Óleo de café verde: o que é, o que faz e quais benefícios para pele

Óleo de café verde: o que é, o que faz e quais benefícios para pele

Se você nunca ouviu falar no óleo de café verde, saiba que ele traz propriedades hidratantes e antioxidantes para pele, viu?

Que o café é cheio de propriedades e benefícios, não é nenhuma novidade. Mas e quando a conversa é sobre óleo de café verde: já ouviu falar? Se ainda não ouviu, saiba que vale muito a pena e que ele vem cheinho de coisas boas para sua pele. A gente promete!

óleo de café verde

O que é o óleo de café verde?

Se você está estranhando a coloração verde, calma que tudo vai ser explicado. O óleo de café verde é extraído através da prensagem a frio das sementes da espécie Coffea arabica.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Os grãos usados para obter o óleo não estão torrados, daquele jeito que a gente usa para fazer o café de todos os dias, por exemplo. Falamos em café verde, porque é extraído de grãos que não amadureceram, mas estão cheios de benefícios.

O óleo de café verde evita a perda dos grãos verdes presentes na hora da colheita. "Na hora da colheita, 65% das cerejas estão perfeitamente maduras (serão secas, torradas e virarão café), mas 20% dos frutos estão verdes. Assim, o óleo extraído dos grãos verdes evita esse desperdício", nos conta Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Qual a composição?

É por conta de sua composição incrível que o óleo de café verde é cheio de benefícios. Ele tem triglicerídeos, diterpênicos, tocoferóis, fitoesteróis, fosfatídeos e uma alta concentração de ácidos graxos livres, como ácido linoleico, que é encontrado na barreira lipídica cutânea, e também o ácido palmítico.

+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada

Além dos ácidos graxos essenciais, vale ressaltar dois outros componentes, que trazem benefícios. O primeiro são os tocoferóis, também conhecidos como Vitamina E, e ácidos clorogênicos, ambos com propriedades antioxidantes.

Para que serve o óleo de café verde?

Com uma composição tão recheada, não é de se espantar que o óleo de café verde tenha tantos benefícios para pele. Aqui listamos quatro principais:

  • Hidrata e preserva a função de barreira: lembra que falamos que o óleo de café verde é cheio de ácidos graxos essenciais?

    A barreira cutânea depende de ácidos graxos para funcionar corretamente, o que e imprescindível para uma pele saudável. Nós temos ácidos graxos na pele, que fazem, essencialmente, três coisas: diminuem a água trans-epidérmica, são antimicrobianos e também anti-inflamatórios.

    + Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

    Eles ajudam a formar uma barreira antibacteriana resistente à água que é como a nossa pele se protege contra infecções. Ou seja, se alguma dessas funções estiver comprometida, sua cútis não estará saudável.

    Os ácidos graxos presentes no óleo de café verde se assemelham aos que já temos na pele. Assim, ajudam a manter o estrato córneo saudável, já que aumentam a hidratação, preservando sua função de barreira.
  • É antioxidante: o óleo de café também tem propriedades antioxidantes, muito por conta dos compostos polifenólicos, da alta concentração de ácidos clorogênicos, ácido ferúlico e tocoferóis (vitamina E).

    Lembrando que os antioxidantes são substâncias importantes por se ligarem aos radicais livres para neutralizá-los. Os radicais livres geram consequências como o envelhecimento precoce da nossa pele, por conta do aumento na degradação das fibras de colágeno, o que gera aparecimento de sinais, linhas finas e flacidez.
  • Estimula o colágeno: comprovadamente, o óleo de café verde estimula a produção de colágeno e promove o espessamento da epiderme.

    + Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

    O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Ao longo do tempo, há uma queda na produção.

    Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos - o que abre caminho para as rugas e linhas de expressão. Daí a importância de usar cosméticos com ativos que estimulem a produção da proteína.
  • Estimula a microcirculação: a cafeína, também presente no óleo de café verde, é um composto químico estimulante, usado nos cosméticos por conta da sua alta capacidade de penetrar a barreira da pele. Entre seus benefícios, está sua habilidade de ser um vasoconstritor, o que significa que ajuda a estimular a microcirculação. E por que isso é legal? Porque é ótimo para desinchar algumas áreas.
  • Ajuda na proteção da radiação UV: o óleo de café verde pode ser considerado um fito absorvedor UV.

    + UVA, UVB, FPS, PPD, PA: o que são as siglas do Protetor Solar?

    Em "Aplicação do óleo de café em formulações cosméticas", Tais Wagemaker explica melhor a ação: "o óleo de café destaca-se por possuir grande potencial como ativo em formulações cosméticas fotoprotetoras, pois, por si só, é rico em ácidos graxos essenciais que se assemelham bastante à pele humana, é capaz de absorver a radiação solar ultravioleta entre os comprimentos de onde de 280 e 320 nm, aumentando o potencial de fotoproteção em formulações cosméticas com esta finalidade, além de apresentar a vantagem de ser um produto natural, e, consequentemente, poder reduzir o número de filtros orgânicos e inorgânicos em formulações dermocosméticas com a finalidade fotoprotetora."

    Em um estudo brasileiro, o óleo de café verde apresentou efeito sinérgico quando associado a um filtro solar sintético convencional (etilhexilmetoxicinamato), aumentando em 20% o FPS.

    Importante ressaltar: o óleo de café verde por si só não é um filtro só solar.

Óleo de semente de uva na sallve

Ele também é uma das estrelas da fórmula do Óleo Antioxidante Corporal: um óleo que entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.

Ele pode ser usado de algumas formas: dentro do banho, com a pele ainda molhada, com ou sem enxágue, para uma hidratação prática, ou sobre a pele seca. 

Após 30 dias de uso: 
100% consideraram que o produto espalha facilmente
94% sentiram que o produto hidratou a pele
94% consideraram que o produto deixou a pele iluminada, radiante e viçosa
94% perceberam que produto não deixou a pele pegajosa

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável para sua pele, combinado? 😉

Artigos e referências usadas para esse texto

Extração e caracterização de óleo de café

Coffea Arabica (Coffee) Seed Oil

Sun protection factor, content and composition of lipid fraction of green coffee beans

Synergistic effect of green coffee oil and synthetic sunscreen for health care application

Improved green coffee oil antioxidant activity for cosmetical purpose by spray drying microencapsulation

Integrated approach in the assessment of skin compatibility of cosmetic formulations with green coffee oil

Caracterização química do óleo de café verdeAplicação do óleo de café em formulações cosméticas: avaliação da estabilidade e da eficácia fotoprotetora

Voltar para o blog