skincare pele sensível

Rotina para pele sensível: só pode hidratar e proteger?

Quem tem pele sensível muitas vezes tem dúvidas do que usar na rotina diária de cuidados

Pessoas com pele sensível muitas vezes sentem que só cuidam da pele do ponto de vista de tratamento e que, para esse tipo de pele, só fica reservada mesmo a hidratação. A verdade é que isso não é bem verdade e skincare para pele sensível é possível. E é justamente sobre isso que queremos te contar mais nesse papo aqui.

skincare pele sensível

Pele sensível: dá pra ter rotina de skincare?

Vermelhidão, repuxamento, calor ou ardor, sensação de queimação, irritação, descamação. Todos esses “sintomas” são bastante comuns para quem tem o diagnóstico de pele sensível.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

A pele sensível tem, no geral, uma barreira cutânea mais fina e frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas, irritações e inflamações. Por isso, é tão importante cuidar e reforçar essa barreira.

"O estrato córneo (barreira cutânea) é a interface entre o organismo e meio ambiente, sendo fundamental para manutenção da vida. É a camada mais externa da pele e mantém o equilíbrio entre a entrada e saída de substâncias na pele. A porção superficial está em contato com o meio ambiente e as variações externas podem alterar seu nível de hidratação, composição lipídica e organização estrutural. A principal função do estrato córneo é a de barreira", já nos contou por aqui a Dra. Liliane Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

Se uma pele sensível está ardendo, irritada, vermelha e com a barreira desequilibrada, ela precisa primeiro ser tratada. Por isso, a importância e a necessidade de procurar um dermatologista.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

Em momentos de sensibilidade, é ideal afastar agentes que sensibilizam e irritam a pele, hidratar adequadamente com hidratantes com ativos que renovem a barreira natural de proteção da pele, utilizar protetor solar adequadamente e utilizar produtos com ação calmante e anti-inflamatória, próprios para peles sensíveis.

Já quando a pele sensível não está em crise ou em momentos de sensibilidade, com a barreira cutânea íntegra e forte, é possível ter uma rotina de skincare assim como todos os outros tipos de pele, focada em suas principais necessidades.

Só pode hidratar e proteger? “Antigamente, sim, mas hoje temos diversos produtos que contam com nanotecnologia e tem seus ativos lipossomados, conferindo maior tolerabilidade para quem os usa e tem a pele sensível. Então, se você tem a pele sensível, deve ter um skincare personalíssimo para conseguir manter em dia os cuidados com sua pele”, afirma o Dr. Danilo Talarico.

O que a pele sensível pode usar?

Assim como todas as peles, as três etapas básicas do skincare são indicadas para quem tem pele sensível também: limpar, hidratar e proteger.

+ Dicas simples (e de graça) para incluir na rotina de skincare

“Os sabonetes e limpadores devem se suaves, com poucos ativos espumantes. São uma ótima pedida para esse tipo de pele”, explica ainda o Dr. Danilo. O ideal é não lavar mais do 2x ao dia e idealmente sem uso de buchas e utensílios abrasivos.

Águas micelares também são indicadas para limpeza. São produtos de limpeza da pele efetivos, porém muito gentis, não interferindo na barreira natural de proteção da pele e prevenindo ressecamento.

Além de limpar o rosto com sabonetes suaves e não adstringentes e usar um bom protetor solar, a hidratação é um passo importante para manter a barreira de proteção forte e íntegra. Como te dissemos, a pele fica sensível quando essa barreira é agredida.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Ativos calmantes, como bisabolol, e hidratantes, como ácido hialurônico, pantenol, phytoesqualano, são aliados da pele sensível.

E quem tem pele sensível deve ter uma rotina mais intensa de hidratação? Não mais intensa, mas deve-se escolher hidratantes que tenham as propriedades que ajudam na sensibilidade, ou seja, hidratantes mais específicos pra peles sensíveis.

+ Por que é tão importante proteger a pele

E os tratamentos? O ideal é você conversar com o dermatologista e entender quais são as questões que você gostaria de resolver. Aqui na Sallve, por exemplo, temos o Sérum Uniformizador, um tratamento para regiões hiperpigmentadas, inclusive olheiras pigmentares (as causadas por excesso de melanina), e que também tem ação em linhas finas. Ele tem retinol biomimético, promove a renovação da pele, mas foi testado em peles sensíveis.

Um dica valiosa para quem tem pele sensível, quando falamos sobre como inserir novos cosméticos em nossas rotinas: comece com um de cada vez, em doses homeopáticas (alternando os dias, por exemplo), para ir acostumando a pele.

Mais uma dica? Experimente o novo cosmético que você quer inserir na sua rotina de skincare na pele do lado de dentro do seu braço, abaixo das axilas, sabe? Essa área tem a pele bem parecida com a do rosto quando se fala em sensibilidade.

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

E, claro, prefira fórmulas testas em pele sensível. “Usar produtos já testados para seu tipo de pele, sendo ela sensível, oleosa, seca ou mista já é meio caminho andado para ter o sucesso da boa eficiência desse cosmético, afinal já colocaram ele na prova de fogo para garantir que ele tem boa ação e baixo efeito colateral naquele tipo de pele testado”, opina o Dr. Danilo.

Pele sensível nunca pode usar ácido?

Não é bem assim. Alguns ativos renovadores celulares, como o retinol, por exemplo, podem ser mais associados a sensibilidade da pele e, por isso, em alguns casos não são os mais indicados para peles sensíveis.

“Temos excelentes ácidos, como os alfa-hidroxiácidos, muito indicados para esses tipos de pele sensível”, afirma.

O ácido lático, por exemplo, é um AHA conhecido por ser mais suave, não penetrar tão profundamente nas camadas da pele, e por ser amigo das peles sensíveis.

Dito isso, é importante sempre consultar seu dermatologista para entender o que no seu caso faz sentido.

Sallve e pele sensível

A Sallve se preocupa com as peles sensíveis e tem diversas fórmulas na linha que são testadas nesse tipo de pele, além de uma linha de reparação que foi especialmente pensada para ela.

Limpador Facial

Um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, inclusive em peles sensíveis.

skincare pele sensível

Leite Micelar

Uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nossa Água Micelar bifásica oferece até às peles mais sensíveis a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível. Sua fórmula tem Leite de Arroz na composição e tensoativos leves (moléculas de limpeza), que limpam sem deixar a pele pegajosa ou ressecada.

Sérum Uniformizador

Uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas. Para área dos olhos, rosto e corpo.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Hidratante Reparador

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Protetor Solar Corporal

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. é hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Antioxidante Hidratante Pele Sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, aliados a todo o poder calmante e hidratante do Bisabolol e do Phytoesqualano. o resultado é a prevenção e suavização de linhas finas, maciez, viço e uma pele muito mais uniforme.

Vem conhecer o Antioxidante Hidratante Pele Sensível!

Voltar para o blog