo, principalmente para quem tem algumas questões específicas, como bolinhas ásperas, pelos encravados, hiperpigmentações em determinadas regiões, como axilas e virilha, calos e rachaduras nos pés, entre outros. Mas tudo isso sem sensibilizar a pele, claro.

+ Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer?

Quando falamos em uniformizar tom e textura, os aliados são os 10% de alfa-hidroxiácidos presentes no Hidratante Renovador.

AHAs 10%

Os AHAs são conhecidos por serem esfoliantes químicos (sem grânulos). Eles agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular. Nem todos os AHAs têm o mesmo poder esfoliante, cada um tem sua função e sua força na hora da esfoliação. É possível usar vários ácidos juntos, em baixas concentrações, que podem ser muito menos irritantes do que o ácido glicólico sozinho, por exemplo.

+ ABC dos ácidos nos cosméticos: um guia completo

E foi por isso que escolhemos uma combinação sinérgica de três ácidos 6% de ácido glicólico, 2% de ácido málico e 2% de ácido lático. "É legal combinar os ácidos porque eles têm características e propriedades diferentes. O glicólico penetra mais profundamente na pele, então, vai ajudar nessa renovação celular, de eliminar células mortas. O ácido lático penetra um pouco menos, por isso costuma ser indicado para pele sensível, que não vai ter tanta sensibilização. Já o ácido málico ajuda até na hidratação da pele. Se só colocássemos a concentração máxima de ácido glicólico, não seria tão legal porque a gente teríamos uma sensibilização maior na pele", explica a pesquisadora.

Como age cada um?

O ácido glicólico tem menor peso molecular, permitindo que ele penetre mais profundamente na pele, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs. Com isso, ele devolve o viço saudável e também estimula a produção de colágeno, proteína responsável por deixar a pele mais resistente e elástica.

+ Pelo encravado: o que é, quais as causas e como evitar

Já o ácido lático tem peso molecular intermediário, o que significa que não penetra tão profundamente nas camadas da pele. Mesmo assim, preserva as características de outros AHAs, como remover suavemente a pele morta, mas sem irritar. Uma grande curiosidade e talvez um de seus maiores benefícios, na verdade, tem tudo a ver com hidratação. O ácido lático é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele.

Por fim, temos o ácido málico, que também age diminuindo a coesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular. Como sua molécula é maior que os outros AHAs, isso diminui sua penetração na pele. Auxilia com que ele seja mais suave, mas também seja eficaz para deixar a pele iluminada e viçosa. Além disso, o ácido málico é um umectante, capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada. Diferente de outros AHAs, ele tem uma excelente capacidade de manter o pH equilibrado por mais tempo, por apresentar um comportamento de tampão.

+ Por que nossas axilas ficam escuras?

Todos eles agem para uniformizar o tom e a textura da pele por conta da renovação celular. É como se as células mortas se desprendessem e essa "pele nova" já vem mais uniforme, viçosa e macia.

Extrato de physalis

Junto com os AHAs um outro ativo aparece para ajudar, principalmente na uniformização de áreas hiperpigmentadas, como axilas e virilha: o extrato de physalis. Ele é um poderoso antioxidante, mas é também um potente anti-inflamatório.

+ Extrato de physalis tem processo sustentável de extração

"Ele também ajuda nessa uniformização da pele. Por que temos o escurecimento da axila? Usamos lâmina, fazemos depilação, isso ativa mecanismos inflamatórios na pele. Todo mecanismo inflamatório da pele ativa a alta produção de melanina, que é uma defesa natural do corpo. O extrato de physalis ajuda a inibir esses marcadores inflamatórios. Então, se a pele está sendo agredida e tem uma minimização desses efeitos inflamatórios, não vamos ter tanta produção de melanina ali”, aponta Renata Ribon de Melo.

Uma super combinação hidratante

Para minimizar os efeitos dos ácidos, é claro que a gente precisava de um combo bem hidratante. Com isso, vieram: phytoesqualano, manteiga de karité e óleo de semente de uva.

+ Foliculite: o que é, quais as causas e como tratar

O phytoesqualano é uma molécula vegetal, derivado do óleo de oliva puro, que funciona como um hidratante. A barreira lipídica da pele, que funciona como proteção da epiderme, é composta por cerca de 12% de esqualeno, molécula muito similar ao esqualano. É justamente por conta dessa similaridade, que o nosso corpo reconhece essa molécula como natural da pele, fazendo com que seja absorvida radicalmente e, assim, promova a reparação da barreira natural da pele. E por que isso é bom? Porque aumenta a hidratação da pele, deixando-a mais macia e ajudando a protegê-la do ambiente externo, sem pesar.

A manteiga de karité é super hidratante e tem uma textura deliciosa, que muita gente conhece. Ela tem alto de teor de ácidos graxos contidos no ativo, como os ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6). Esses óleos agem restaurando lipídios e devolvendo a umidade para a pele. Assim, auxilia a reparar a barreira protetora da pele, retendo umidade (como se fosse um filme que impede que a água saia, sabe?) e reduzindo o ressecamento.

5 dicas para driblar a preguiça de cuidar da pele do corpo

Por fim, ainda temos o óleo de semente de uva, que é conhecido por conter resveratrol (um super antioxidante). Mas não é só isso: ele tem uma atividade restauradora da função de barreira da pele, por também ter ácidos graxos. Ajuda a acalmar e reduzir consideravelmente a perda de água transepidérica, tendo atividade reparadora e anti-inflamatória.

Uma fórmula completa para renovar e uniformizar a sua pele, sem sensibilizar. E aí, que tal incluir o Hidratante Renovador na sua rotina de cuidados?

 

Voltar para o blog