Super Ácido Salicílico x Sérum Antiacne: qual escolher?

Super Ácido Salicílico x Sérum Antiacne: qual escolher?

Preparamos um guia para você entender as principais diferenças e saber qual inserir na sua rotina de cuidados com a pele acneica

Duas fórmulas poderosas e com a concentração máxima permitida de ácido salicílico, um ativo conhecido por ser um aliado das peles acneicas. Uma focada em secar espinhas e prevenir a acne, a outra também indicada para redução das lesões da acne, mas principalmente para minimizar as marcas deixadas pelas espinhas e uniformizar a textura.

E aí, qual eu devo escolher para minha rotina para pele acneica? Posso combinar? Quais as principais diferenças entre elas? Vem que vamos te explicar direitinho o que o Super Ácido Salicílico 2% tem de diferente do nosso queridíssimo Sérum Antiacne!

Fórmulas parecidas, mas com objetivos diferentes

A gente sabe que à primeira vista o Super Ácido Salicílico e o Sérum Antiacne podem parecer muito similares e até ficar aquela dúvida de qual é mais indicado para sua pele. Mas apesar de os dois contarem com 2% de ácido salicílico, máxima concentração permitida em cosméticos, eles têm propostas diferentes.

O Sérum Antiacne foi pensado para ser uma fórmula multifuncional, ou seja, que fosse um super secativo de espinhas, mas também atuasse como tratamento e prevenção da acne.

+ Como começar a cuidar da pele na adolescência?

Ele reúne ativos clássicos, como o ácido salicílico e a melaleuca, e ingredientes que atuam no controle de oleosidade, na uniformização e até na cicatrização. Uma fórmula bem completa, perfeita até para acompanhar quem está começando a cuidar da pele acneica, sem sensibilizar demais a pele.

Já o Super Ácido Salicílico 2% é uma rotina avançada de tratamento para a acne. Ele vai reunir o beta-hidroxiácido a 10% de ácido mandélico, ou seja, vai promover uma renovação poderosa da pele. Sua atuação é no tratamento da acne e na redução de espinhas, mas principalmente em suavizar cicatrizes e marcas de acne, uniformizando a textura irregular comum nesse tipo de pele.

Super Ácido Salicílico x Sérum Antiacne: os ativos

Entrando mais a fundo na fórmula de cada um, vamos relembrar que o Sérum Antiacne, tem o ácido salicílico a 2%, que penetra e desobstrui poros, mas aqui ele aparece microemulsionado, permitindo sua incorporação em água e fazendo com que a fórmula não contenha álcool, por exemplo, algo comum em linhas antiacne e que pode até irritar algumas peles acneicas mais sensíveis.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Além disso, ele conta com a famosa melaleuca, poderoso anti-inflamatório, que regula a presença de bactérias causadoras da acne. Aliados a esses dois ativos bem clássicos, ainda há a niacinamida, que atua no controle de oleosidade e na uniformização do tom, e o extrato de buchu, um seborregulador, que também conta com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Uma fórmula bem completa para atuar nas mais variadas frentes de queixas de quem tem acne.

Enquanto isso, o Super Ácido Salicílico vem para ser um passo além na rotina da pele acneica, para quem quer aliar o poder do beta-hidroxiácido à potência dos alfa-hidroxiácidos, conseguindo uma atuação precisa em uniformização da pele com acne.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

Já contamos aqui no blog os benefícios de combinar AHAs e BHAs. Os AHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, aquela estrutura que cola uma célula na outra. O BHA também atua nessas camadas superficiais, mas não só isso. Ele age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo, já que é solúvel em óleo.

ácidos na pele

Apesar de semelhantes na parte de esfoliação química e renovação celular, trazendo pele uma pele mais viçosa, com textura homogênea e cicatrizes suavizadas, essa combinação acaba sendo um tratamento mais completo e até complementar.

+ 4 dicas para melhorar cicatrizes e marcas de acne

A associação tem ação na camada córnea, ajudando a regularizar a hiperqueratinização (espessamento da camada exterior da pele), o que ajuda a melhorar a acne. Ao tratar a hiperqueratinização, com AHAs e BHA, você previne o aparecimento de cravos, que no futuro vão inflamar e gerar espinhas.

No Super Ácido Salicílico, além do BHA, temos o ácido mandélico. Ele também aparece em concentração máxima permitida e é um ácido gentil, que tem afinidade com o sebo, ajudando a desobstruir poros, reduzindo cravos e controlando a oleosidade. Mas, principalmente, uniformiza o tom e a textura da pele ao promover a renovação celular, reduzindo marcas e manchas superficiais, inclusive causadas pela acne.

+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Para fechar essa fórmula potente, ainda temos o tecnológico peptídeo antiacne, que reequilibra o microbioma e dificulta a formação do biofilme bacteriano. Ele impede que a bactéria C. Acnes grude e se agrupe, gerando cravos e espinhas. Ao promover esse reequilíbrio, reduz nitidamente a vermelhidão e também marcas de espinhas.

Por fim, o Zinco PCA vem para reduzir a secreção do sebo, agindo pela inibição da enzima 5-α-redutase, contribuindo para uma pele com oleosidade controlada.

+ Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar

É uma fórmula completa, que vai atuar do tratamento da acne e reduzir cravos e espinhas, mas com foco em minimizar marcas e uniformizar a textura da pele acne. Por ter essa união de AHAs e BHA, é uma fórmula mais poderosa e uma rotina mais avançada, assim, peles acneicas mais sensíveis pode acabar não se adaptando.

Os benefícios

E quais os benefícios gerais de cada fórmula? A gente vai listar todos por aqui:

Sérum Antiacne

  • Seca espinhas
  • Reduz a inflamação e vermelhidão da acne
  • Trata e previne a acne
  • Controla a oleosidade
  • Reduz cravos
  • Uniformiza
  • Reduz a presença das bactérias causadoras da acne

Super Ácido Salicílico 2%

  • Melhora cicatrizes e marcas de acne
  • Uniformiza textura
  • Trata e reduz a acne
  • Previne o aparecimento de espinhas e cravos
  • Controla a oleosidade
  • Reequilibra o microbioma cutâneo
  • Reduz a presença de bactérias causadoras da acne

Qual escolher para minha rotina?

Tudo depende do seu objetivo. Se você busca um secativo de espinhas, o Sérum Antiacne é seu aliado. Se quer ter um dois em um, secativo pontual + tratamento e prevenção da acne, ele também é seu amigo. Está começando nos cuidados com a pele acneica? Ele pode ser o mais indicado.

+ Qual a importância dos cosméticos no tratamento da acne?

Precisa de uma rotina avançada para a acne? É o Super Ácido Salicílico que vai te ajudar. Quer uma fórmula que combine desobstrução de poros, controle de oleosidade e uma super renovação? É com ele também. Diminuir marcas de acne e uniformizar a textura irregular? Ele também é o mais indicado.

Posso combinar?

Mas, sallve, posso usar o sérum antiacne como um secativo pontual e em seguida aplicar o Super Ácido Salicílico? Não, o indicado é que eles sejam usados em rotinas diferentes para que sua pele não acabe sensibilizada.

Caso você seja adepto da linha antiacne da sallve, pode usar tranquilamente o Limpador Antiacne e o Tônico Antiacne na mesma rotina do Super Ácido Salicílico, lembrando de introduzir o Super Ativo aos poucos na rotina e lembrando que ele só deve ser usado 1x ao dia.

Se você usa o Óleo ou o Sérum, não use o Super Ácido Salicílico em seguida.

Voltar para o blog