Skin flooding: conheça a tendência que promete uma pele super hidratada

Skin flooding: conheça a tendência que promete uma pele super hidratada

Conversamos com uma dermatologista para entender todos os benefícios da tendência

Se você adora acompanhar tendências de skincare no TikTok, talvez já tenha esbarrado no skin flooding (em tradução livre, inundação da pele). Como o nome já anuncia, tem muito a ver com manter uma rotina que priorize a hidratação, o que pode ser muito interessante principalmente no inverno.

skin flooding

Para entender melhor os benefícios da técnica, conversamos com a Dra. Fernanda Porphirio, da Clinica Vanité (SP). “Essa técnica adiciona passos para manter a hidratação da pele ou melhorar o ressecamento já instalado, se for o caso. Ela faz sentido se você apresenta uma pele ressecada ou desidratada”, aponta a dermatologista.

+ Esses truques de redes sociais para a acne funcionam mesmo?

O que é o skin flooding?

Resumidamente, o skin flooding é um tratamento que promove uma hidratação intensa para a pele. Consiste em combinar camadas de produtos hidratantes. Na verdade, não é nova e é muito usada por dermatologistas para reter a hidratação da pele, misturando umectantes e emolientes.

+ Customizando a hidratação e combinando os hidratantes da Sallve

“Os hidratantes possuem diferentes tipos de ação, por isso, combinar mais de um deles pode agregar na hidratação. Alguns hidratantes vão barrar a perda de água pela superfície da pele, outros vão conseguir adicionar água para o interior das células, por exemplo”, indica a Dra. Fernanda.

Aqui no blog a gente já falou sobre ativos umectantes e emolientes e o quanto associar os dois é muito bacana – como acontece no nosso Hidratante Reparador - mas não custa nada relembrar.

+ Slugging: quais os benefícios da rotina e como fazer

Umectantes são agentes hidrofílicos, ou seja, têm uma afinidade por água. Sua função é reter a hidratação da pele, mas o mecanismo é diferente: umectantes retém essa hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Esse processo ajuda a compensar níveis reduzidos de agentes naturais de hidratação - os umectantes naturais chamados de NMF. Entre os umectantes, por exemplo, temos o ácido hialurônico.

Já emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) ou lipídios de consistência fluida que formam uma camada protetora sobre a pele. Quer exemplos? As ceramidas, óleos e manteigas, como a de karité. Essa camada que os emolientes formam previne que a sua pele perca água, mantendo a umidade no interior das células córneas e ainda assegurando o nível adequado de umidade no estrato córneo.

Como fazer o skin flooding?

O skin flooding envolve passar camadas de sérum com umectantes, seguidas de cremes/óleos com emolientes para "inundar" a pele com ativos hidratantes, misturando emolientes e umectantes. O resultado? Uma barreira cutânea protegida, uma pele mais firme, forte e macia.

+ Skin cycling: o que é, quais os benefícios e como fazer

E como fazer? Há algumas variações nas redes sociais em que algumas pessoas aplicam um tônico após limpar a pele, outras aplicam sprays de água termal entre cada passo. Mas, de forma geral, você pode seguir assim:

  1. Limpe a pele com um limpador facial gentil;
  2. Não seque o rosto completamente e mantenha-o levemente úmido: já contamos por aqui, mas aplicar sobre a pele levemente úmida deixa a pele mais receptiva para receber a hidratação. Se quiser, aplique uma bruma hidratante ou água termal;
  3. Aplique um sérum ou gel com um umectante, como o famoso ácido hialurônico.
  4. Termine com um produto com emolientes na fórmula, como manteigas e óleos.

+ 13 mitos e verdades sobre hidratação da pele para sabermos já!

Todo mundo pode fazer essa rotina?

A Dra. Fernanda Porphirio diz que todos podem se beneficiar, mas a rotina é mais indicada para pessoas que tem tendência a desidratação da pele, como quem tem pele seca. Ou então para quem está sofrendo com os efeitos do ressecamento causado pelo inverno.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

“Pode ser benéfico porque no inverno a pele sofre mais com o ressecamento, então, essa técnica vai aumentar a capacidade de hidratação dos tecidos e diminuir a desidratação através da diminuição da perda hídrica”, conta a dermatologista. 

E as peles oleosas? A médica indica que, para pacientes com tendência a acne ou pele oleosa/mista, o skin flooding seja feito de forma menos frequente – apenas 1x por semana, por exemplo. Mas que o ideal é sempre consultar o seu dermatologista para que ele possa ajudar nessa adaptação de rotina. 

+ Hidratante para pele oleosa: por que é importante e dicas para escolher o ideal

“Pode gerar acne se for realizado em pacientes que já tem uma tendência a acne e oleosidade, dependendo dos produtos utilizados, que podem acabar gerando uma obstrução dos poros”, completa a médica. 

Melhor fazer de dia ou e noite? 

Você pode escolher o que é mais confortável para você, se é na rotina diurna ou noturna. Lembre-se: se for fazer durante o dia, encerre a rotina com um protetor solar. 

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

“Vai depender da percepção sensorial de cada pessoa. Algumas gostam de sentir a pele com uma textura mais mate, outras já gostam de senti-la com uma textura mais cremosa. Em geral, óleos e cremes podem ser mais bem tolerados na rotina noturna”, explica a Dra. Fernanda

Slugging x skin flooding 

Muita gente confunde slugging e skin flooding, duas técnicas que ganharam muita popularidade no TikTok. 

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

O slugging propõe terminar a rotina de cuidados noturna com um emoliente oclusivo. Em geral, a técnica é feita aplicando uma camada de vaselina como último passo da sua rotina de cuidados noturna, garantindo uma pele mais hidratada, viçosa e com barreira cutânea íntegra

Nessa rotina, você limpa o rosto, segue sua rotina de cuidados noturna normalmente e finaliza com o vaselina ou um produto que tenha emolientes na fórmula. 

Dá para fazer com a Sallve? 

Você pode fazer skin flooding com a Sallve, sim! E é super simples: 

1 - Lave o rosto com Limpador Facial, Limpador Antiacne ou Limpador Enzimático

2 – Com o rosto levemente úmido, aplique o Hidratante Firmador, que tem 8 tipos e 3 pesos de ácido hialurônico na fórmula

3 – Feche a rotina com o Hidratante Reparador ou com o Óleo Antioxidante, por exemplo. Inclusive, você pode até misturar algumas gotas do óleo no nosso Reparador, potencializando a hidratação e tratamento.

Voltar para o blog