Retinol pode ajudar no tratamento da acne?

Retinol pode ajudar no tratamento da acne?

Conversamos com a Dra. Eliana Chagas e tiramos as principais dúvidas aqui

Que o retinol é incrível para suavizar sinais e linhas de expressão, você já deve saber. Mas é claro que esse não é o único benefício desse ativo, que é conhecido como o faz-tudo do skincare. E aí, vem a dúvida: afinal, ele também pode ajudar com a acne? Spoiler: com certeza pode!

retinol

Retinol é tudo igual?

O retinol faz parte da família dos retinóides. Eles são uma classe de derivados naturais e sintéticos da vitamina A. Fazem parte desse grupo: retinol, tretinoína, isotretinoína, palmitato de retinol, etc.

+ Retinol biomimético: quais os benefícios para pele?

No tratamento da acne, alguns derivados da vitamina A usados são medicamentos, como a tretinoína e a isotretinoína, e devem ser prescritos por um médico. Por aqui vamos falar do retinol puro, presente em cosméticos, e que inclusive está em sua concentração máxima no nosso Óleo Antissinais e Sérum Antissinais.

Afinal, retinol ajuda no tratamento da acne?

A acne é uma condição multifatorial, causada primariamente pela produção excessiva de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Ela ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, e o resultado desse acúmulo de sebo são as espinhas e os cravos.

+ Acne: o que é, como tratar e quando procurar um médico

E como o retinol pode ajudar na acne? Em alguns pontos. Como faz uma esfoliação química, ele ajuda a reduzir o acúmulo de células mortas na pele e a manter os poros limpos e desobstruídos, reduzindo a chance de cravos e espinhas. Ele também ajuda a reduzir lesões visíveis e inibir o desenvolvimento de novas lesões: "Como o retinol faz uma esfoliação superficial na pele, acaba mantendo os poros desobstruídos. E o que isso impede? Aquele processo inflamatório de obstrução de poros, das bactérias atuando naquele sebo produzido pela glândula sebácea e levando a todo processo inflamatório de pápula/ pústula/ comedão, que ocorre na acne. Então, essa esfoliação superficial produzida pelo retinol acaba sendo uma arma antiacne", explica a dermatologista Dra. Eliana Chagas.

A médica ainda complementa: "Ele realmente vai ajudar a reduzir espinhas, cravos e a acne que chamamos de inflamatória, de grau II e II. Se você não está com o poro obstruído e conseguiu deixar aquela secreção sebácea sair, você já não tem a formação de comedão (cravo) e tem uma possibilidade de diminuir a acne de uma maneira geral."

+ A importância de tratar a acne além do skincare

O retinol ainda vai contribuir para reduzir poros dilatados, já que eles são a combinação desse excesso de produção de sebo mais o acúmulo de células mortas que acaba ficando depositada ao redor dos poros, fazendo com que sua aparência fique ainda maior.

Dra. Eliana Chagas acrescenta também que o ativo ainda ajuda no controle da oleosidade, o que ajuda muito no quadro geral da acne, e a suavizar cicatrizes e as marcas deixadas pelas espinhas.

Quais os cuidados?

O retinol pode sensibilizar algumas peles. E aí você pode estar se perguntando: "tenho acne inflamada, esse ativo não vai acabar deixando minha pele mais sensibilizada?" Não necessariamente. Mas aqui deixamos a dica de ouro para cuidar da sua pele: procure sempre um dermatologista, antes de aplicar novos ativos no seu rosto, ainda mais se você tem um quadro de acne ativa. Dito isso, a Dra. Eliana tem dicas:

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

O fundamental para quem vai utilizar retinol e já tem uma pele com acne inflamatória é verificar se vai acontecer uma sensibilização ou não. A dica da dermatologista é começar em uma noite e avaliar como a pele ficou: se ficou muito vermelha e sensibilizada. O ideal é dar um intervalo de duas noites entre o uso noturno, e depois ir aumentando a frequência até chegar em na aplicação diária, se assim for a sua vontade.

A segunda dica é manter a pele bem hidratada, com hidratantes próprios para pele acneica. "O retinol é um ativo que, mesmo sendo melhor do que o ácido retinóico no quesito irritação da pele, pode provocar uma discreta irritação. Então, para prevenir isso, tem que hidratar muito bem essa pele. É importante também ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia para que a hidratação ocorra também de dentro para fora", diz a Dra. Eliana.

+ Como começar a cuidar da pele na adolescência?

Também é imprescindível fazer uma limpeza da pele com um limpador gentil e evitar o uso de outros ácidos, como glicólico e salicílico, e não esquecer nunca a proteção solar durante o dia.

Pode usar o retinol com ácido salicílico?

O indicado é não usar os dois seguidamente, numa mesma rotina, ou testar bem devagarinho essa combinação. “O uso de retinol e ácido salicílico ao mesmo tempo pode promover um ressecamento excessivo da pele, descamação e irritação. Então, não recomendo o uso dos dois ativos ao mesmo tempo, principalmente, para quem já tem uma pele mais sensibilizada”, opinou a Dra. Eliane.

Se você quiser combinar o Óleo Antissinais com produtos da Linha Antiacne da Sallve pode, mas dê preferência a usar o Sérum Antiacne em dias alternados com o Óleo Antissinais, pois ele tem uma alta concentração de ácido salicílico.

O Limpador Antiacne e o Tônico Antiacne (que não contém ácidos em sua formulação) podem ser usados antes do Óleo Antissinais, assim como a Máscara Antiacne.

Óleo Antissinais

retinol acne

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega tratamento potente da pele. Além de hidratar, reduz a aparência de poros, trata linhas e rugas, melhora firmeza e elasticidade da pele, promove a renovação celular, uniformiza tom e textura e aumenta a luminosidade.

Na fórmula, ainda temos fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e na hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Voltar para o blog