peptídeos

Peptídeos para pele: o que são e quais os benefícios?

Esses ativos podem ter diversas ações, como antioxidante, uniformizadora, antissinais e até antiacne

Os peptídeos chegaram com pompa no universo dos dermocosméticos, trazendo muita inovação e benefícios únicos para pele. Mas muita gente, ainda não entende completamente quem são eles. Primeiro, é bom saber: não existe apenas um tipo de peptídeos, mas vários!

Cada estrutura pode ter atuações específicas na nossa pele, seja para reduzir rugas, reforçar a barreira cutânea ou minimizar manchas, por exemplo. Por isso, eles são ativos tão procurados e tão amados.

peptídeos

O que são peptídeos?

Peptídeos são moléculas formadas por cadeias de aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Elas fazem parte do nosso organismo naturalmente e, dependendo da combinação em que esses aminoácidos estão dispostos, podem conferir propriedades específicas.

+ Peptídeo de cobre:  o que esse ativo poderoso pode fazer pela sua pele?

Eles são classificados conforme o número da combinação de aminoácidos, podem ser dipeptídeos, tetrapeptídeos, oligopeptídeos, polipeptídeos, entre outros.

"Os peptídeos desempenham funções na nossa pele. Por exemplo, na criação do colágeno", conta Renata Ribon de Melo, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Proteínas x peptídeos

Então, peptídeos são proteínas? “De certa forma, sim, mas há uma diferença entre o peptídeo e a proteína. O peptídeo reúne menos aminoácidos em sua constituição, já a proteína é uma estrutura maior”, responde a especialista.

+ Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

Para ficar mais simples, para ser considerada uma proteína são necessários no mínimo 50 aminoácidos. “O peptídeo é menor, por isso se difere na nomenclatura”, completa.

E o fato de serem menores explica muito por que eles são os ativos escolhidos para integrarem fórmulas cosméticas. “Usamos mais peptídeos, porque é uma molécula menor e por isso consegue alcançar os alvos mais facilmente do que a proteína em si”, fala Renata ao explicar um pouco mais sobre a inovação que os peptídeos trazem.

Como agem nos cosméticos?

Já falamos que os peptídeos estão presentes naturalmente no nosso organismo. Portanto, quando aplicados na nossa pele agem de forma biomimética. “Eles imitam composições que já temos. Isso facilita para que alcancem alvos e se liguem a receptores do nosso corpo mais facilmente, já que organismo reconhece como algo nosso.”

Ou seja, é velho conhecido modelo chave-fechadura. A chave certa encaixa perfeitamente na fechadura e abre a porta. Com os peptídeos, é similar. Ao serem aplicados na pele, são reconhecidos por receptores da membrana celular e desencadeiam uma ação intracelular. De uma forma mais simples: são entregues diretamente onde é necessário, ou seja, se ligam a receptores e agem em uma cascata de benefícios.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Como há vários tipos de peptídeos cada um deles tem sua forma de ação específica, mas o principal é sempre igual: eles se ligam a receptores e agem em determinados marcadores, como colágeno, elastina, ácido hialurônico, fibronectina, entre outros.

Quer exemplos? O peptídeo de cobre! Ele se liga a receptores e atua diretamente para o aumento da síntese de colágeno. Além disso, ele se liga a íons de ferro impedindo a reação deles com outras moléculas e reduzindo a formação de radicais livres, com isso, auxilia no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Temos ainda os famosos Peptídeos Matrixyl®, também conhecidos como "matriquinas", os peptídeos derivados da matriz extracelular. Eles se ligam a um receptor na membrana celular e conseguem agir em diversos benefícios, como desacelerar o envelhecimento fotoinduzido, suavizar rugas e atuar na ativação do processo de reparo cutâneo. Lembrando que existem mais do que um tipo dentro dos peptídeos matrixyl e cada um deles vai atuar em uma frente específica, como já explicamos aqui no blog.

Quais os principais benefícios dos peptídeos?

Tudo depende do tipo do peptídeo e onde ele vai atuar. Mas, em geral, peptídeos podem ajudar em inúmeros fatores, dependendo da sua formação e é isso que faz deles tão inovadores. Aqui alguns dos benefícios possíveis para pele:

  • reforçar a barreira cutânea
  • diminuir inflamações
  • minimizar manchas
  • ajudar no tratamento da acne
  • reduzir cravos e espinhas
  • controlar a oleosidade
  • reduzir rugas e linhas finas
  • deixar a pele mais firme
  • aumentar a síntese de colágeno, entre outros;

Conheça nossa linha de Super Ativos

Uma linha com 5 fórmulas que reúne ativos consagrados aos ultra tecnológicos peptídeos para resultados rápidos e impressionantes. Vem saber mais:

Super Vitamina C 20%

Um sérum super concentrado que alia vitamina C 20% ao incrível peptídeo antioxidante para uma ação poderosa em linhas finas. Um tratamento antioxidante de alta performance, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, prevenindo e suavizando linhas, além de trazer de volta o viço e a luminosidade.

Para potencializar ainda mais os resultados, uma combinação de ácidos gentis, como o ácido maltobiônico e o ácido lático, atuam para promover uma renovação suave, deixando a pele mais saudável, uniforme, radiante e hidratada. Pode ser usado uma vez ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Super Niacinamida 20%

Um sérum de alta performance para quem busca reduzir marcas na pele e potencializar o tratamento de hiperpigmentações. Sua fórmula reúne ativos uniformizadores potentes, que além de promoverem a renovação da pele, atuam diretamente na produção de melanina, oferecendo um resultado mais rápido e eficaz. a Niacinamida 20% aliada ao peptídeo Uniformizador, ao Ácido Tranexâmico 3%, ao Ácido Mandélico e ao Ácido Kójico proporcionam uma pele muito mais uniforme em tom e textura.

Juntos, atuam para reduzir a intensidade e o tamanho de marcas na pele, além de prevenir o aparecimento de novas hiperpigmentações. tudo isso mantendo a pele macia e saudável, fortalecendo e protegendo a barreira cutânea. um tratamento uniformizador que pode ser usado 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite.

Super Ácido Glicólico 10%

Um poderoso sérum antioleosidade, formulado especialmente para as necessidades da pele oleosa. Combina a máxima concentração permitida de ácido glicólico (10%) a um tecnológico peptídeo, que age diretamente na causa raiz da oleosidade. Sua fórmula conta ainda com a niacinamida 5% e o gentil ácido lactobiônico para uma ação ainda mais completa.

Assim, controla a produção de sebo excessiva e reduz a oleosidade da pele ao longo do tempo, além de minimizar a aparência de poros dilatados e contribuir para uniformizar a textura geral da pele. Um tratamento antioleosidade que pode ser usado 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Super Pró-Colágeno Peptídeos 10%

Um sérum super concentrado pensado para quem deseja aumentar a firmeza da pele. Com 10% de peptídeos Matrixyl, peptídeos de cobre e ácido hialurônico, atua diretamente em todas as etapas da síntese de colágeno, o que contribui para aumentar o preechimento, a elasticidade e a sustentação da pele.

O resultado é uma fórmula de alta performance que desacelera e reverte sinais do tempo, melhorando a definição de contornos da mandíbula, pescoço e colo. um tratamento poderoso que pode ser usado 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite.

E aí, que tal incluir os Super Ativos na sua rotina avançada de cuidados com a pele?

Voltar para o blog